TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização tecnologica na didatica educacional

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

POLO PRESENCIAL DE PALMAS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LUMAGNO LOPES BRANDÃO EAD RA 2837302690

ROSICLEIA BATISTA DOS SANTOS EAD RA 2837303102

DESAFIO PROFISSIONAL:

UTILIDADE TECNOLOGICA NA DIDÁTICA EDUCACIONAL

PALMAS/TO

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        DESENVOLVIMENTO        3

2.2        Objetivos específicos para as tecnologias aplicadas.        3

2.3        Capacitação aos docentes.        5

3.        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

A introdução da tecnologia na sociedade acarretou mudanças no meio interativo, a interação entre pessoas, a disposição de informações e a sua exposição foram afetadas e tem se tornado mais acessível e fácil adquirir o conhecimento que influencia a ação humana no conviveu social. O ato de se educar a ação e de forma o caráter dos indivíduos não está restrito a atuação da família e de entidades educacionais, sendo disseminado pelas influencias que o meio tecnológico proporciona. Faz-se necessário na educação dispor métodos que façam os discentes se direcionar para as informações que eleva o conhecimento instrutivo, criando um ambiente onde o aluno se adeque a interação tecnológica com a instrução educacional. Essa condição irá predominar quando o ambiente educacional dispuser de ferramentas tecnológicas que impulsione essa interação. Segundo Silva (2015, p. 12).

Os professores de hoje têm um grande desafio lidar com esse perfil predominante de alunos e ajudá-los na aquisição de conhecimento para exercer suas profissões futuras e no desenvolvimento de competências que terão como alicerce o autoconhecimento e o reconhecimento de padrões diferenciados de informação, verdade e expectativa. Mudar não é um processo fácil, assim como criar estratégias tendo em vista os perfis generalizados, ao mesmo tempo em que se tenta atingir as necessidades individuais. Apesar disso, é função dos atuais e futuros professores pensar sobre as próximas gerações e atuais alunos, procurando planejar estratégias que visem à integração e à formação pessoal e coletiva do grupo.

A produção textual aborda explicitamente a discursão de métodos que aprimore a didática educacional com a tecnologia a fim de atribuir ao ensino maior abrangência, e que se adaptem as necessidades da sociedade. É apresentado um estudo de caso da Entidade não governamental, organizações do terceiro setor, ONG Esperança que objetiva a implantação de tecnologias como instrumentos eficazes é eficientes do ensino em sua organização. A proposta integra as variáveis estudadas, sendo apresentada também a necessidade de adequação profissional dos docentes ao novo ambiente.   O contexto expõem as potencialidades e as fragilidades do uso de tecnologias na educação em espações escolares e não escolares.


   

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Objetivos específicos para as tecnologias aplicadas.

Videoteca

Usuários: Docentes e discentes

Tecnologias

Justificativa e estratégias usos

Objetivos

Aplicações

Tablets

Permite o acesso a aplicativos educativos específicos que estimula o aprendizado do aluno.

Expandir o acesso a conteúdos.

Aplicativos educacionais

Lousa digital

Oportuniza a dinâmica do ensino entre      professor e aluno e torna flexível o ensino.

Dinamismo em grupo.

Ministrar aula, reuniões docentes e discentes.

Jogos educativos

Desperta o interesse pelo estudo facilitando o aprendizado.

Atividade extraclasse.

Recreação.

Tela de vídeo

Oportuniza a interação em grupo e facilita a didática de ensino utilizando-se de conteúdos visuais.

Facilitar é aprimorar os métodos de ensino.

Apresentações e seminários escolares, cinema.

Tabela 1: Listagem dos instrumentos tecnológicos.

As tecnologias que se pretende adotar na ONG esperança são apresentadas na Tabela 1, a escolha dos instrumentos tecnológicos a serem utilizados foi estabelecida mediante as variáveis escolares que intensificam e aprimora a realidade vivenciada. As novas tecnologias ajudam de forma efetiva o aluno, o emprego destas ferramentas estimula a buscar de conhecimento e socialização de forma a melhorar seu desempenho escolar. Essas ferramentas tecnológicas além de facilitar o acesso aos novos conhecimentos servem também de base para novas adaptações aos sistemas variados de transmissão de conhecimento de maneira a melhorar, transferir e transformar os fatores complicados em algo mais acessível e sedimentados, transformando a teoria em prática. A cronologia de evolução do ensino escolar acerca dos métodos de educação abordados tem sincronismo com o avanço tecnológico, cientifico e filosófico da sociedade. O aprendizado estudantil dispõe de métodos holísticos que englobam uma didática continua e abrangente caracterizada não apenas no ambiente escolar, mas vivenciada em todo o meio de interação, esse dinamismo enriquece e flexibiliza o ensino educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (223.6 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com