TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (IZABEL GALVÃO)

Por:   •  30/4/2016  •  Resenha  •  3.502 Palavras (15 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 15

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Campus de Ji-Paraná

Departamento de Ciências Humanas e Sociais - DCHS

Curso de Licenciatura em Pedagogia

RESENHA DO LIVRO: UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (IZABEL GALVÃO)

Andressa Santiago Monte Verde

        Orientadora Prof.ª. Ms:        

Irmgard Margarida Theobald

                                       

                                                                                         

                                             Ji- Paraná, RO - Setembro 2015

 CREDENCIAIS DA AUTORA

Izabel Galvão é pedagoga formada pela USP, onde também cursou mestrado (com dissertação sobre aspectos da teoria de Henri Wallon) e doutorado. Atuou como professora de Ensino Fundamental e técnica de programas educacionais voltados para a infância. Atualmente trabalha na área de formação de professores. Recebeu o Prêmio Gottfried Hausmann, oferecido pela UNESCO, pelo artigo "O espaço do movimento: uma análise dos conflitos nas interações entre professor e alunos de uma escola maternal.

Capítulo I

PERFIL DE UM HUMANISTA

        Neste capitulo, é exposto a biografia de Henri Walon, com os principais episódios acontecidos em sua época e sua ativa participação nos acontecimentos. Inicialmente a autora Izabel Galvão, fala sobre a vida de Walon, que formou-se em filosofia, medicina e psicologia. Segundo a autora, Walon viveu em uma época marcada por dois grandes acontecimentos, a primeira e a segunda guerra mundial e acabou incentivando mais ainda suas teorias.

        Wallon sempre se interessou em causas sociais, aliou-se aos socialistas, porém, por pouco tempo, pois não teve um reconhecimento social para o meio político. No entanto, futuramente aliou-se ao comunismo, do qual era um simpatizante. E acabou permanecendo no partido até o fim de sua vida.

        Em 1908, concluiu seu curso de medicina e logo depois ajudou no atendimento de pessoas feridas na guerra 1° guerra mundial.  Atuou como médico psiquiatra dedicando-se também ao atendimento de crianças com deficiências neurológicas, passando a comparar os feridos com lesões cerebrais durante a guerra com as crianças portadoras de deficiências mentais. (GALVÃO,1995, p.21)

        Vemos que, Wallon ao longo da sua carreira se aproximou cada vez mais da educação. Para ele a psicologia e a pedagogia deveriam estar lado a lado, pois seus campos de estudos eram amplos e sempre ligava uma a outra.

        Ainda em 1944, Wallon foi chamado para integrar uma comissão      nomeada pelo ministério da Educação Nacional, encarregada da reformulação do sistema do ensino francês.[...] Esse projeto, cuja versão final foi redigida por Wallon, é a expressão mais concreta de seu pensamento pedagógico. Portador do espirito reinante na Resistencia, o plano representa as esperanças em uma educação mais justa pra uma sociedade mais justa. ( 1995, p.24)

  Podemos observar como a autora enfatiza os acontecimentos da vida de Henri Wallon, isso nos faz ver e reconhecer o quanto ele contribui para a sociedade seja ela qual for e onde esteja, pois independente de onde viveu os impactos obteve tamanhas proporção diante a sociedade.

Capítulo II

UMA PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA

        No segundo capítulo a autora fala sobre as críticas feitas por Wallon a psicologia introspectiva (acreditam que o psiquismo é interior) e a materialista mecanicista (acreditam que o pensamento é apenas produto do cérebro), pois Wallon ressalta que o homem é um ser psíquico social, ou seja, precisa tanto do interno quanto do externo para que haja o desenvolvimento, adotando assim como método de sua teoria o materialismo dialético, pois este é um método vulnerável, adaptando – se as mudanças da realidade.

        “Outro agravante corresponde à dificuldade de situá-la entre os campos da        atividade cientifica: ciências do homem ou ciências da natureza?” (1995 p.27). Então dificuldade de situá-la em algum desses dois campos é bastante complexa, a psicogênese fica dividida, talvez seja porque essas duas ciências não podem ser desvinculas totalmente.

        Segundo Galvão (1995, p.35) “No que concerne aos procedimentos metodológicos para se ter acesso à criança, Wallon elege a observação como instrumento privilegiado da psicologia genética.”

        Sim depois deste depoimento confirmamos que realmente Wallon está correto, pois a observação define muito sorte qualquer situação, pois é no cotidiano que se consegue ver a realidade do caso ou ser humano (a criança).

                        Capítulo III

A COMPLEXA DINÂMICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

        Neste terceiro vemos um pouco os estudos de Wallon sobre as etapas do desenvolvimento infantil, pois no início da vida do indivíduo o orgânico predomina sobre o social, mas com o passar o orgânico vai dando espaço para o social e para a construção das condutas psicológicas superiores, como a inteligência.

A autora ressalta os conflitos que as crianças passam nessa fase, que são de origem exógena e endógena sendo o primeiro de origem social e o segundo de origem maturacional nervosa.

        A autora apresenta neste capitulo elementos para a compreensão da complexa dinâmica do desenvolvimento, e expõe os fatores que lhe imprimem o ritmo.

        “O estudo da criança contextualizada possibilita que se perceba que, entre os seus recursos e os de seu meio, instale-se uma dinâmica de determinações recíprocas: a cada idade estabelece-se um tipo particular de interações entre o sujeito e seu ambiente.” (1995, p.38)

        Vendo essa ideia de Wallon   vemos que o meio que a criança é posta em convívio influencia sim e muito no seus aspectos físicos e mentais, é o primeiro contato com a vida social e que poderá influenciar e muito em tudo que ela irá fazer futuramente, enfim influenciará em tudo para seu desenvolvimento.        E claro sem esquecer que sua conduta psicológica será afetada dependendo das situações vividas neste espaço de tempo, negativamente ou positivamente.

“É a cultura e a linguagem que fornecem ao pensamento os instrumentos para sua evolução. O simples amadurecimento do sistema nervoso não garante o desenvolvimento de habilidades intelectuais mais complexas.” (GALVÃO, 1995, p.40)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com