TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida pregressa da humanidade mental

Por:   •  26/9/2015  •  Tese  •  7.312 Palavras (30 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 30

Processo de Aceitação

da

 Deficiência Mental

pela

Família

Curso Neuropsicopedagogia

Cotia 2014

INTRODUÇÃO

Palavras-chave: Deficiência, Aceitação, Família.

O presente trabalho nos remete ao conhecimento de como se constrói o processo de aceitação do filho com deficiência pela família.

Para desvelar o significado dessa experiência existencial da deficiência, tomamos como base 10 mães de filhos que estudam na Apae, 10 técnicos que acompanham o desenvolvimento da criança na instituição e 10 alunos que usufruem desses serviços e também bibliografias da área de Serviço Social e da Psicologia, buscando compreender a experiência de pais de pessoas com deficiência mental, para análise e fundamentação a partir dos pressupostos teóricos referentes às relações formadas por esses sujeitos.

Quanto aos instrumentos utilizados, recorremos à visita domiciliar e a entrevista semi-estruturada de caráter exploratório, que vem no propósito de dar respostas com menor obscuridade possível; para isso, trabalhamos com entrevistas que tiveram como pergunta norteadora: Como é a relação diária da família com o deficiente?

Através desta questão, visualizamos a aproximação com a realidade da família. Utilizamos, também, observações e avaliações dos técnicos que acompanham o deficiente na Instituição. Apresentamos o objeto do nosso estudo caracterizado como Projeto de Pesquisa.

O desenvolvimento humano é um processo que inicia na concepção, e só termina com a morte, segundo BARALDI (1994), é um contínuo. Sendo o nascimento de uma criança, um momento constitutivo em que a mãe espera tudo de um filho, é uma promessa de completude, visto isso, o nascimento de um filho com deficiência, é um fato traumático não somente pela patologia em si e pelas limitações que ela impõe, mas porque há um desencontro entre a criança real e a criança desejada.

Entendemos que esse tema é importante e pertinente por conter imbricados sentimentos de pertencimento, resistência em relação à família e à criança portadora de deficiência, sendo que a construção dos vínculos se inicia com a criança dentro do ventre, se concretizando no momento do nascimento.

Buscamos como objetivo “entender este processo de desenvolvimento para propor hipóteses”, e assim construir dentro dessa contextualidade, possíveis estruturas que venham ao encontro das necessidades emocionais e relacionais das famílias no que se relaciona ao acolhimento e afetividade, primando com isso, melhor qualidade de vida à família, e, à criança portadora de deficiência. Como vem se constituindo o processo de aceitação da deficiência por parte da família, na APAE de Cotia, no período de agosto a outubro de 2006.

Frisamos como objetivos:

  • Analisar como a família vivência o processo do luto do filho idealizado.
  • Identificar as etapas do processo de aceitação de um filho com deficiência pela família.
  • Demonstrar como se forma e se expressa o processo de rejeição em relação à pessoa portadora de deficiência pela família
  • Observar se há negligência da família com o filho deficiente.
  • Analisar como a família potencializa a autonomia do filho com deficiência.
  • Constatar a construção da identidade do deficiente dentro da família.

Deficiência e Frustração

A condição de “deficiência” está presente na nossa história desde muitos tempos. O preconceito, em relação às pessoas portadoras de deficiência, é explicitado e relatado desde antes de cristo, sendo que a forma que é conduzida pela sociedade dependerá da região, da história e da temporalidade em que a deficiência é vivenciada.

O preconceito da sociedade contemporânea tem se manifestado de diversas formas, mas uma das mais constantes é aquela que é dirigida contra as crianças, na medida em que estão em processo de desenvolvimento.

A falta de informações e o preconceito da sociedade acabam por dificultar a entrada da criança na escola, pois percebemos que muitas delas quando chegam a conseguir a vaga encontram-se com a idade avançada para começarem no ensino infantil e seu histórico de desenvolvimento é negativo. A condição de negativo é devido a criança ter a idade correspondente a vida escolar, mas não foi trabalhado com ela nenhum tipo de estímulo.

A família muitas vezes não acompanha o desenvolvimento do deficiente por não ter apoio dos órgãos responsáveis em protege-los e ainda sofrem com a discriminação das pessoas que não acreditam que esse ser humano possa vencer seus limites.

O desenvolvimento humano é um processo que inicia na concepção, e só termina com a morte, segundo BARALDI (1994), é um contínuo. Sendo o nascimento de uma criança, um momento construtivo em que a mãe espera tudo de um filho, é uma promessa de completude, visto isso, o nascimento de um filho com deficiência, é um fato traumático não somente pela patologia em si e pelas limitações que ela impõe, mas porque a um desencontro entre a criança real e a criança desejada.

Este processo de negação sofrido pela criança pode causar no seu desenvolvimento o aprofundamento de danos físico mental e psicológico.

Normalmente, é na infância que são moldadas grande parte das características afetivas e da personalidade que a criança carregará para a sua vida.

O desenvolvimento da personalidade é um processo complicado influenciado por vários fatores, sendo que se destaca pela história pessoal das experiências do indivíduo com os outros.

 

O desenvolvimento da criança depende de dois fatores básicos: a maturação e o ambiente. No caso do preconceito familiar, percebemos que ele se situa, no ambiente, em que deveria ser responsável por proteger.

As relações com a família e com os outros grupos sociais são de máxima importância. Diante desta afirmação, podemos dizer que a criança que tem sua infância comprometida pelo processo lento e gradual de aceitação familiar poderá ter seu desenvolvimento da personalidade afetado, mostrando-se introspectiva, com baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento, agressiva, rebelde, ou muito passiva.

Quando a deficiência ocorre, segundo Vash (1988), a família inteira começa uma batalha adaptativa para recuperar o equilíbrio. O nascimento de uma criança deficiente pode ter um impacto intenso e de longo alcance também nas outras pessoas da família, pois, todos vivenciam o choque e o medo com relação ao reconhecimento da deficiência, bem como, a dor e a ansiedade de se imaginar, quais serão as implicações futuras no estilo de vida dos membros da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (243.5 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com