TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDAD EVANGÉLICA DEL PARAGUAY MAESTRIA EM CIENCIA DA EDUCACION

Por:   •  23/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDAD EVANGÉLICA DEL PARAGUAY

MAESTRIA EM CIENCIA DA EDUCACION

Claudir Zmuda

O trabalho Administrativo e  o Pedagógico na E.E José Aparecido Ribeiro de Novo Mutum – MT: o processo de comunicação entre as atividades-meio e fim na gestão da escola

Asunción – Paraguay

2016

[pic 2]

UNIVERSIDAD EVANGÉLICA DEL PARAGUAY

MAESTRIA EM CIENCIA DA EDUCACION

Claudir Zmuda

O trabalho Administrativo e Pedagógico na E.E José Aparecido Ribeiro de Novo Mutum – MT: o processo de comunicação entre as atividades-meio e fim na gestão da escola

Pré-projeto apresentado no curso de Mestrado em Educação, da Universidade Evangélica do Paraguay como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.

Orientação: Profa Dra. Leila S.de Souza Perussolo

Asunción – Paraguay

2016

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

1. Tema: O Trabalho administrativo e Pedagógico na E.E José Aparecido Ribeiro de Novo Mutum – MT: o processo de comunicação entre as atividades-meio e fim na gestão da escola.

2. Justificativa

O campo da comunicação interna e de suas relações tem sido examinado e discutido por especialistas em organizações privadas e administrações públicas. Diante deste pressuposto, Fregoli (1992), grande estudioso da administração pública, destaca a necessidade de as instituições estarem alinhadas não só com as novas tarefas que lhe sejam atribuídas no cotidiano da administração pública, mas também com os avanços da ciência e da pesquisa organizacional das empresas privadas que podem fornecer subsídios para as mudanças necessárias.

          Rego (2002) salienta que na administração pública, a mentalidade é arcaica. Muitos funcionários públicos no Brasil pensam de maneira ortodoxa, consideram o local de trabalho um baú velho e suas atividades, uma obrigação. Não são pessoas entusiasmadas e não utilizam sua criatividade. A comunicação, desta forma padece dessa mazela, a doença da acomodação. O desafio da comunicação na instituição pública é aproximar seus serviços da sociedade.

É nesse campo de relações entre as atividades meio e fim no cenário educacional, locus na escola que inquietações motivam o interesse por um estudo mais aprofundado. A pesquisa justifica-se para uma compreensão melhor de como se dá a comunicação interna, entre as atividades meio e fim na gestão da escola, bem como a partir dos resultados da investigação propor ações para que contribuam na melhoria do processo de comunicação na Escola Estadual Jose Aparecido Ribeiro.

O estudo é relevante, pois o investigador faz parte da instituição lócus da pesquisa na condição de  servidor público efetivo integra a equipe administrativa que desenvolve as atividades meio na escola  e diante de tantos acontecimentos como desencontro de informações, prazos não cumpridos, engesso nas atividades administrativas e pedagógicas percebe alunos e pais descontentes, professores desestimulados.

Portanto, estudar o processo de comunicação na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, poderá proporcionar meios que permitirão tornar o processo de comunicação entre as equipes administrativa e pedagógica, bem como a comunidade escolar mais eficaz e eficiente. Também é importante, pois a escola já tem 12 anos de efetiva atuação na cidade de Nova Mutum Mato Grossoo e até o momento, este é o primeiro estudo com caráter científico tomando como objeto de estudo o processo de comunicação entre as atividades fim e meio na Escola. Encontramos pesquisas sobre a avaliação e gestão, mas nenhum olhar mais crítico sobre o tema aqui proposto.

 Documentos Institucionais da Escola Investigada

Plano Politico Pedagógico – O Projeto Político Pedagógico é a identidade institucional da Escola. Cabe à unidade escolar, com a participação da comunidade, a formulação, execução, avaliação e revisão de sua proposta pedagógica. A avaliação do Projeto Político Pedagógico pode ocorrer a qualquer momento ou no final de cada ano escolar.

Regimento Interno – expressa as necessidades da Escola em relação aos direitos e deveres, não só, dos alunos, mas de todos os integrantes da Escola, com bases na legislação atual. É um documento que deve fazer parte do planejamento, sendo inserido nas aulas dos alunos, sendo estudado e ao mesmo tempo discutido, debatido pelos reais atores do processo.

