TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versão Preliminar QE

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  19.765 Palavras (80 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 80

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA[pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA – CONVÊNIO UNESP/UNIVESP

Programa de Formação de Professores em Exercício, para Educação Infantil, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão de Unidade Escolar.

  1. MARCOS LUIZ FEITOSA

                

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO: O IMPACTO DA

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

TUPÃ
2013


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA[pic 3]

CURSO DE PEDAGOGIA – CONVÊNIO UNESP/UNIVESP

Programa de Formação de Professores em Exercício, para Educação Infantil, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão de Unidade Escolar.

MARCOS LUIZ FEITOSA

                

  1. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO: O IMPACTO DA

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Convênio UNESP/UNIVESP, para obtenção do título de Graduado em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista — UNESP, câmpus de Tupã, SP.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti.

  1. TUPÃ

2013

FOLHA DE APROVAÇÃO[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

MARCOS LUIZ FEITOSA

  1. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO: O IMPACTO DA

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

  1. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Graduado no Curso de Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista — UNESP, através do convênio UNESP/UNIVESP.
  2.  
  3. Comissão de avaliação formada pelos examinadores:
  4. ______________________________________
  5. Prof.
  6. (Coordenador do Curso)
  7. ______________________________________
  8. Orientadora:  
  9. Prof.ª Dr.ª Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti
  10. ______________________________________
  11. Prof.

(membro da banca)

  1. ______________________________________
  2. Prof.

(membro da banca)

  1. TUPÃ

2013

AGRADECIMENTOS[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

A todos aqueles que me auxiliaram com seu apoio, incentivo e compreensão, pela prova de tolerância, persistência e solidariedade.

Em especial, aos orientadores de disciplina e de turma e à minha esposa, Carla Feitosa, que teve papel fundamental com apoio no decorrer do Curso.

  1. [pic 12]
  2. Quando não se coloca o centro de gravidade do ato educativo na educação do educando para a vida, lança-se a vida para fora do ato educativo.”
  3. Neidson Rodrigues

Resumo: A qualidade de ensino no sistema educacional brasileiro é um tema recorrente, que se agrava pela compulsoriedade do acesso na educação básica da rede pública. Às taxas de retenção e de evasão escolar somam-se os baixos níveis de desempenho dos alunos, deixando transparecer para a maioria da população que o sistema de educação fundamental e de ensino médio não está promovendo a formação necessária nem para a participação crítica na sociedade moderna, nem para a inserção do educando no mundo do trabalho em uma economia globalizada. De outra parte, o setor da educação é um dos mais submetidos a reformas na esfera das políticas públicas, em um curto espaço de tempo, mas os resultados têm sido escassos e, o que é ainda pior, trazem como reação o imobilismo das instituições educacionais. Neste sentido, a qualidade de ensino entra em choque com a quantidade de alunos que acessam os serviços educacionais e as consequências deste desequilíbrio atingem diretamente as atividades econômicas e as relações sociais. Uma forma de mapear realisticamente os problemas educacionais existentes está na avaliação da qualidade do ensino, através de testes padronizados baseados em metodologias confiáveis. Eles avaliam a capacidade cognitiva do alunado e permitem a comparação entre estudantes no interior dos sistemas educacionais, dentro e fora do país. O Brasil é detentor destes instrumentos, conforme comprovam o SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, ligado ao MEC, e o SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, vinculado à SEE/SP. Além disso, o Brasil vem participando, desde 2000, do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos, o que pode legitimar o sistema de avaliação como importante instrumento capaz de promover melhorias na qualidade de ensino do sistema educativo nacional.[pic 13][pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (129.5 Kb)   pdf (533.3 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com