TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho escolar

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

[pic 1]

  PRÁTICA PEDAGÓGICA I

WELINGTON PEREIRA PINTO

CARIACICA – ES
2015

 PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Relação escola e sociedade



Trabalho apresentado à Universidade De Uberaba, polo de Cariacica - ES, como parte das exigências do componente  Prática Pedagógica I da primeira Etapa do Curso de Pedagogia, sob orientação da preceptora Michelly  Bart Do Nascimento.

ATIVIDADE: 1 Análise das escolas

Tem como base para atividade proposta, a escola observada foi a EMEF “Cleilza Amaral Vaz, localizada na Rua Osvaldo de Azevedo, s/n, no município de Cariacica Sede no bairro Vila Merlo e esta segue uma administração municipal, por sua vez aparentemente bem organizada e por estar localizada em uma área rural a vizinhança é um detalhe a parte, tendo boa infra estrutura, possui rua pavimentada, telefones públicos ao entorno, ponto de ônibus em local estratégico, porem com poucas linhas que circula no bairro. Tendo boa impressão no que tangue as relações pessoais ocorrem em harmonia no turno em questão, podendo acontecer mudanças em outros horários, pois em um ambiente onde há vasta movimentação de pessoas nem sempre as opiniões são as mesmas, podendo então ocasionar conflitos. A organização da unidade é bem apreciada pela comunidade externa, quando há promoção de eventos , como reuniões de pais, e datas comemorativas tendo como ponto principal uma gestão democrática. Com bom aproveitamento no horário do recreio onde há uma interatividade os educandos seguem com energia esse momento prazeroso. Com diagnostico avaliativo as atividades propostas no currículo seguem de maneira organizada, pois o planejamento dos professores ocorre quinzenalmente, assim o rendimento dos educandos é mais bem aproveitado, bem como o rendimento escolar e consequentemente o índice de aprovação é sem duvida um sucesso.

Outro ponto muito importante é a relação professor x aluno, por ser uma unidade de ensino fundamental e a faixa etária dos alunos ainda não há um comportamento indisciplinar como no ensino fundamental do ciclo dois visto que estão em formação podendo sim mencionar casos isolados devido a falta de estrutura familiar.

A cozinha pode afirmar é o lugar mais organizado da escola, onde as merendeiras estão devidamente uniformizadas, como um padrão de qualidade, toucas de proteção nos cabelos, equipamentos de segurança bem como calça comprida evitando posteriores acidentes como água quente e utensílios perfuro cortantes em contato com as mesmas.

A segunda escola analisada fica situada também no município de Cariacica, porém numa esfera estadual, sendo a escola “EEEF Wellington Ferreira Borges”, localizada na rua principal nº 170 no bairro Antonio Ferreira Borges, atendendo ao publico da periferia, uma comunidade carente na verdade, com espaço bem restrito e de difícil acesso visto que a mesma se encontra na zona rural, mas com boa infra-estrutura, possuindo duas linhas de ônibus, rua pavimentada, poucos comércios ao entorno, recentemente passou por reforma na tentativa de melhorar visualmente o imóvel, possui refeitório, mas esse espaço também é utilizado para o planejamento dos professores, já que a mesma não possui espaço suficiente para tal pratica o que penso ser necessária, a relação aluno X professor é considerado bom, pois a escola atende do 1º ao 5º ano, e a idade favorece um bom relacionamento. A escola promove reunião de pais, festas e datas comemorativas bem como o dia das mães, das crianças e formatura no final do período letivo par os alunos aprovados para o ciclo dois. Os professores passam por capacitação oferecida pelo governo federal.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com