TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA HABILIDADE A SER ADQUIRIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  22/5/2018  •  Artigo  •  3.494 Palavras (14 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 14

REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA HABILIDADE A SER ADQUIRIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Barbara Evelin Vergopolan

Gislaine dos Santos Matos

Ivana Aparecida Pereira

Suzana da Silva Rego

Prof. Lucas de Farias

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática (LEF 0173) – Seminário da Prática II

06/07/2017

RESUMO

A formação docente é um período de aprendizagem, por esse fato que a proposta aqui inserida é discorrer sobre o conceito de avaliação da aprendizagem e seu aprendizado durante a formação dos futuros professores, como tarefa de estabelecer a magna importância de aprender a avaliar, como prática constituinte do ato de educar, e não como um elemento avulso deste processo. A pesquisa transcorreu em forma de pesquisa bibliográfica e documental desse conceito, buscando estabelecer uma visão contemporânea, além de ambicionar, causar inspiração e reflexão aos docentes, de que, conceitos tradicionais de testes e provas, que são usados na sua maioria para mensurar valor, podem, e devem ser refutados. Com intenção de desenvolver uma habilidade e usá-la como ferramenta de investigação e alinhamento para a promoção do conhecimento, desmistificando seu papel opressor no sistema de ensino, que tem progredido e se modernizado, pressupõem-se que a avaliação da aprendizagem acompanhe esta evolução e mudança na sociedade, projetando novos moldes e condutas nos educadores.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Formação Docente. Alunos.

1 INTRODUÇÃO

Avaliação da aprendizagem é um termo consideravelmente hodierno e ainda muito associado ao ato de realização de provas e testes escolares. Será durante a formação docente, nos cursos de licenciatura, que os futuros professores do ensino fundamental e médio serão habilitados para transmitir conhecimento e atuar como facilitadores do processo ensino-aprendizagem, além de também realizar a avaliação da aprendizagem em seus alunos. Quando esse conteúdo for abordado, deveria ser na intencionalidade da construção de uma reflexão para esses futuros formadores de conhecimento, defendendo que as práticas utilizadas como instrumentos avaliativos devem ser habitualmente questionadas quanto ao seu real significado no processo educativo, além de dinamizar o real objetivo de tais instrumentos na escola contemporânea, para alcançar e “gerar um estado de alerta do professor sobre o significado de sua prática” (HOFFMANN, 2011, p. 22).

Segundo Luckesi (2011, p. 27) “nossa história de avaliação da aprendizagem é recente, enquanto que nossa história de exames escolares já é um tanto mais longa”. Portanto devemos considerar a evolução histórica, que vem modernizando os conceitos educacionais e trazendo novas conotações às posturas pedagógicas na intitulada pós-modernidade, trazendo também para esse palco as discussões a respeito da avaliação da aprendizagem, seja nos cursos de formação ou nas formações continuadas da educação, para novos olhares a respeito deste tópico.

Nesse contexto, são, portanto, objetivos desse projeto de pesquisa bibliográfica e documental inquirir sobre o que é de fato considerado hoje como avaliação da aprendizagem, sua importância e como este conceito será transmitido durante o curso de formação profissional e ainda refletir como os futuros profissionais da educação, conceberão esse ato para desenvolvê-lo em suas práticas pedagógicas, no pressuposto de que esse tema necessita transpor o momento de formação docente e se perpetuar no processo diário do exercício da profissão.

Examinando o tema abordado e os objetivos propostos, é pertinente indagar se durante a formação docente, os acadêmicos compreenderão, efetivamente, o que é avaliação da aprendizagem e se ao exercer sua atuação como professores, estarão prontos para avaliar a aprendizagem dos alunos.

O que será pesquisado tem, portanto o pressuposto de sugerir uma reflexão sobre o ato de avaliar a aprendizagem, seu contexto histórico, sua apresentação na legislação educacional vigente, sua conceituação, diferenciando avaliar e examinar a aprendizagem, além de discorrer como esse conteúdo se fará presente durante a formação docente, para instigar ponderações sobre o real objetivo da formação e se ela está sendo suficiente no preparo dos docentes na temática apresentada, para serem agentes construtores de mudanças no cenário da educação brasileira.

“Assim sendo, entre nós educadores, há necessidade de investir na 'aprendizagem da avaliação’. Essa é uma prática que necessitamos adquirir” (LUCKESI, 2011, p. 29).

2 PROCESSO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Os sistemas de exames escolares, intitulados procedimentos avaliativos, que foram configurados como modelos no universo escolar mundial, datam dos séculos XVI e XVII, quando os levantes da modernidade ajustaram a escola, esta mesma escola que atinge nossos dias.  Contudo, o ato de examinar já é praticado há milênios, não apenas como elemento da educação, mas como forma de seleção e classificação de pessoas (Luckesi, 2011). Podemos então considerar que historicamente “a avaliação que se realiza na escola e que incide sobre o processo ensino/aprendizagem, existe desde quando esta é organizada com a finalidade de educar, formar pessoas com fins específicos” (HULTMANN, CORRÊA, 2006, p.2).

Tradicionalmente, a compreensão do termo avaliação assumiu primas diferentes desde a configuração da escola até os nos formatos que conhecemos hoje. De acordo com Barbosa (2012), durante o século XX, evoluiu partindo do juízo de mensurar resultados, depois atuando com a ação de alcançar objetivos e apreciação de mérito, chegando aos nossos dias como o conceito de que “a avaliação deve servir como diagnóstico do ensino realizado, tendo em vista as competências e as habilidades e a capacidade de organizar as informações, construindo o conhecimento” (TAVARES, 2011. p. 106). Foi somente a partir de 1930 que a expressão avaliação da aprendizagem passou a ser difundida, quando Ralph Tyler passou a se referir, com o uso dela, sobre a prudência que caberia aos educadores sobre a aprendizagem dos pupilos, como nos relata Luckesi (2011). No Brasil o uso do conceito avaliação de aprendizagem, é recente, data da década de 60, anteriormente as discussões tratavam essa prática escolar como exames escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com