Diretrizes Curriculares Nacional e Orientações Curriculares - são documentos que norteiam a elaboração e reelaboração do PPP da Escola, principalmente no que concerne a organização curricular.

Portarias - são atos administrativos internos ou externos pelos quais os titulares ou dirigentes de órgãos expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, designam servidores para exercício de funções e iniciam sindicância e processos administrativos disciplinares. 

Instruções Normativas - são ordens escritas e gerais a respeito do modo e forma de execução de determinado serviço público, expedidas pelo superior hierárquico, com objetivo de orientar os servidores no desempenho das atribuições, assegurando a unidade de ação no organismo administrativo.

3.  Problema: Como se dá o processo de comunicação entre as atividades meio (administrativo) e fim (pedagógico) para a organização, gestão da escola e processo ensino-aprendizagem?

4. Objetivo Geral: Analisar o processo de comunicação entre as atividades meio e fim para a organização, gestão da escola e do processo ensino aprendizagem na E.E José Aparecido Ribeiro de Nova Mutum – MT.

5 Objetivos específicos

  1. Caracterizar as orientações institucionais formalizadas nos marcos legais  institucionais (PPP, Regimento, Portarias, Normatizações) que a Escola toma como referencia na gestão das atividades fim e meio e suas relações para o desenvolvimento do processo de comunicação na escola relacionando as teorias educacionais instituídas
  2. Conhecer a percepção dos profissionais da escola quanto a gestão das atividades fim e meio e as implicações no processo de comunicação para a organização da gestão da escola e do processo ensino - aprendizagem.
  3. Identificar como os alunos do Ensino Médio percebem o trabalho administrativo na escola e sua relação com o trabalho pedagógico.

Descrever as práticas comunicativas instituídas no processo de gestão da escola e do processo ensino aprendizagem vivenciados na escola.

6 – Metodologia

      Metodologia de uma forma geral são os caminhos a serem percorridos para a realização de uma pesquisa ou estudo. Conforme Fonseca (2002) significa o estudo dos caminhos e dos instrumentos utilizados para fazer uma pesquisa cientifica.

     Minayo (2007) define metodologia como a discussão epistemológica sobre o caminho do pensamento que o tema ou o objeto da investigação requer.

Definição do Tipo de Pesquisa

    O estudo será uma pesquisa com:

Abordagem Qualitativa - a pesquisa qualitativa preocupa-se com os aspectos da realidade, centrando-se na compreensão e explicação da dinámica das relações sociais, o que vem de encontro com o presente estudo, pois a pesquisa visa analisar o proceso de comunicação na organização e gestão escolar. Segundo Chizzotti (2003) a pesquisa qualitativa implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível. Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado. (DESLAURIERS, 1991, p. 58).

Enfoque Estudo de Caso - pois ainda não houve nenhuma pesquisa voltada para investigar o processo de comunicação na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, que é o nosso lócus da pesquisa. Conforme  Goode e Hatt (1979 apud Ventura, 2007) o estudo de caso é um meio de organizar os dados, preservando do objeto estudado o seu caráter unitário.

Para Yin (2010)  o estudo de caso representa uma investigação empírica e compreende um método abrangente, com a lógica do planejamento, da coleta e da análise de dados. Pode incluir tanto estudos de caso único quanto de múltiplos, assim como abordagens quantitativas e qualitativas de pesquisa, sendo nesta investigação, a abordagem qualitativa evidenciada na analise dos dados..

Quanto aos objetivos será uma pesquisa exploratoria e descritiva.

Pesquisa exploratória – Este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema. Sendo que o problema do estudo é entender como se dá o processo de comunicação entre as atividades meio e fim  na escola que é o nosso objeto de estudo. Conforme Gil (2007) de todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso.

 Na perspectiva de Apolinário (2011, p. 75), a pesquisa ou estudo exploratório tem por objetivo “aumentar a compreensão de um fenômeno ainda pouco conhecido”. Sendo que esta pesquisa será inédita na escola, pois não há relatos ou escritos que tratam do tema da pesquisa. Segundo o ponto de vista de Severino (2007, p. 123-4), a pesquisa exploratória busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto.

