TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Falso dilema na educação

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

METODOLOIA DO ESTUDO E PRODUÇÃO TEXTUAL -  I

DISCENTE: JESSIKA MARIA VANDERLEI

RESUMO

Maria Alice Setúbal inicia o artigo “Um falso dilema na educação” afirmando que a extensa cobertura da mídia e a repercussão alcançada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) parecem indicar o reconhecimento da educação como um valor a ser preservado pela sociedade brasileira. A autora reforça ainda, que, essa questão é muito complexa não permitindo conclusões imediatas, diante disso, ela infere o falso dilema: “Gestão eficiente ou mais recursos?”

Inicialmente, a socióloga, informa que a resposta varia entre os setores da sociedade, para uns o desafio educacional se resume a implantação de recursos, para outros, a saída é a adoção de uma gestão eficiente. Os dados do Ideb mostraram que bons resultados foram alcançados pelos municípios, em contrapartida ela destaca que as localidades que obtiveram os piores resultados estavam situadas nas zonas mais pobres. Nesse contexto, Setúbal, ressalta que o bom funcionamento de uma escola necessita de instalações físicas adequadas e de um quadro de funcionários competentes. Ela defende a ideia que os profissionais da área educacional devem ser valorizados de maneiras variadas, já que eles são um fator influente no alcance de metas e bons resultados no âmbito em questão.

A autora acredita que os recursos e a gestão são fatores fundamentais para o desenvolvimento educacional, enfatizando que uma educação de qualidade está ligada não só aos alunos e à escola, mas também ao território que esta se insere. Nesse sentido, ela aponta a importância de um sistema avaliativo de ampla divulgação com linguagem acessível para que os pais e a comunidade possam acompanhar de perto a escola e o grupo pedagógico.

A partir dessas constatações, a doutora em psicologia, conclui que a educação está diretamente ligada ao desenvolvimento humano, abrindo as portas para relações sócias, escolhas e liberdade. Incitando-nos a acreditar nessa utopia possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com