TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação em Ciências

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação em Ciências

A crescente demanda por novos métodos facilitadores da aprendizagem justificam o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, fazendo com que a escola e professores se adaptem a esses recursos, que podem constituir um elemento valorizador das práticas pedagógicas, já que acrescenta em termos de acesso à informação, flexibilidade, diversidade de suportes no seu tratamento e apresentação. Valorizam, ainda, os processos de compreensão de conceitos e fenômenos diversos, na medida em que conseguem associar diferentes tipos de representação que vão desde o texto, à imagem fixa e animada, ao vídeo e ao som. Essa tecnologia não pode ser vista como simples ferramenta, mas sim recursos agrupados a novas oportunidades de ensino que propiciam benefícios como: desenvolvimento da criatividade, da aprendizagem e da reconstrução dos conhecimentos, auxiliando na quebra de barreiras principalmente impostas pelo método tradicional de ensino. Na escola, o computador tornou certas atividades mais rápidas e fáceis e junto com a internet e a crescente evolução tecnológica, o aprender ganhou novas formas e lugares diferentes para ser obtido. Alguns professores usam as tecnologias apenas para apoiar suas aulas, mas no tocante aos professores, estes deparam-se com alguns desafios em relação ao uso das TIC no contexto escolar, como saber usa-las de forma pedagógica com os alunos, saber lidar tanto com os alunos que já possuem conhecimentos em relação ao uso dos recursos tecnológicos, como com aqueles não tem acesso a ascensão tecnológica, saber lidar também com escolas com diversidade de tecnologias e com outras em que esses recursos são escassos.

O ensino em ciências tem muito a ganhar com o uso das TICs, por ser uma área com assuntos e temas científicos com implicações sociais, promove a curiosidade, a exploração de possíveis explicações para diversos fatos, a pesquisa e a discussão, realçando, assim, a questão da responsabilidade e autonomia do aluno e dando mais importância ao processo de aprendizagem do que ao produto. Ferramentas de edição e processamento de dados, softwares multimídia, ferramentas de edição de texto e apresentação de imagens, projeção e edição de imagens, e-mail, a internet que é utilizada como ferramenta de busca e que tem a capacidade de fazer com que pessoas de diversas localidades possam se comunicar e interagir, além de aplicativos (mais atuais) que auxiliam na identificação de vegetais entre outras funções, contribuem para um ensino mais dinâmico e atrativo para os alunos. Essas ferramentas atuais são importantes para o dinamismo da disciplina, mas é necessário uma certa dedicação do professor e da escola, as ferramentas devem ser disponíveis e acessíveis para todos alunos, para que possa despertar o interesse em pesquisa e não sentir que aquele tipo de ferramenta só estará disponível durante as aulas. Como exemplos de aplicativos de ciências além do que já foi citado, temos aplicativos para dissecação de animais, visualização das células, anatomia e muitos outros.

Em um estudo para tese de mestrado (SANTOS e RODRIGUES, 2016) realizaram em uma escola pública da zona sul da cidade de São Paulo - SP, durante o segundo semestre de 2016 um estudo com alunos que teve como público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com