TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual de Superdiotação

Por:   •  13/8/2021  •  Artigo  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO (EAD CONECTADO) CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA.

LIZIANE C.DOS SANTOS LOPES KOZA

Altas habilidades/superdotação (AH/SD): identificação e encaminhamentos no âmbito escolar.

Garibaldi 2021

LIZIANE C.DOS SANTOS LOPES KOZA

Altas habilidades/superdotação (AH/SD): identificação e encaminhamentos no âmbito escolar.

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina (ED Educação e Tecnologias; Educação a Distância; Educação e Diversidades; Educação Inclusive; Estágio Curricular no Ensino Fundamental; Fundamentos da Gestão; Educacional e Coordenação Pedagógica; Libras - Língua Brasileira de Sinais; Políticas Públicas na Educação básica e Práticas Pedagógicas: Identidade docente).

Tutor eletrônico: Larissa Fernanda de Lima.

Polo de apoio: Garibaldi – RS.

Garibaldi

2021

No decorrer da vida acadêmica muitos professores se deparam com diferentes tipos de alunos que possuem várias necessidades especiais. Iremos abordar neste portfólio alunos com altas habilidades e superdotação esse tema é complexo, visto que existem poucas pesquisas sobre a temática, gerando assim muitas discussões no campo da educação de crianças com necessidades especiais. Diante disso, percebemos alunos com grande dificuldade de interagir com os colegas, e como consequência um grande atraso em sua vida escolar. Isso se deve ao desconhecimento de alguns profissionais da área educacional sobre como conhecer o assunto e estimular esses alunos e inseri-los em sala de aula sem que se sintam diferentes dos demais, Outra parte do problema é que, enquanto financeiramente os estudantes favorecidos podem acessar oportunidades Fora da escola para desenvolver seu talento, os estudantes financeiramente desfavorecidos não ocontam com programas de educação pública para desenvolver seu talento. Visto que o financiamento em escolas publicas é próximo de zero, não deve ser nenhuma surpresa que esses alunos não conseguem receber a estímulo educacional consistente necessária para atingir os níveis em que são capazes de

Esse motivo afeta gravemente seu desenvolvimento socioemocional,

Entre 5% e 8% da população em idade escolar e superdotada, mas a maioria não recebe atendimento diferenciado nas escolas. Isso ocorre porque os professores não foram preparados para diagnosticar a superdotação e que não há programas que incentivem esses jovens e essa situação causa uma série de problemas. Crianças não atendidas sofrem e correm o risco de se tornar adultos desajustados. Geralmente, quem não tem atendimento diferenciado começa a dar trabalho ao professor. Eles entendem na primeira explicação e não aguentam ficar repetindo atividades até que os colegas aprendam. Também não aceitam explicações superficiais e não param de perguntar e questionar até que o assunto seja completamente esgotado. Essas e outras situações acabam fazendo com que o superdotado se desinteresse pela escola ou ainda que apresente baixos resultados, ansiedade, depressão e instabilidade.

O bom rendimento acadêmico pode ou não acontecer, ou seja, ser um aluno que sempre tira boas notas, nem sempre é indicador de superdotação. Vimos que o ambiente escolar é muito importante para o desenvolvimento desses alunos a escola atual, voltada enfaticamente para a informação atualizada e moderna com professores capacitados a estimular o interesse e o gosto no aprender. É importante para a criança superdotada sentir que é atendida como uma pessoa e não como diferente, isto faz muita diferença.

Precisam de oportunidades como qualquer aluno, não resta dúvida que estas oportunidades devem estar no nível de suas aptidões não em escolas especiais, mas através de enriquecimento das escolas tanto públicas ou particulares de bairros ou grandes centros, todos devem ter a mesma oportunidade, alunos superdotados de famílias de baixa renda são insuficientes devido a uma falta de oportunidade e investimento de politicas publicas. Igualdade de oportunidades quer dizer oportunidades iguais para todos. A educação Inclusiva é, sem dúvida, um grande desafio. Significa repensar direitos de cidadania, aprimorar o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com