TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual

Por:   •  23/5/2015  •  Tese  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

                                                                       


Introdução:

Para viver e produzir numa sociedade altamente tecnológica, ás pessoas necessita passar por um processo de construção de saberes, com ás novas tecnologias. Na rapidez dos avanços científicos e tecnológicos, a sociedade exige não só o desenvolvimento de habilidades específicas para operar, computadores, celulares, caixas eletrônicos. Mas exige, indivíduos autônomos que possam fazer de fato sujeitos que produzem, trocam e interage um com os outros, tornando se cidadão ativo na sociedade.

O EJA, nessa conjuntura transformação do espaço político, econômico, social e cultural precisa e demanda aliar ás novas práticas de construção da escrita, leitura, e o uso das novas tecnologias. Essa também e a realidade, no mundo do trabalho, o qual passou a exigir habilidades e exceções em relação ás tecnologias, como requisitos para a conquista de um posto de trabalho melhor.

Os alunos do EJA tem a necessidade de uma educação atenta não só as demandas da sociedade, mas a deles mesmos, como sujeitos, que precisam desenvolver habilidades e competências, a fim de usar as tecnologias, presentes no seu cotidiano, como também atuar como cidadão e assim ser capaz de integrar ao mercado de trabalho, provocando transformação na sociedade.

 

Desenvolvimento:

A Tecnologia esta cada vez mais, presente em nosso contexto escolar, através da televisão, computadores, eletro eletrônicos, ECT.

Nesse sentido, busca um novo repensar, no contexto escolar, sobre as concepções e os desafios, no contexto atual.

As possibilidades trazidas pelas tecnologias enquanto ao meio de novas dinâmicas na construção de conhecimentos, e meios de comunicação é uma situação que tem se mostrada um desafio para as escolas, por elas não estarem preparadas, e ate mesmo equipadas para ocasionar uma interação de conhecimentos com a ajuda das tecnologias.

No novo contexto da sociedade, lojas, empresas, dentre outros setores, vem investindo alto no processo de torna-se, seus serviços na internet, cada vez maior, assim possibilitando novas portas de emprego. Com isso, aponta a necessidade das pessoas desenvolverem habilidades referentes a essas tecnologias, para lidar com essas novas situações, tendo a oportunidade de também analisar esses ambientes. Essa busca deverá ser feita pela a escola, como instituição responsável também pela socialização dos bens produzidos e a sistematização dos saberes necessários para a convivência em sociedade.

Nos dias de hoje, apenas escrever o nome e inconcebível, principalmente por conta dos novos postos de trabalho que estão mais exigentes, por pessoas cada vez mais qualificadas. Por isso, é essencial não apenas aprender a ler e escrever, mas se adequar a novas habilidades que estão surgindo, e dai então produzir e construir dentro da sociedade, criando condições necessárias para se apropriar de todo e qualquer tipo de tecnologia e conhecimento.

Com isso as pessoas compreendem, que a sociedade esta mais exigente e que por isso, o conhecimento que elas têm já não e mais suficiente, não só para a convivência diária com ás pessoas, mas principalmente para conseguir trabalho ou se manter no seu trabalho. Os jovens e adultos veem na escola a chance de interagir-se á sociedade letrada da qual fazem parte. Por isso, eles se sentem pressionados a procurar a escola para que possam adquirir conhecimentos e desenvolver mais rapidamente.

Ou seja; (Educação de Jovens e Adultos, pág. 75). E importante salientar que muitos jovens e adultos percebem a escola como uma oportunidade de ampliar suas possibilidades de inserção no mundo do trabalho e de melhoria das condições de emprego, salário e consumo. Para muitos, a entrada no mercado de trabalho garante a oportunidade de acesso a determinados bens de consumo e a própria permanência ou prosseguimento da educação escolar.

Os alunos trabalhadores com base nas suas vivências pessoais possuem conhecimentos, ainda que descontextualizados sobre os conceitos, sobre o mundo do trabalho e seu sistema. Eles compram, trocam,recebem remuneração, enfim, têm conhecimentos de necessidades imediatas que podem e devem ser utilizados para o inicio da compreensão dos conceitos sobre trabalho.

As tecnologias dos espaços, as exigências e demandas para que o cidadão transite por esses espaços de forma autônoma, sendo capaz de estabelecer suas relações. Assim surge a importância da escola na promoção de habilidades e competências para transitar nesses espaços.

O profissional que atualmente, trabalha nessa área busca ampliar suas habilidades e competências, para desenvolver uma boa pratica pedagógica. O profissional deve levar em conta, ás experiência de vida que o aluno do EJA, traz em sua bagagem ao preparar o conteúdo. Por serem alunos, na maioria das vezes pessoas simples, que não teve oportunidade, quando crianças, para frequentar o ensino regular, sendo filhos de trabalhadores rurais, baixo nível, e com passagem curta pela escola, desempregados, jovens, adultos, idosos e portadores de deficiências especiais.

Dentro dos portadores de deficiências especiais matriculados na EJA. Segundo Carvalho (2006); Ao pesquisar sobre alunos com deficiência intelectual matriculados na EJA, constatou que apesar de muitos avanços na área, ás mudanças em relação á qualidade não está ocorrendo. A EJA apresenta forma de organização em módulos, ensino flexível em relação ao tempo e espaço e terminalidade específicos.

(Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais, pág. 89); Os alunos com deficiência intelectual, apesar das suas limitações em algumas áreas, são capazes, por outro lado, de adquirirem habilidades, que lhes possibilitem independência em relação ás atividades da vida diária e comportamentos sociais que favoreçam a inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com