TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.111 Palavras (33 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

TÍTULO DO TRABALHO:

Subtítulo do Trabalho, se Houver

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.  

VANDERLEIA. Projeto de Ensino: contar de historia de forma lúdica. 2014. 24 folhas. Projeto de Ensino Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, LINHARES-ES.

RESUMO

Este projeto foi elaborado para Educação Infantil na área da docência com tema Contar Historia de Forma Lúdica, objetivo para a criatividade do professor em contar historia faz de conta e porque as formas tradicionais de leitura e escrita parecem não estar dando conta da aprendizagem das crianças. Por isto, se pensou na contação de histórias como uma forma alternativa e, talvez, mais interessante de se aprender. Portanto, o presente desse projeto tem por propósito analisar e avaliar a importância do papel dos contadores de histórias associa sua prática com a aprendizagem para os alunos desde seu começo em contato com alfabetização quais as concepções sobre o ato de contar histórias. Portanto, fica claro que essa prática, quando bem trabalhada, contribui de forma significativa e produtiva para a construção da aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Desenvolvendo a criatividade do professor em contar historia com as teorias de vários autores eles questiona para que aconteça um trabalho positivo e necessário ter interesse, segundo Gadotti: “Uma das primeiras leis da Aprendizagem é o interesse”. Apud (GADOTTI, 2003, p.42).

. 

Palavras-chave: Contação de histórias de forma lúdica; Aprendizagem significativa; Educação infantil; interesse; leitura.


SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................5

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................7

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................17

3.1Tema e linha de pesquisa..........................................................................17.

3.2 Justificativa.................................................................................................17

3.3 Problematização.........................................................................................17

3.4 Objetivos....................................................................................................18

3.5 Conteúdos.................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................19

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................21

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................22

3.9 Avaliação....................................................................................................22

4 Considerações Finais...................................................................................23

5 Referências................................................................................................24



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho aborda a importância de contar historia da forma lúdica para Educação Infantil na área da docência, o surgimento da historia e o desenvolvimento que elas proporcionam envolvendo professor narrador e alunos ouvintes.

O projeto se desenvolve uma aprendizagem diferenciada no incentivo que desde cedo à leitura tem que criar esse habito ler para vida toda, objetivo disso foi encontrar uma maneira da leitura lúdica por se dizer e “brincando que se aprende mais”.

De acordo com alguns teóricos, abordamos a questão de como as historias podem ser trabalhada em sala de aula, a contação de historia na sociedade aborda o surgimento e suas trajetórias, mostra a importância que a história faz o processo cognitivo possibilitando abrir novos horizontes e despertando o lado imaginário para que possam fazer sua própria criação.

E necessário que nos conscientizemos, enquanto educadores, da responsabilidade diante da importância da leitura para vida do aluno entre o social e cultural. A escola tem o papel principal de se valorizar os livros eles devem ser estimulados para leitura, não é para ser deixado de enfeite na estante da sala. E o dever da escola e do professor indicar as diretrizes e incentivar a pratica da leitura. Segundo Ziraldo (1988, p. 27) “a tônica da escola deveria ser a leitura, num trabalho que fizesse do habito de ler uma coisa tão importante quanto respirar”. Analisa-se no decorrer do dia-a-dia que não se vê as pessoas lendo. A leitura só acontece nas escolas por tarefas escolares saindo desse espaço não a interesse de procurar ler outros assuntos não estimula a curiosidade do aluno por ele ver como mais uma tarefa escolar.

 Utiliza-se uma estratégia metodológica para desenvolver suas competências de um aluno-leitor, essa ação deixa de ser nessas condições uma atividade desenvolvida em sala de aula, por simples obrigação passar a ser uma leitura lúdica, prazerosa com muito significado.

Mas para que isso ocorra o professor tem que navegar no espaço da narrativa com a sala de aula, transmitindo uma fonte de prazer e troca de experiência com a vida real do aluno, é necessário considerar que o professor não pode se constituir um narrador lúdico se ele próprio não encontrar prazer de narrar uma historia bem dinâmica para prender a atenção dos alunos. Se isso ocorre o professor não esta reconhecendo a importância de estimular essa troca de experiências com e entre os seus alunos, pois o professor tem o papel principal em função de resgatar esses momentos através das historias contadas fazendo parte da vida do ser humano, a pratica mais significativa e prazerosa a ser usada entre os alunos: o ato de conta/ouvir lindas historias que possibilita mais aprendizagem, o professor tem que se aperfeiçoar na contação de história na busca de criatividade aperfeiçoamento na capacidade de deixar a criança curiosa atenta a cada passo do decorrer da historia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com