TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

Por:   •  17/6/2015  •  Monografia  •  4.569 Palavras (19 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA[pic 1]

CURSO: LICENCIATURA ESPECÍFICA EM MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

2012

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura Específica em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, como requisito à obtenção do título de Licenciada.

BELA CRUZ-CE

2012

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

[pic 2]

Artigo apresentado no Curso de Licenciatura Específica em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, como requisito à obtenção do título de Licenciada.[pic 3]

COMISSÃO EXAMINADORA

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

Resumo: O presente artigo tem como tema A utilização dos jogos como recurso didático no estudo da matemática. Escolhido o tema após observação feita em sala de aula durante o estágio, constatou-se a falta de interesse e motivação de alguns discentes. Teve como objetivo levar aos alunos jogos de caráter educativo, mostrando que os mesmos além de levar conteúdo seja um método de aprendizagem que busque entreter os discentes melhorando assim sua participação, e levando métodos de aplicabilidade de jogos para uma melhor assimilação de alguns conteúdos, onde o aluno pôde desenvolver capacidades, atitudes e habilidades cognitivas e sociais. Já que foi possível eliminar um pouco mais a monotonia que é natural de algumas metodologias de ensino. Os procedimentos adotados na metodologia foram: pesquisa explicativa, pesquisa bibliografia, pesquisa quantitativa, observação realizada na escola como na sala de aula e questionários com perguntas abertas e fechadas. Nos resultados obtidos foi notável a importância que se faz necessária à utilização de novas metodologias de ensino, tendo alcançado com o projeto um resultado satisfatório onde os alunos participaram ativamente das aulas interessando-se bastante e levando não só conhecimento dos jogos como dos conteúdos aplicados.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos. Motivação. Ensino.

1        INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema “A utilização dos jogos como recurso didático no estudo da matemática”, realizado na turma do 1° ano “C” do ensino médio do turno vespertino da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora [pic 4]

1 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

2 Professor Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade INTA

Marieta Santos, que fica situada na Rua São Vicente, Centro, zona urbana do município de Bela Cruz.

        Alguns fatores são apontados como motivos para o baixo rendimento escolar de alguns alunos. Tratando-se de Matemática, então, é crescente esse problema na educação já que é uma disciplina temida por muitos. Através de observação, concluíram-se que um dos motivos mais predominantes que causam tais dificuldades para os educandos é o desinteresse dos mesmos em relação aos conteúdos, devido ao excesso de cálculos, alguns se sentem incapacitados de aprenderem muitas fórmulas, não conseguem desenvolver o raciocínio necessário e se prejudicam também no momento de interpretação dos enunciados.

        Procurando algo como solução para esse problema foi escolhido este tema com o objetivo de levar aos alunos jogos de caráter educativo, mostrando que os mesmos além de levar conteúdos, seja um método de aprendizagem que busque entreter os discentes melhorando assim a participação dos alunos para um melhor entendimento dos conteúdos. Buscando mostrar aos alunos que é possível conciliar conteúdo a um momento agradável em sala de aula, procurou-se despertar nos mesmos a criatividade, atenção, concentração, raciocínio lógico e proporcionar um bom relacionamento dos alunos entre si, aumentando assim, a motivação e interação dos alunos nas atividades realizadas.

        Para elaboração desse trabalho foi realizada pesquisa com base em fundamentos teóricos de alguns autores como Antunes, Borin, Kamii, Moura, entre outros, que afirmam ser o jogo um excelente instrumento pedagógico, pois este estimula, socializa, é fonte de diversão caminhando junto com o aprendizado desde que seja explorado para essa finalidade. Além de ajudar a desenvolver nos alunos capacidades, atitudes, habilidades cognitivas e sociais.

        Também foi utilizada pesquisa quantitativa e bibliográfica. Os recursos utilizados na metodologia constam da observação feita em sala de aula durante a realização de jogos, analisando os procedimentos adotados pelos alunos, a convivência, participação e o grau de interesse dos alunos seguido de um questionário com perguntas abertas e fechadas para os alunos.

        A análise de tratamento dos dados coletados foi realizada por meio de gráficos apresentando os resultados obtidos através do questionário, que mostraram como o estudo da Matemática se encontra no ambiente escolar.

2        REFERENCIAL TEÓRICO

Sabemos que em relação ao estudo da Matemática, existe uma quantidade pequena de admiradores desta disciplina. Devido a grande carga de cálculos que a envolve, esta se torna um pouco desinteressante para alguns alunos, com isso sabemos que é de fundamental importância que saibamos apresentar conteúdos matemáticos de forma a interessar aos alunos. Basta um pouco de criatividade para conseguir um bom resultado no aprendizado, concluindo-se então, através de pesquisas que apesar de difícil podemos introduzir na Matemática algo que possa chamar a atenção dos discentes. E com essa pesquisa constatou-se que os jogos podem sim, ser um aliado a professores que buscam inovar na sua metodologia de ensino. Pois estes conseguem chamar atenção dos alunos trazendo resultados positivos para a aprendizagem dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com