TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual de pedagogia

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


  1. SUMÁRO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................. 6

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................  567

2.1 MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA E DAS ESPERÊNCIAS VIVENCIADSA NA ESCOLA.

2.2 MINHAS EXPECTATIVAS QUANTO Á PASSAGEM DO ENSINO MEDIO PARA EDUÇAO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA............................................................................. 9,10

2.3 O QUE  E   “EDUCAÇAO” E  “PEDAGOGIA.................................................................11,12,13

3. CONCLUSÃO ..................................................................................................... 13

 4.REFERÊNCIAS.....................................................................................................14


  1. INTRODUÇAO

MEMORIAL DE  FORMAÇÃO

Sou aluno do 4° semestre do curso de pedagogia, e neste memorial, vou contar histórias da minha vida, partindo de fatos que deixar marca positivas e negativas. Falar também um pouco da minha experiência acadêmica, e o que me levou a escolher o curso de pedagogia, contar sobre meus objetivos e como desejo alcançá-lo. E finalmente como podemos ver a relação entre nossa história de vida, a acadêmica e a profissional.


  1. DESENVOLVIMENTO

Memórias de minha infância e das experiências vivenciadas na escola

.

Minha infância foi muito boa. Começou, num vilarejo rural, numa família composta por meu pai pedreiro, minha mãe dona do lar, 4 irmãos e 3 irmã e eu (a do meio das meninas). Fui criada num ambiente familiar, onde havia muito respeito e amizade. Desde pequena, aprendi o que é respeito, educação  e responsabilidade, palavras que meu pai fez questão de ensinar e cobra até hoje. Neste cenário, perdi minha mãe para a doença  quando tinha 5 anos e meu pai que foi um herói criou todos nos sozinha. l). Vivi muito da minha infância brincando na rua, com meus irmãos. Era o que acontecia com boa parte das crianças daquela época. Tínhamos um tempo maior para brincar, para ter infância. Lembro-me de brincar com irmãozinhos e chuchus como se fossem vaquinhas, com as espigas de milho  fazer bonecas, fazer tocas nos montes de areia. Reunia vários personagens da família e vizinhos e íamos tomar banho no açude. Fazia minha casinha com todos os cômodos debaixo do pe de manga e às vezes no bambuzal. Não levava nem um objeto concreto para lá, ia pela estrada – a fora, conversando com meus  amigos , Nosso maior e mais sério compromisso era a escola e o tempo que dedicávamos a ela era relativamente pequeno. Nosso maior e mais sério compromisso era a escola e o tempo que dedicávamos a ela era relativamente pequeno (FM).Há um contraste bem definido na comparação com a criança de hoje. Tínhamos tempo, oportunidade e local para brincar em casa e a escola era para estudar.

Meus pais permitiram que eu e minhas irmãs fôssemos crianças. Brincamos quando deveríamos ter brincado, acompanhados quando necessário. Até hoje me recordo dos momentos de alegria e trocas que passamos juntos aos domingos em família.

                    Meu pais  conta que eu chorava quando meu irmão e minha irmã  mais velho saía para ir à escola. e ficava sempre  implicando com eles quando estavam fazendo lição de casa, porque eu queria também estudar igual eles mas não tinha ainda idade, Eu queria muito ir junto. Foi então que meus pais decidiram me matricular na pré-escola, Que saudade...! Do tempo de escola. Onde eu curtia muito cada dia de aula. Sempre gostava de ir as compras com meu pai para escolher o material que comprava o plástico para encadernar os livros e os cadernos, as canetinhas, os lápis de cor etc.

Deste a pré-escola, tive professores maravilhosos, que nos dava carinho, atenção e amor.

Quando comecei a estudar minha mãe faleceu, essa foi a parte ruim, porque queria que ela me visse estudar, mas os professores sabendo disso me deram muito carinho e atenção.


uma saia e blusa branca, diferente do resto da turma, todas as meninas estavam com seu vestido branco bonitos e os meninos estavam social, só eu era a diferente da turma Mas não me importava, lá estava eu toda feliz, só pela questão de estar formando o prezinho.

Éramos-nos muito pobre, meu pai não condições de comprar um vestido para mim, meu pai era pedreiro, tinha que cuidar de mais 7 irmãos, e sozinha sem ajuda de ninguém, só a de Deus  porque os parentes moravam longe e mesmo assim ,  meu pai conseguiu vencer essa barreira.

Hoje fico imaginando naquela época morávamos longe da escola, e mesmo assim não tínhamos preguiça  de ir estudar, eu acordava todo dia cedo naquele frio de manhazinha esquentava água p tomar banho e as vezes nem tomava café da manha e ia toda alegrinha p escola, e hoje as crianças tem tudo na mão, escola perto, boas condições financeiras e mesmo assim não querem estudar.

Teve muitos professores bons,

Lembro que quando chegávamos dentro de sala de aula a professora perguntava nos como foi o nosso dia e dava abraço e beijinho em cada um de nos, rezávamos o pai nosso todo dia coisa que não acontece hoje. Uma vez por semana tínhamos levantamento da bandeira do Brasil,

Eu adorava as datas comemorativas, nestas datas tínhamos comemorações  brincadeiras e dependendo da data ganhávamos presente como, ovo de páscoa,  nos enfeitava , tínhamos teatro,

De acordo que eu ia passando para outras series as professoras sempre me colocava para ajudar elas dentro de sala, por exemplo, apagar o quadro, ajudar o coleginha que estava com dificuldade ou levar as folhas p tirar xérox.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com