TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL QUE A EDUCAÇÃO DEVE REPRESENTAR NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS DAS COMUNIDADES INDÍGENAS

Por:   •  8/4/2017  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Késsia Rita da Costa Marchi                         RA:  8022455

Curso: Licenciatura em Computação                        

Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade

UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL QUE A EDUCAÇÃO DEVE REPRESENTAR NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS DAS COMUNIDADES INDÍGENAS

Os povos indígenas brasileiros têm garantido o direito de manter a sua cultura por meio de formas próprias de organização social, reproduzindo suas tradições e transmitindo assim, seus saberes e conhecimentos e sua cultura para a geração futura.

Desde o descobrimento de Brasil existe a escola para os índios, entretanto, os ensinamentos impostos eram distantes da realidade deste povo, logo, a escola pode ter sido um instrumento de discriminação ao longo das décadas.

Em detrimento a este contexto, a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 alavanca o processo de mudança histórica para os povos indígenas no Brasil, transformando a política estatal indigenista e a política educacional integracionistas e homogenizadora.

A partir da LDB supracitada, independentemente de ter ou não a presença de indígenas ou seus descendentes, é obrigatória a questão da cultura indígena nos ensinos fundamental e médio.

Com estes avanços e com a inclusão de escolas em terrenos indígenas, o Brasil passa a viver uma nova etapa, na qual, percebe-se que a educação passa a ser multicultural por que abriga em seus espaços múltiplas culturas e, portanto, surge a necessidade de se tornar intercultural, promovendo o diálogo e troca entre estas culturas distintas.

A educação multicultural deve ter ou construir como princípio o respeito e a convivência com as diferenças. A Convivência entre os diferentes, deve pautar-se no respeito de suas particularidades sem perder a perspectiva da igualdade no sentido da dignidade humana, sendo necessário, desta forma, incorporar a diversidade no cotidiano escolar.

Como solução devemos considerar o que o outro tem para contribuir e incluir conteúdos da cultura de cada povo permite que os alunos conheçam e tenham orgulho de sua cultura.

Com a educação “multi” e “inter” cultural é possível manter a continuidade da diversidade cultural e do patrimônio da humanidade, para tanto, a fim de favorecer a inclusão de alunos de comunidades indígenas em ambientes escolares cabe incluir ações que permitem reafirmar a identidade étnicas, como, a valorização de suas línguas, história e de sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com