TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNICARIOCA - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARBARA ALYNE RODRIGUES BRASIL

Por:   •  27/4/2019  •  Ensaio  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

UNICARIOCA - CENTRO UNIVERSITÁRIO

BARBARA ALYNE RODRIGUES BRASIL

        Histórias Cruzadas

Rio de Janeiro - RJ

2019

        Baseado no filme A Resposta, o filme se passa durante a segregação racial nos Estados Unidos, nos anos 60 e conta a historia de empregadas domesticas negras dentro de lares da elite branca

        O filme retrata essa realidade pelo ponto de vistas destas empregadas negras de baixa renda e moradoras de subúrbio, que sofriam mais discriminação que os demais afro descendentes da cidade, com as domésticas, a discriminação não se encontrava somente na rua, mas também em seus trabalhos, pois as mesmas eram sempre vistas como inferiores e ignorantes. Não havia uma relação que não fosse trabalhista e que não envolvesse ordens entre as patroas e suas empregadas. Uma parte do filme que retrata perfeitamente o tratamento inferior e desumano das patroas com a empregadas é quando uma das personagem dá a ideia de promover uma lei para proibir que elas utilizem o mesmo banheiro dos demais membros da casa. Segunda ela, as empregadas possuem germes e outros malefícios que não podem ser compartilhados pelo uso do mesmo sanitário, ideia que em nenhum momento foi contráriada por nenhuma outra mulher branca, exceto Eugenia Skeeter, que logo mostrou reprovação pela sugestão da amiga.

        Eugenia Skeeter é uma moça que retorna para sua cidade natal com grande vontade de se tornar uma grande escritora, mas ao procurar emprego a única coisa que consegue é a coluna doméstica em um jornal da cidade e para obter ajuda se aproxima de Aibileen, empregada de uma de suas amigas. Logo depois tem a ideia de escrever um livro contendo o ponto de vista dessas reprimidas mulheres que são discriminadas a muito tempo. Ela pretende divulgar todas as injustiças que as donas de casa fazem com suas domésticas, que trabalharam durante anos em suas famílias. Ao longo do filme, conhecemos mais da vida das domésticas e de escândalos que acontecem em seu trabalho. As que chamam mais a atenção são Aibileen e Minny.

        Aibileen Clark é umas das empregadas que perdeu o filho de forma trágica, deixou sua casa para trabalhar como doméstica, tendo que aguentar humilhações todos os dias assim como sua amiga Minny que após usar o banheiro de sua patroa foi despedida e tratada e forma muito cruel.

        No mais, o Filme Histórias Cruzadas mostra a realidade vivenciada por muitas mulheres negra naquela época e o objetivo de Eugenia na publicação do livro foi de expor toda barbárie vivida por essas mulheres desprovidas de qualquer respeito no ambiente de trabalho e fora dele. O cumulo do absurdo é saber que o Preconceito racial não se limitava na casa das patroas, se estendia na sociedade em geral, como a separação de escolas, faculdades, hospitais, ônibus, lanchonetes, ou seja, haviam ambientes destinados apenas para brancos e outros para negros. O filme não se limita em retratar apenas o racismo, por mais que isso fique muito evidente em todo decorrer do filme. Retrata também o papel feminino naquela época, onde mulheres eram educadas apenas para cuidar dos lares, ter filhos e depender totalmente do Marido e caso uma mulher tentasse contrariar esse padrão de vida, era apelidada de hippier, como foi o caso de Eugenia, que apresentava uma personalidade mais revolucionária que as demais amigas de sua idade, e também foi retratado o preconceito social contra Celia Foote, que vinha de uma família  de origem pobre e por isso foi apelidada de "Favelada Branca".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com