TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho conclusão de modulo

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO

DAFINY STEFANY

10118

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO:

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

COLOMBO

2018


FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO

DAFINY STEFANY

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO:

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição menção  no módulo IV, do curso de Pedagogia  da Faculdade Educacional de Colombo - FAEC

Prof. Me. Andréia Alves Correa

COLOMBO

2018

 

                                                 SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO           4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1 ENSINAR - APRENDER: DESAFIOS ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE  5

2.2        A ENSINAGEM COMO DESAFIO A AÇÃO DOCENTE        8

2.3       A IDENTIDADE DO PROFESSOR   10

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS  12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho refere-se a discussão sobre a função docente, sobre os seus grandes desafios de aprendizagem que irá ocorrer durante o curso de professor.

O trabalho de Conclusão de Módulo tem como objetivo nos mostrar informações sobre os grandes desafios de aprendizagem e o seu auto conhecimento na atuação como profissional.

Desafios atuais da profissão docente, o 1° resumo refere-se o conhecimento na área da educação, e a desigualdade dos educadores e os problemas que tem que ser enfrentado.

A Ensinagem[a] como desafio à ação docente, o 2° resumo refere-se o método de ensinar de um corpo docente efetiva na sala de aula, que tem como objetivo ensinar seu conhecimento na sua formação profissional.

A Identidade do professor, o 3º resumo refere-se as transformações nos dias atuais, e como a identidade hoje em dia é importante para o seu bem profissional como professor.

Para a realização deste trabalho foram realizadas leituras de textos.

3       DESENVOLVIMENTO

2.1 ENSINAR - APRENDER: DESAFIOS ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE

 Muitos indicadores estão questionando a educação escolar hoje em dia, pois a evasão de alunos e professores sobre a violência e o bullying releva à infraestrutura da escolas públicas pois os vários movimentos de professores atuante são por causa de vários alunos de várias redes de ensino e projetos sobre as escolas.

 Muita da política em nosso país não questionam o formato escolar dominante e coloca     uma ênfase na avaliação e na gestão. Pois a avaliação se multiplicou em larga escala, pretendendo medir o desempenho dos alunos em determinada áreas curricular particularmente em matemática, ciências, e língua materna.

 Esta lógica vem sendo afirmada com mais força cada vez mais, podendo construir uma verdadeira cultura de avaliação que é a que determina a processo de ensino a aprendizagem de ensino básico as escolas de inúmeros depoimentos de educadores.   Sendo assim  essa lógica não é novidade e tem sido usada em outros países.

 Neste próprio ponto o formato escolar em questão é marcado pela lógica da modernidade que questiona os conhecimentos e pesquisas na área da educação, a construir uma educação escolar que possa dar respostas desafiantes.

 De uma escola centrada na homogeneização a uma educação escolar orientada à diferenciação, é dominante é construído a partir da modernidade pois todos nós temos que ter oportunidade somos todos iguais perante a lei.

 Pois desde o século XX todos os cidades era considerado igual diante da lei pois a escola deveria contribuir para esses cidadão independente de suas diferenças de origens.

  Diante dos professores, educadores era concebida a uniformização dos cidadão na escola pois todos terem o direito e acessos à uniforme para que seja todos igual para todos alunos e alunas.

 Quanto a diferença, os educadores é associado a resolver algum problema, a deficiência e a desigualdade. Diferentes são aqueles que apresentam baixo rendimento em comunidade de risco que apresentam níveis diversos de violência e qualidade, pois são um problema que a escola articula e os educadores tem que enfrentar.

 Em poucos depoimentos a diferença é planejada para que os processos pedagógicas possam ser valorizadas e reconhecidas, pois é um desafio fundamental que não está presente ao processo formativo, só quando somente somos capazes resolver o possível problema e mobilizar processos educativos a fazer a diferença, para que outro possa reconhecer a dignidade de todos os educadores e conhecer a “vantagem pedagógica” com o que propõe.

 Sem nenhuma mudança não podemos caminhar, pois é necessário trabalhar supõe e ao mesmo tempo lutar contra todas as formas de desigualdade presente na nossa sociedade , esses todos não são padronizados, por isso temos que ser reconhecidos ao nosso processo formativo.

 Ao ponto de vista didático, Perrenoud (2000) defendia que trabalhar os meios de diferenciação do cotidiano escolar é fundamental para realizarmos a realidade das escolas de hoje. Pois hoje exige administrar a diferença presente na sala de aula pois damos alguns exemplos abaixo.

* estimular a participação, realizar tarefas diferenciadas, acolher iniciativas dos alunos, organizar grupos de trabalho, utilizar diferentes linguagens etc. - e ampliar a gestão da sala de aula para um espaço mais vasto - trabalho cooperativo entre colegas, articulação com atividades plurais promovidas pela escola, aproveitar as experiências dos alunos/as e suas famílias, estabelecer relações com as questões presentes na sociedade, entre outros aspectos.

 Segundo outro ponto de vista as práticas educativas exigem todo um processo de desconstrução no trabalho docente para que sejamos educadores a capaz de criar maneiras para intervir no dia a dia das nossas escolas e a sala de aula valorizar as histórias de vidas de cada aluno e professor, favorecendo a troca de conversas e o reconhecimento entre dois ou mais para assim estimular professor ou alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com