TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIAJANDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  14/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

VIAJANDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças tem impacto direto no adulto que elas serão.

Esse desenvolvimento é determinado por vários fatores: a hereditariedade; o crescimento; a maturação neurofisiológica onde, por exemplo, a criança aprende ler; o meio ambiente, cujo conjunto de influências e estimulações ambientais, alteram os padrões de comportamento do indivíduo (Ambiente sócio psicológico imediato e cultural no qual a criança se desenvolve). Para esse desenvolvimento o mais importante é o meio, com sua influência (raça, etnia, cultura, estilo de vida, condições sócia econômica).

O educador necessita dentre outras coisas primar para o desenvolvimento da autonomia e confiança do aluno, respeitar os estágios de seu desenvolvimento sem queimar etapas, valorizar e respeitar a criança observando sua auto-estima, contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

É interessante abordar a visão e alguns teóricos, pois todos entendem e dividem o desenvolvimento humano por etapas:

Sólon (594 aC),assim o dividiu: 1º período do nascimento à queda da primeira dentição, 2º período até à puberdade, 3º até o aparecimento da barba, 4º até o termino do crescimento dos membros, 5º até o amadurecimento sexual, 6º quando o espírito se volta às coisas da vida prática e 7º quando o homem se torna contemplativo, esperando a morte.

Freud (1856-1939) 1ª fase oral de de um a um ano e meio; 2ª fase anal de um ano e meio a três anos; 3ª fase fálica de três a sete anos; 4ª fase latência de sete a doze anos e 5ª fase genital a partir dos doze anos de idade.

A. Gesel (1890-1961) 1º embrião de 0 a 8 semanas; 2º feto de 8 a 10 semanas; 3º infância do nascimento aos dois anos; 4º idade pré escolar; 5º meninice; 6º adolescência dos 12 aos 20/24 anos; 7º adulto.

Piaget (1896-1980) 1º estágio de 0 a 2 anos inteligência sócio motora; 2º estágio de 2 a 11 anos inteligência operatório concreta; 3º estágio a partir dos 12 anos inteligência operatório formal.

Conhecer esses estágios de desenvolvimento infantil, contribui para que o professor possa conhecer como a criança se desenvolve e assim poder trabalhar mais adequadamente o seu planejamento pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com