TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática pedagógica pesquisa e comparação de duas escolas

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

                                 Universidade de Uberaba

                             

Prática pedagogica;pesquisa e comparação de duas escolas.

                     

ESCOLA 1

pesquisa feita via;tel.(27) 3752-9047 // 3752-2019

E-mail.escola.saocristovao@hotmail.com

Nome da escola: Escola Municipal de ensino fundamental “São Cristovão”

Origem do nome: A escola teve as seguintes denominações:

1980: escola Singular “São Cristovão”

1983: Escola Unidocente “ São Cristovão”

1987: Escola Pluridocente “ São Cristovão”

1997: Escola 1° Grau “São Cristovão”

1998: Escola Municipal de 1° Grau “São Cristovão”

1999: Escola Municipal de ensino Fundamento “São Cristovão”

O nome da escola surgiu por motivo do bairro se chamar São Cristovão

Data de fundação: 09 de maio de 1986

Governo vigente: Presidente: Wilson Luiz Venturim

Vice Presidente: José Brasileiro Dourado

Sec. De Estado da Educação: Elida Salvador Céllia

Sec. Municipal de obras: Francisco Diomar Forzer

Eng° Civil: Dr. Eudes Moreira Marciel

Numero de alunos que atende:

Matutino Vespertino TOTAL

Turmas Alunos Turmas Alunos Turmas Alunos AAEE*

09 200 08 170 17 370 17

Níveis de escolaridade: Educação Infantil e Fundamental

Localização: Rod. Miguel Cury Carneiro, Br 381 - Nestor Gomes, KM 41 - São Mateus - ES. O entorno da escola é composto por residências, No mesmo quarteirão fica localizado o Posto de Saúde, que ajuda muito quando alguma criança fica doente. O ônibus escolar deixa os alunos na porta.Tem um ponto de ônibus um pouco distante da escola. Próximo à escola tem um posto de gasolina no mesmo tem um orelhão, a escola fica alguns quarteirões da rodovia. A escola possui telefone fixo. Não há orelhão próximo ao portão da escola, não a bibliotecas, bares e nem livrarias próximo a escola.

A escola e toda comunidade possuem água e luze esgoto. Na rua da escola possui calçamento. São poucas ruas calçadas.

Estrutura Física

A escola dispõe de uma quadra poliesportiva, com boa iluminação, é equipado com bebedouro, lavatório dois banheiros, além das aulas de educação física, serve também a comunidade.

Biblioteca, sala de informática, o LIED (laboratório de informática educacional) tem como objetivo atender os alunos em horário de aula como um instrumento a mais para que os professores regentes possam oferecer atividades diversificadas enriquecendo suas aulas e também ate fora do horário de aula.

Uma diretoria, uma secretaria, uma sala de professores pequena para o numero de funcionários, uma sala do coodernador pedagógico, nove salas de

aula e falta acessibilidade, um almoxarifado e não atende a demanda, um depósito de material de limpeza e não atende a demanda, uma despenca e não atende a demanda, um refeitório, uma cozinha, duas circulações internas, área de serviço, dois sanitários dos funcionários e necessita de reparos, quatro sanitários de alunos e não atende a demanda, dois vestiários dos alunos e necessita de reparos, um sanitário dos portadores de necessidades especiais, uma sala de recurso e não atende a demanda. Os ambientes são limpos e bem cuidados, os alimentos são bem higienizados. A escola possui uma horta cuidada pelos funcionários que trabalham na cozinha. A concepção de educação é o construtivismo, pois a criança constrói seu próprio conhecimento. Exemplo: não entrega o desenho pronto, mas sim que ela desenhe, usando sua criatividade. De modo geral a satisfação das crianças é boa, pois cada uma gosta de uma atividade diversificada desenvolvida na escola. O planejamento acontece de forma semanal (individual) e quinzenal (coletivo). A metodologia é baseada no construtivismo.

A avaliação é feita através de diagnostico (acompanhamento e desenvolvimento da criança). A parceria envolve os pais e comunidade, através da AEC (Associação Escola/Comunidade). A gestão escolar é democrática. A missão da escola é oferecer ensino de qualidade despertando o

espírito investigativo e a criatividade dos alunos, para que possam agir na transformação da sociedade na qual estão inseridos.

Slogan da escola:

ATIVIDADE 1

ESCOLA 2

Nome da Escola: EEEM Dom Daniel Comboni

Origem do Nome: Foi pela comunidade escolar, foi uma homenagem aos padres da ordem religiosa combonina, por ele fundada.

Data de Fundação: 02/05/1972

Governo Regente na época da Fundação: Elcio Alvares

N° de alunos que atende: 1.500,00 3 turnos

Níveis de escolaridade: 1°e 2º graus do Ensino Médio, supletivo e técnico.

Localização: R. Mateus Toscano, 163 - Municipal I, Nova Venécia - ES

Prédio:

A escola é totalmente murada, tem uma quadra totalmente fechada em boas condições, Seu pátio interno é iluminado, oferecendo bem estar para os estudantes e os demais. Tem cantina, uma cozinha, merenda, as mesas são todas coloridas, tem outra quadra descoberta para jogar vôlei, basquetes e outros eventos, tem banheiros feminino e masculino para os alunos, uma secretaria escolar, sala de direção, biblioteca, laboratório de informática com 21 computadores, Auditório, palco, sala dos professores com banheiro feminino e masculino, sala das pedagogas, sala da coordenação, 15 salas de aula, quase todas as sala de aula tem ar condicionado, e todas as sala tem televisor e DVD laboratório de química,

laboratório de biologia, sala Xerox, Pátio coberto, deposito de merenda, sala para as merendeiras e banheiro, refeitório, cozinha interna, almoxarifado, sala de recurso (anexa a biblioteca) e Deposito de material pedagógico.

A parte externa da escola possui uma escola em sua frente chamada Claudina Barbosa, do lado esquerdo outra escola com o nome de poli valente, do lado direito tem uma biblioteca municipal, nos fundo da biblioteca tem uma capela mortuária, tem um bar, uma casa de doces, ponto de ônibus, orelhão ruas casadas, pois a escola fica no centro da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com