TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho final ava 6º semestre

Por:   •  8/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

                        Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

NOME

Maria Luiza Estevam Busche

RA

6662430174

                                       Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

                               Atividade Colaborativa

                                

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto de Extensão à Comunidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora: Karina Gardin Amaral. 

Anhanguera Educacional

2015

                                 Projeto Literário “Colcha de Retalhos”

Introdução 

        Atualmente, com tantas tecnologias, percebe-se cada vez mais que o hábito da leitura tem ficado esquecido, mesmo nas fases iniciais do ensino.

        Visando a necessidade de se adquirir e renovar o hábito da leitura por parte das crianças, foi escolhido um projeto literário chamado “Colcha de Retalhos” onde, de forma criativa e interessante, as crianças poderão expor em casa, as ideias adquiridas após a leitura, além de ter a oportunidade de trabalhar com a família. A leitura, o vocabulário, interpretação de textos e ortografia, serão trabalhados e consequentemente melhorados.

        Os alunos serão despertados quanto ao valor da leitura, como ato de prazer e requisito para uma emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares, até mesmo para a sobrevivência de nossos alunos, também como forma de assegurar o futuro e o sucesso profissional através do conhecimento.

      Sabemos que o hábito da leitura depende de outros elos no processo da educação. Sabe-se que o aluno que não sabe ler, não consegue fazer uma pesquisa, resumo, resgatar ideias principais de textos, analisar críticas, julgar, posicionar-se ou interpretar, daí a certeza que este projeto, contará com o apoio de outros professores independente da disciplina que leciona.

       O intuito maior desse projeto é estimular a leitura e o conhecimento, além de fazer com que os alunos adquiram uma visão ampla e melhor do que acontece no mundo em geral.

      O objetivo deste projeto é de que os alunos sejam despertados a enxergar a leitura, não só como obrigação, mas como um hábito interessante, onde estarão aprendendo coisas novas e adquirindo experiências que serão levadas para o futuro de cada um.

Objetivos

  • Estimular ao aluno de forma criativa e interessante, o gosto pela leitura de

diferentes autores e obras literárias;

  • Produzir pequenos textos, através de leituras diversificadas;
  • Conhecer e usar gêneros textuais com finalidades, articulações, temas e estilos diferentes;
  •  Compreender as ideias do texto;
  • Desenhar, escrever, e ilustrar histórias em quadrinhos, poemas ou cantigas de roda;
  • Usar linguagem lúdica, por meio de rimas, travas-língua, parlendas e fábulas;
  • Narrar histórias e acontecimentos reais, para que haja interação aluno-professor e aluno-aluno.

Público-alvo

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Proposta de ação do projeto 

1º Semana

O projeto literário escolhido foi a “Colcha de Retalhos”, onde serão trabalhadas com as crianças, a parte escrita, a oralidade, e a interpretação de textos.

Inicialmente, os alunos terão a oportunidade de escolher livros infantis em sala, de sua preferência.

2º Semana

A partir disso, serão distribuídos retalhos, onde os alunos irão expor, em suas casas, o que entenderam após realizar a leitura dos livros propostos. Materiais como, régua, tecido de algodão, livros de literatura infantil, retalhos de tecido, cola de tecido, pincéis de tintura, caneta hidrocor, tinta guache, tesoura, agulha e linha de costura, botões, giz de cera, canetinhas serão utilizados no projeto. As crianças farão uso de seus próprios materiais, já que o trabalho nos retalhos será desenvolvido em casa.

3º Semana

As crianças serão atendidas para realizar a leitura em voz alta para o professor.

4º Semana

Após o término do trabalho, as crianças entregarão os retalhos com as ilustrações do que foi entendido após a leitura do livro, ao professor.  A partir disso, será iniciado o processo de colagem e costura dos retalhos de todos os alunos na colcha, pelos professores e próprios alunos, havendo assim interação aluno-professor e aluno-aluno.

Recursos como tecido de algodão, cola de tecido, tesoura, agulha e linha de costura serão utilizados pelos alunos em sala, no momento da colagem dos retalhos na colcha, com auxílio do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com