Pesquisa descritiva – conforme o objetivo específico que visa descrever as práticas comunicativas instituídas no processo de organização e gestão da escola e do processo ensino aprendizagem evidenciando a aproximação ou distanciamento entre os marcos legais, orientações institucionais e a prática realizada na escola,  a pesquisa também será tratada como descritiva, pois  as pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população, fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.

A pesquisa descritiva de acordo com CERVO; BERVIA (2002) observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. [...] Procura descobrir, com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. [...] desenvolve-se, principalmente, nas ciências humanas e sociais, abordando aqueles dados e problemas que merecem ser estudados e cujo registro não consta de documentos.

7 Métodos de Análise Empregados

O método utilizado nessa pesquisa será o Hermenêutico, sendo que se entende por hermenêutica a ciência e, respectivamente, a arte da interpretação. Segundo Minayo (2004), o método hermenêutico se relaciona com o fenomenológico e o dialético, trazendo para o primeiro plano a compreensão do tratamento dos dados e das condições cotidianas da vida, possibilitando o esclarecimento sobre as estruturas mais profundas desse mundo cotidiano.

Neste sentido a hermenêutica se introduz no tempo presente, na cultura de um determinado grupo visando buscar o sentido que vem do passado ou mesmo do presente, de uma visão de mundo própria, envolvendo em um só movimento o ser que compreende e aquilo que é compreendido.

Para Bolzan (2004) a hermenêutica é uma formulação da racionalidade cuja verdade não se apoia nem no objetivismo cientificista, nem no absolutismo das soluções metafísicas. O fundamento da verdade brota das articulações da vida cotidiana mediados pelo discurso.

Por exigência da própria pesquisa descritiva, o  Método Analítico Descritivo será empregado na  classificação e categorização do conteúdo, em relação aos marcos legais que orientam as atividades meio e fim no âmbito da escola e nos processos de gestão, seja da unidade ou do processo ensino-aprendizagem. Na perspectiva de Moraes (199) o uso  desse método, contribuirá de forma bastante significativa em razão de que as [...] “as descrições sistemáticas, qualitativas ajudam a reinterpretar as mensagens e a atingir uma compreensão de seus significados num nível que vai além de uma leitura comum”.

 De acordo com Oliveira, esse método é capaz de possibilitar:

O acesso a diversos conteúdos, explícitos ou não, presentes em um texto, sejam eles expressos na axiologia subjacente ao texto analisado; implicação do contexto político nos discursos; exploração da moralidade de dada época; análise das representações sociais sobre determinado objeto; inconsciente coletivo em determinado tema; repertório semântico ou sintático de determinado grupo social ou profissional; análise da comunicação cotidiana seja ela verbal ou escrita, entre outros (OLIVEIRA, 2008 p.570).

Análise de documentos

 Será utilizada está técnica para tratar do objetivo específico que é “caracterizar as orientações contidas nos marcos legais da escola ”. Neste sentido serão analisados documentos como: (PPP, regimento interno, normas complementares). Para Lakatos e Marconi (2001), a pesquisa documental é a coleta de dados em fontes primárias, como documentos escritos ou não, pertencentes a arquivos públicos; arquivos particulares de instituições e domicílios, e fontes estatísticas.

A pesquisa documental é bastante utilizada em pesquisas puramente teóricas e naquelas em que o delineamento principal é o estudo de caso, pois aquelas com esse tipo de delineamento exigem, em boa parte dos casos, a coleta de documentos para análise (MARCONI & LAKATOS, 1996).

Severino (2007, p.122) entende que a pesquisa documental é fonte documentos no sentido amplo, como jornais, fotos, filmes, gravações, documentos legais. Nestes casos, os conteúdos dos textos ainda não tiveram nenhum tratamento analítico, são ainda matéria-prima, a partir da qual o pesquisador vai desenvolver sua investigação e análise.

Questionário

Para obter os dados dos objetivos específicos “b” e “c” que são “Conhecer a percepção dos profissionais da escola quanto a gestão das atividades fim e meio e as implicações no processo de comunicação” e “identificar como os alunos do Ensino Médio percebem o trabalho administrativo na escola e sua relação com o trabalho pedagógico”, serão aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas.

