TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Relação Necessária

Por:   •  30/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.474 Palavras (26 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

EDILMA DA SILVA MARTINS

[pic 10]

FAMÍLIA X ESCOLA

Uma relação necessária

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogo

Orientador: Prof. Okçana Battini

 

MARTINS, Edilma da Silva. FAMÍLIAXESCOLA. 2016. 23 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Butiá, 2016.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da integração da família e escola como um recurso para a melhoria do processo ensino aprendizagem dos filhos/alunos. A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pela criança. Porém, cada um com seus distintos papéis e missão, objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da soma de esforços. Esse processo ajuda a transformar práticas ultrapassadas e abre perspectivas para a resolução de problemas. É preciso que fique claro que o trabalho é lento. Enquanto não ocorre um ajuste entre as estratégias dos professores e as das famílias, podem surgir alguns conflitos. Quase impossível separar aluno/filho, por isto, quanto maior o fortalecimento da relação família/escola, tanto melhor será o desempenho escolar desses filhos/alunos. Acreditou-se e continua-se acreditando no projeto, cujo resultado foi além do esperado, permitindo revelar que a boa vontade e simplicidade pode ser a chave para uma aproximação entre família e escola, além do diálogo e compromisso de ambas as partes, pois, quanto maior for à participação da família, mais eficaz será o trabalho da escola.

Palavras-chave: Família. Escola. Parceria. Desenvolvimento. Alunos. Filhos.  


SUMÁRIO

1 Introdução        5

2 Revisão Bibliográfica        7

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino        17

3.1Tema e linha de pesquisa        17

3.2. Justificativa        17

3.3 Problematização        17

3.4 Objetivos        17

3.5 Conteúdos        18

3.6 Processo de desenvolvimento        18

3.7 Tempo para a realização do projeto        20

3.8 Recursos humanos e materiais        20

3.9 Avaliação        20

4 Considerações finais        22

REFERÊNCIAS        23

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho focaliza os aspectos fundamentais da relação entre a escola e a família na busca de apresentar a importância desta parceria. Uma das perspectivas mais valorizadas nessa relação é a qualidade da escola e tendo como resultado o fato de que os alunos são beneficiados por uma melhor aprendizagem. Como a escola deve fazer para aproximar a família em favor do sucesso da aprendizagem dos alunos.

A escola e a família desempenham papel de grande importância na formação social do indivíduo, tendo responsabilidade na construção da pessoa humana em seus âmbitos espacial, temporal e sociocultural. Pensando na problemática de como ocorre essa relação foi o fio condutor para o desenvolvimento desse projeto de gestão escolar ocorrendo uma vasta busca por publicações e referências, em bibliotecas e na internet, onde toda contribuição foi aceita, o trabalho ocorreu de forma gradual a cada nova leitura identificou-se novas teorias a serem utilizadas posteriormente.

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados componentes importantes para o desempenho das instituições de ensino, e para o desenvolvimento e segurança da criança em seu processo de ensino aprendizagem dentro do ambiente escolar. A escola exerce uma função importantíssima na vida dos indivíduos; a função educadora. Por isso se faz necessário a participação da família no desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem nos meios sociais do qual ela faz parte, principalmente a escola.

         O objetivo geral deste trabalho é reconhecer a importância das relações que a escola deve desenvolver com a família em prol de uma educação de qualidade.

        Os conteúdos propostos para este projeto são atividades desde palestras, montagem de murais, apresentações artísticas e entre outras sempre visando a união das famílias para realizar todas as atividades propostas.

        O projeto será realizado durante o ano letivo entre os meses de fevereiro e novembro, com atividades diferentes a cada mês.

        No primeiro mês fevereiro será feita a apresentação aos pais numa reunião e após para descontrair a dinâmica “Onde Está Seu Filho”.

        No segundo mês março, será elaborada uma oficina onde os pais escolheram o tema e objetivo de cada oficina.

        No terceiro mês abril, realização de palestras e produções textuais.

        No quarto mês junho, apresentação artística “quadrilha” durante a festa junina da escola.

        No quinto mês agosto, formação de grupo de pais para promover melhorias na escola.

        No sexto mês setembro, exposição de fotos “Minha Família”.

        No sétimo mês outubro, realizar a semana da criança com atividades diversas desenvolvidas pelos pais.

        No oitavo mês novembro, será feito o encerramento do projeto com apresentações artísticas e após confraternização.

        Para a realização do projeto será necessário: fotos, presença da família na escola, conforme necessidade de cada membro da família a se apresentar na escola, a partir de alguma participação, através de contar história, ensinar receita, artes, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com