TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO, INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: Estudo analítico da eficácia dos programas de Formação Continuada do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM Mossoró/RN

Por:   •  25/4/2016  •  Artigo  •  4.769 Palavras (20 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 20

 

CONHECIMENTO, INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA:

Estudo analítico da eficácia dos programas de Formação Continuada do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM Mossoró/RN

 

 

CRISTHIANE MARQUES DE OLIVEIRA – NTM

cristhiane.rn@gmail.com

FRANK WERLLY MENDES DE BRITO – NTM

pfwerlly@gmail.com

MARIA DE FÁTIMA DE L. DAS CHAGAS – NTM fatima.aee@gmail.com

MARIA DO SOCORRO SOUZA – NTM/NTE socsouza@hotmail.com

 

RESUMO: Esta pesquisa aborda a eficácia dos programas de formação continuada desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional – NTM/Mossoró e tem como objetivo determinar a qualidade dos cursos ali ofertados e sua contribuição nas instituições educacionais da rede municipal de Mossoró. Este estudo apresenta uma abordagem quantiqualitativa, através de diversos instrumentos que possibilitaram a obtenção dos resultados analisados, direcionados para a compreensão da ação pedagógica dos educadores no acesso e interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, bem como suas dificuldades, superações e expectativas. Os dados consolidados foram analisados e comparados com os resultados da avaliação nacional - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - e da avaliação municipal - Prêmio Escola de Qualidade. O comparativo destes dados evidencia o reflexo dos programas de formação continuada do NTM nos resultados pedagógicos das instituições educacionais, embora ainda de modo incipiente. Isso porque a pesquisa comprovou ainda um certo distanciamento, por parte de alguns docentes, entre a teoria vista nos cursos e a prática de sala de aula, devido às dificuldades e empecilhos existentes nessas instituições de ensino. O estudo destacou, ainda, a importância das tecnologias na ação pedagógica, assim como nas atividades práticas dos cursos de formação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologia; Ação Pedagógica.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

A sociedade contemporânea é marcada por inúmeras transformações, principalmente na área tecnológica, que atingiu todos os setores econômicos, políticos e sociais.  

O campo educacional, também, está sendo pressionado por estas mudanças, pois é um mundo caracterizado pelo processo da globalização, que exige a demanda de um novo cidadão, profissional capaz de lidar com as tecnologias e linguagens do seu tempo.  

Sendo a escola uma das principais disseminadoras do conhecimento, ela jamais poderá se distanciar da realidade tecnológica atual, já que esta proporciona no campo educacional a busca da inovação e a quebra de paradigmas estabelecidos. É para esta escola inovadora que a formação continuada foi elaborada, para disponibilizar o acesso e a interação com as tecnologias, promover a aprendizagem e a interação em ambientes virtuais, inserir as tecnologias como ferramenta pedagógica, introduzir os educadores neste ciberespaço de oportunidades, disseminando as possibilidades de aprendizagem colaborativa com as ferramentas mediadoras na interação, socialização, produção e construção dos conhecimentos.

Em tempos de transformações constantes, inovar é questão de sobrevivência. Momento vivido pela sociedade da informação e da comunicação midiática que apresenta um novo reaprender a conhecer, a comunicar-se, a ensinar, a integrar-se com o ser humano individual e social. É uma nova conexão de conhecimento, que pressiona a construção de nova postura deste ser social on-line ou off-line, mas com a postura participativa, construtiva e acima de tudo colaborativa.

É o rompimento de paradigmas, para que a construção do ser professor ocorra dentro das necessidades e das exigências desta sociedade atual, numa postura de professor mediador e provocador de situações problemas, que promova ao aluno o incentivo à pesquisa, à análise da construção e reconstrução do conhecimento.

A escola faz parte desta sociedade, convive com esta realidade, é a cultura digital que se dissemina em grande velocidade. E os educadores, conseguem acompanhar e introduzir estas tecnologias na sua proposta pedagógica? Introduzindo-as como ferramenta potencializadora?

O tema em estudo apresenta uma análise quanti-qualitativa da formação continuada promovida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM / Mossoró-RN, oportunizando a entidade formadora e aos gestores da rede municipal uma análise avaliativa do impacto desta formação continuada no resultado escolar do processo ensino aprendizagem, bem como a valorização do educador que busca a sua qualificação profissional. Esta análise tem como amostragem 38 escolas de um total de 61 escolas urbanas e rurais, tendo como foco principal as escolas com maiores números de professores capacitados nos cursos promovidos pela instituição pesquisada.

No entorno desta pesquisa, foi diagnosticado o impacto da formação continuada na prática pedagógica do professor no acesso, interação e mediação pedagógica das tecnologias existentes na escola, bem como, o detectar dos empecilhos que dificultaram o acesso e a inclusão das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar. Estes dados consolidados foram comparados com as avaliações em nível nacional - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – e da avaliação municipal – Prêmio Escola de Qualidade, com o intuito de diagnosticar o impacto da formação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM aos resultados avaliativos.

 

2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

 

É difícil, hoje pensar em Educação e Escola sem o envolvimento das tecnologias. O aluno como protagonista já se encontra mergulhado neste mundo do ciberespaço. A escola precisa se aproximar desta realidade e tornar o seu espaço educativo mais moderno, construtivo, reflexivo e colaborativo.

Cita Lira(2010, p.68):

Essas novas maneiras de pensar e de agir dessas novas gerações digitais vão influenciar o futuro dos professores, das escolas e da educação. Será preciso a ampliação de políticas públicas efetivas, que propiciem a inclusão digital de todos os cidadãos. Essas ações deverão ir além do espaço escolar e chegar a outros recantos sociais, apesar de continuar sendo a escola o espaço privilegiado para a aprendizagem da fluência digital. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (763.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com