Segundo Cervo & Bervian (2002, p. 48), “o questionário refere-se a um meio de obter respostas às questões por uma fórmula que o próprio informante preenche”. Podendo conter perguntas abertas e/ou fechadas. As abertas possibilitam respostas mais ricas e variadas e as fechadas maior facilidade na tabulação e análise dos dados.

 Conforme Gerhardt e Silveira (2009) o questionário é um instrumento de coleta de dados constituído por perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante, sem a presença do pesquisador, que objetiva levantar opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas.  Deve-se utilizar uma linguagem simples e direta, para uma compreensão clara de quem vá responder o que está sendo perguntado.

Entrevista

Outro instrumento de coletas de dados a ser utilizado será a entrevista para obter informações e as percepções dos diretores, coordenadores e técnicos administrativos da escola. De acordo com Dencker (2000) é uma das técnicas de coleta de dados mais usadas nas ciências sociais, as entrevista podem ser estruturadas (com perguntas definidas) ou semiestruturadas (permitindo maior liberdade ao pesquisador).

É recomendada nos estudos exploratórios a entrevista informal, que visa a abordar realidades pouco conhecidas pelo pesquisador. É o tipo de entrevista menos estruturada possível e só se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados (Gil, 2008). As entrevistas desta forma possibilitam ter um maior contato com a realidade vivida pelos atores sociais.

Observação

Outra técnica importante utilizada em pesquisas exploratórias é a observação, pois conforme Gil (2008, p. 119) “apresenta como principal vantagem, em relação a outras técnicas, a de que os fatos são percebidos diretamente, sem qualquer intermediação”.  Sendo, portanto uma técnica que faz uso dos sentidos para a apreensão de determinados aspectos da realidade. Ela consiste em ver, ouvir e examinar os fatos, os fenômenos que se pretende investigar.

Sendo o pesquisador membro do objeto de estudo a técnica de observação a ser utilizada será a observação participante, pois do ponto de vista de Chizzotti (2001) esta observação ocorre por meio do contato direto do investigador com o fenômeno observado, para detectar as ações dos atores em seu contexto natural.


 7. Locus da pesquisa

 A pesquisa será realizada na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro que localiza-se no município de Nova Mutum-MT. A escola iniciou suas atividades em 02 de agosto de 2004, com a oferta do Ensino Fundamental e Médio, a maior escola do município a atender alunos de todas as classes sociais.  

A escola recebeu este nome em homenagem a um dos pioneiros, desbravador desta região do país. José Aparecido Ribeiro foi para o Mato Grosso em 1978 através do projeto de colonização da SUDAM e em 1981 fundou com outros pioneiros a Vila Mutum que em 1988 tornou-se município, devido ao grande desenvolvimento da produção agrícola em detrimento da  região apresentar clima e solo apropriados à plantações de leguminosas (soja, milho, feijão entre outras).

A escola atendeu até 2006 além do Ensino Médio as séries finais do ensino fundamental.

Em 2007 passou a atender somente o Ensino Médio, com curso regular e cursos técnicos. A escola possui prédio próprio com 5 pavilhões distribuídos em salas de aulas, laboratórios, biblioteca, coordenação, direção e secretaria. Cozinha com refeitório, piscina semi olímpica com vestiários e banheiros, e quadra de esportes poliesportiva. A proposta pedagógica foi construída com a participação de todos os segmentos da escola com a orientação dos PCNs e Diretrizes curriculares Nacionais.  

A escola atende atualmente cerca de 1300 alunos divididos nos três períodos.

Sujeitos da pesquisa

 A escola possui hoje em seu quadro funcional composto por 65 professores, 8 técnicos administrativos, 16 apoio administrativo (cozinheiras, guardas e limpeza), 1 diretor, 4 coordenadores  e 1 articulador.

8. Cronograma da Pesquisa

ANO 2017

ATIVIDADES/PERIODO

FEEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN 2018

1

Elaboração do Projeto

 x

x

1

Leituras e escrita do  marco teórico

x

x

x

x

2

Leituras e escrita do marco metodológico

X

x

3

Elaboração dos instrumentos de pesquisa

x

x

4

Aplicação dos instrumentos de pesquisa

x

5

Análise dos dados

x

x

6

Revisão geral  e adequação as normas da ABNT

x

x

7

Qualificação

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (308.9 Kb)   docx (534.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com