TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estética

Por:   •  30/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

                         NOME:Sabrine Aparecida Pacheco

Práticas do Ensino de Arte

Trabalho entregue à professora Maria Josélia Zamborenzi na Disciplina de Práticas do Ensino de Arte da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) – Curso de Pedagogia

GUARAPUAVA

2019

Para Adorno, a harmonia e a plasticidade de uma obra de arte são irrelevantes, isto é, os padrões harmónicos são valores relativos. O que interessa a Adornoé a hermenêutica da obra de arte ― aquilo que a obra de arte significa e a ideia que transmite, independentemente da harmonia e da estética . Segundo Adorno, a estética submete-e à hermenêutica; o que é importante é a mensagem da obra-de-arte, e não a estética plástica e formal.

Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo (2006, p. 11).

A experiência estética para Adorno (2006, p. 203), consiste em se perder nas obras de arte, pois elas resguardam o olhar contemplativo e sabático, comprometido pela lógica imediatista, afeita à subsunção do objeto ao sujeito. Na experiência estética, o sujeito deve se deixar envolver pelo objeto e pela sua verdade interna, dispondo de tempo, ou seja, de um espaço intervalar, de abertura à não identidade e à memória; elementos constituintes do processo formativo na perspectiva adorniana.

experiência formativa pressupõem o indivíduo autônomo, apto à autorreflexão crítica e à diferenciação. O potencial formativo deve ser compreendido para além da inserção de disciplinas, embora se reconheça a relevância desse fato a fim de garantir um espaço específico para as diferentes linguagens da arte. A sensibilidade, própria da linguagem artística, permite o desenvolvimento de outras formas de conhecimento.

Enquanto plano avaliativo da teoria marxista, o campo da estética está, no geral e no particular, submetido ao entendimento direto de como a relação objetiva dos homens em meio ao fundamento da sua realidade contorna certas projeções e formatos de reprodução e alteração da realidade. A arte, em específico a arte literária, confirma, na teoria marxista, as relações profundas com a existência material concreta, e é por esse caminho que se torna possível a delimitação das abordagens estéticas marxistas.

Para Adorno E para Marx a estética está em segundo plano, é irrelevante, no geral e no particurar o que importa mesmo e esta em primeiro plano é aquilo que a obra de arte significa e a ideia que transmite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com