TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Social Crescer

Por:   •  6/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.124 Palavras (17 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 17

1. Identificação do projeto: APRENDER E CRESCER

1.1. Instituição proponente:

1.2 CNPJ: 45.162.864/0001-48

1.7 Certificações: NÃO SE APLICA

2.1. Histórico do Município:

     Riolândia é uma cidade de pequeno porte localizada a 600 km da capital paulista, com aproximadamente 12.000 habitantes segundo IBGE 2009. É uma cidade totalmente agrícola com lavouras e pastagens. O cultivo da cana de açúcar vem aumentando significativamente, pois há 04 grandes usinas nos municípios vizinhos. A maior dificuldade local é o crescimento desordenado de famílias de outro estado vindo buscar mão de obra e decidindo morar aqui por ser uma cidade estratégica, oferecendo a escolha para qual usina trabalhar. Não há empresas no nosso município e a presença destas famílias faz com que a vulnerabilidade social aumente e o número de crianças e adolescentes sem atendimento social também. A maior necessidade social do município hoje é atender crianças e adolescentes que ficam sozinhos em suas casas e acabam por não freqüentar regularmente escola e projetos alternativos, onde a rua passa a ser sua opção.

     Riolândia encontra-se hoje entre cinqüenta municípios mais pobres do estado de São Paulo, sendo que o se IDH é de 0, 737 e o IPVS é de 89,9% da população está no nível cinco de vulnerabilidade social, sendo os dois índices bem abaixo da média Estadual.

     Há também uma Penitenciaria de Segurança Máxima para 700 detentos, com população atual de aproximadamente 2.400. E um Centro de Detenção Provisória “ASP Valdecir Fabiano” para 786 detentos e atualmente está com 2200, totalizando uma população carcerária de aproximadamente 4.600 indivíduos.

     Grande parte das famílias tem em suas casas problemas de vulnerabilidade psicológica, social, moral e física, transmitindo para as crianças, adolescentes e jovens as suas frustrações e fragilidades. Há aqui uma deficiência social em atendimento voltado a estas fragilidades.

O município apresenta também uma deficiência cultural, pois não há cinema, teatro, clube, ou seja, espaços onde a qualidade de vida destes e de seus familiares possa ser melhorada.

3. Apresentação do Projeto

3.1. Nome do Projeto: APRENDER E CRESCER

  1. Justificativa

A criança ao passar para a fase da adolescência e juventude se depara com muitas transformações, tanto em seu corpo como em sua forma de agir e pensar, onde há uma modificação em sua personalidade. Ocorrem também, brutais transformações em suas relações sociais. O adolescente tem vários sonhos e desejos, anseia por respostas e nessa busca nem sempre as encontra. Às vezes a escola, a sociedade e a própria família não estão preparadas para dá-las, principalmente, nos dias atuais, em que enfrentam a imposição do mundo moderno.

 Atualmente é indiscutível o poder de transformação social dos adolescentes e dos jovens, esta nova geração que já começa a fazer a diferença nas comunidades onde vivem, tem força, tem garra e atitude, só que muitas vezes, não tem oportunidade para mudarem sua realidade social que muitas vezes é desfavorecida e vulnerável.

Muitas vezes também, esta força não está bem canalizada para bons fins, mas sim, para a marginalidade e para a violência. Os adolescentes e jovens se perdem nas drogas e na criminalidade, comprometendo, muitas vezes definitivamente, suas vidas e assim deixando de lado muito de seus sonhos.

De acordo com o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência social e comunitária”.

De acordo com a Lei 10.097/2000 – Jovem Aprendiz: É permitida a Aprendizagem e a formação técnica profissional e metódica de jovens entre 14 e 18 anos, dentro dos princípios da proteção integral do adolescente garantida pela legislação brasileira, bem como apoio à entrada no mercado de trabalho e geração de renda.

Nesta Lei 10.097/2000 afirmam que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Que o contrato de trabalho pode durar até dois anos e durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Este projeto foi elaborado pensando nesta formação, aperfeiçoamento e/ou qualificação profissional do adolescente e apoio à entrada no mercado de trabalho e geração de renda. Com esta iniciativa, os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e a cultura de sua empresa.

No caso de nosso município o estímulo é para que empresas venham a ter interesse de se instalar definitivamente na cidade, devido à mão e obra qualificada a partir de então capacitada, quebrando o circulo vicioso da pobreza e vulnerabilidades sociais.

As ações deste projeto buscam através da educação e do desenvolvimento de habilidades, do fortalecimento de vínculos, da socialização, a formação profissional, promoção do desenvolvimento econômico e social para o combate à pobreza. Além disso, o foco na constituição de espaço de convivência, na formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária, onde estes cursos levam os alunos a ampliarem seu universo cultural, melhorar a autoestima e, principalmente, se profissionalizem e desenvolverem o empreendedorismo nas suas comunidades.

A proposta é atender a 120 jovens e adolescentes de 14 a 17 anos e onze meses com essa realidade de vulnerabilidade social e cultural, não deixando os mesmos se adaptarem a uma situação de rua e assim poderem fazer com que a cidadania esteja presente no seu cotidiano.

 Tornar estes jovens e adolescentes responsáveis por suas atitudes e ações, capazes de manterem sua integridade social. Esta mudança que pretendemos provocar no publico atendido e seus familiares é justamente a estruturação do jovem/adolescente, da família e do meio social. Estímulo à conclusão do curso, para que estes jovens adolescentes ao final sejam inseridos no mercado de trabalho, onde tem plena consciência de seus valores na sociedade e na estrutura familiar e principalmente com a escolaridade, continuar o ensino fundamental para que a sua qualidade de vida seja melhorada, pois terá possibilidade de ingressar até mesmo em cursos superiores e ou cursos técnicos, quebrando o vinculo da ignorância, da pobreza e marginalidade.

3.4 Abrangência Geográfica: 

O Projeto Aprender e Crescer será executado por toda sua extensão municipal e estrategicamente será ofertado aos munícipes dos bairros de maior vulnerabilidade social de nosso município, referenciado pelo CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, administrado pelo Órgão Gestor (Setor Municipal de Assistência Social).

4. Objetivos do Projeto:

4.1. Objetivo Geral:

O projeto visa contribuir para a inclusão de jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho e participação na sociedade.

Neste sentido, a participação social torna-se uma condição para provocar o desenvolvimento de uma pessoa política e democrática. A visão do todo e um pensar sistemático passa a ter significado na medida em que suas atitudes empreendedoras venham impactar positivamente em suas relações e em suas vidas.

4.2. Objetivo (s) Específico(s):

  • Oportunizar formação profissional aos adolescentes, qualificando-o para o mercado de trabalho.
  • Garantir a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.
  • Desenvolver ações que visem à valorização da vida de adolescentes como sujeitos de sua própria história.
  • Fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
  • Implementar e fortalecer ações integradas de proteção e atendimento ao adolescente em situação de vulnerabilidade.
  • Aumentar a auto-estima dos adolescentes.
  • Desenvolver o protagonismo social.
  • Construir opiniões críticas.
  • Conhecer e apropriar-se de seus direitos.

5. Beneficiários

5.1. Beneficiários Diretos:

  • 120 Jovens e adolescentes com idade de 14 a 17 anos e 11 meses;
  • Prioritariamente adolescentes em medida de proteção de abrigamento: família acolhedora, casa lar e cumprindo medidas socioeducativas;
  • Jovens e adolescentes com deficiência onde a idade pode variar de 14 a 21 anos.

5.2. Beneficiários Indiretos:

As famílias dos jovens e adolescentes; Comunidade na qual estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (225.3 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com