TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


1. INTRODUÇÃO

O planejamento sempre foi uma necessidade básica e necessária no ambiente escolar, pois o mesmo está diretamente ligado ao ensino aprendizagem dos alunos.

O presente trabalho vem apresentar além de algumas experiências vividas em sala de aula do meu tempo de escola, vem ressaltar também a  necessidade do ato de planejar, bem como os efeitos que o mesmo surta nos alunos, melhorando o andamento  e norteando as ações do professor durante a aula.

2. DESENVOLVIMENTO

No tempo em que eu estudava, tínhamos poucos livros, algumas cartilhas e muitos textos nos cadernos.

Minha maior lembrança eram os mapas que desenhávamos no caderno de geografia, onde todos tinham que ser ricos nos detalhes e fiel ao livro de que copiávamos e também tudo tinha que ser decorado, e nas provas era exigido igual ao que foi passado pela professora.

As aulas não eram diversificadas, sendo sempre a professora falando, e os alunos escutando, sempre calados e atentos, não participando nem um pouco da aula.

Se a professora tinha planejado algo, não parecia, pois era sempre a mesma coisa, e daquele modo que era a aula, imagino que não necessitava de planejamento.

No entanto, após o termino dos meus estudos e começo de um curso superior na área da educação, pude perceber o quão importante são aulas diversificadas para os alunos, ajudando-os na compreensão do conteúdo, o que faz com que aja diretamente na aprendizagem dos mesmos.

O sucesso ou o fracasso do aluno, não é mérito ou culpa só dele, pois como tudo é englobado por um processo, o todo contribui para o acontecido. É o que Gomes 2008 diz:

“Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem depende de um planejamento baseado na reflexão de suas ações para que possa de fato ser considerado contribuinte para o sucesso das ações escolares. Ressaltamos que o planejamento não tem a função exclusiva de determinar o sucesso das ações, mas este também aponta o eventual fracasso”. (Gomes, 2008, p.4).

Com isso, fica claro que somente o planejamento não irá mudar o resultado final, mas se o mesmo não for feito, pode prejudicar o aluno futuramente, interferindo no bom resultado do desempenho do mesmo.

Gomes 2008 ressalta que se pode afirmar que o planejamento é também uma ação de organização, fundamental a toda ação educacional.

Porem, ainda existe professores que consideram o planejamento como um ato de preencher fichas, ou também, uma burocracia e nada mais, é outro aspecto relevante Gomes:

“O planejamento de sala de aula desemboca na prática do professor e do aluno por isso exige muito compromisso associado a algumas limitações e possibilidades. O que acontece em muitas instituições de ensino é a banalização do ato de planejar, para muitos professores tornou um “ritual” que deve ser comprido semanalmente”.(Gomes, 2008, p.4).

Para professores que ainda pensam que planejar é desnecessário, deve-se fazer uma conscientização da importância do mesmo, para que ele serve e também o quanto lhe ajudará.

O planejamento nesse sentido tem o objetivo de orientar o professor em sala de aula, onde ao entrar na mesma, ele saiba aonde quer chegar e a estratégia que usará para conseguir, exemplo: caso queira ensinar o sistema digestório, introduza primeiro a aula com uma breve explicação a cerca do conteúdo, logo em seguida passe um vídeo, ou leve um banner demonstrativo, para que os alunos possam ter a verdadeira representação do objeto em estudo e aí sim, explique, exponha, debata com os alunos, e sempre valorize a opinião e as dúvidas dos mesmos, pois sua participação nas aulas é de enorme importância para sua aprendizagem.

Com o planejamento, o professor poderá perceber se conseguiu chegar ao resultado esperado, se os alunos o compreenderam e se a aula foi produtiva, é o que Gomes 2008 cita:

“Os professores, para concretizarem com confiança seu trabalho, necessitam simular uma pré- visão básica da ação a ser desenvolvidas. Isto os conduzirá a uma reflexão sobre o seu ensino e, numa constante busca de aperfeiçoamento, atingir avanços mais significativos, onde a empolgação pelo seu trabalho será um dos mais estimuladores dos incentivos”.(Gomes, 2008 p. 6).

        

Portanto, o ato de planejar organiza as aulas, norteia os professores na pratica educativa e  ajuda bastante quanto ao ensino/ aprendizagem dos alunos, fazendo com que o professor tenha acesso ao que deve ser mudado, o que deve ser melhorado e o que deve ser mantido na sua metodologia diária.

Plano de Aula

  • DISCIPLINA: Ciências da natureza;
  • SÉRIE: 8º ano EJA.
  • DURAÇÃO: 1 aulas
  • CONTEÚDO: estados físicos da água;
  • OBJETIVOS:

1) Reconhecer as diferenças entre os estados físicos da água e as propriedades de cada um.

2) Compreender a água está presente no corpo humano e que é um componente importante para sua sobrevivência e para a manutenção da própria saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com