TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trocando Cartas

Por:   •  5/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Foco 1 – Tema: Trocando Cartas

O desenvolvimento da atividade junto aos alunos ocorreu da seguinte forma: de início com as crianças sentadas em roda foi contada uma história do livro infantil de animais de estimação, após a contação de história, questionei os alunos se eles tinham algum animal de estimação em casa, que tipo de animal é, qual seu nome, que som ele faz, o que ele come, e se é grande ou pequeno. Também perguntei a eles se conheciam outros tipos de animais como, cavalo, vaca, leão entre outros, o som que esses animais emitem, o que eles comem e se eles podem ser criados em casa. Após esse momento foi realizada uma atividade na qual foi feito o carimbo dos dedos com guache formando desenho dos animais de estimação mais conhecidos como, cachorro, gato, peixe e coelho.

Usei histórias de animais diferentes durante as aulas subsequentes com a intenção de apresentar para as crianças outros tipos de animais como, o porco, jacaré, ovelha, sapo e macaco, todas sempre acompanhadas de atividades de confecção destes animais, por exemplo, a montagem da porquinha Peppa em material E.V.A. e colagem de algodão sobre o desenho da ovelha.

Durante o último dia do estágio de regência foi apresentado as crianças animais de verdade, o pintinho, coelho e um patinho, onde as crianças puderam interagir com estes animais, tocando neles, fazendo carinho e os alimentando. Todas as atividades foram realizadas com o auxílio e supervisão da professora da sala.

Minha percepção sobre as aulas desenvolvidas é a seguinte, que para realização das atividades precisa-se ser dinâmico e dedicado, pois necessita-se de muito tempo e criatividade para a realização dos conteúdos planejados, principalmente no cuidado com as crianças, visto que cada criança tem um modo de ação e reação para cada coisa que lhe é imposta.

Quanto à minha pratica como professora, nestas atividades de regência, posso analisar que: ainda tenho muito que aprender.

Escolhi esse tema porque

A atividade foi desenvolvida pela professora da seguinte forma: Iniciou a aula com uma roda da conversa, expondo o assunto informando que eles fariam uma troca de cartas com alunos da mesma serie que eles da escola do bairro vizinho, todos aceitaram a atividade com entusiasmo. A professora listou os nomes dos alunos e definiu os pares, alguns alunos escolheram se corresponder com mais de um colega. Foi lhes apresentado as características e a estrutura da escrita de uma carta.

Os alunos fizeram o rascunho da carta e após a análise e correção da professora fizeram a reescrita da carta

Todas as cartas foram colocadas em um pacote para ser entregue.

Observando essa atividade foi possível identificar que a escrita é muito mais do que a capacidade de formar frases bem construídas, como ferramenta de diálogo e interação, ela expressa parte do que nós somos e cria uma ponte para o universo das outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com