TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida e Saúde Mental

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O adoecimento psíquico é um dos grandes problemas enfrentados na atualidade, comprometendo a saúde da população e constituindo elevado peso para a saúde pública. A Organização Mundial de Saúde aponta que uma em cada quatro pessoas será afetada por um distúrbio mental em uma dada fase da vida.

Estudos transversais e prospectivos têm evidenciado uma forte associação entre os problemas de saúde mental e os baixos níveis de atividade física. A atividade física se apresenta como elemento responsável por atuar diretamente nos fatores psicológicos (distração, auto-eficácia e interação social) e nos fatores fisiológicos (aumento da transmissão sináptica das endorfinas).

A prática da atividade física como modalidade terapêutica inserida no contexto de vida da pessoa com transtorno mental pode ser sendo compreendida como um meio destacado de gerar benefícios para a saúde.

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE MENTAL

A Qualidade de vida no contexto da saúde mental, significa algo mais do que a melhora dos sintomas. Consiste na estruturação de um conjunto de fatores necessários, como resgate das habilidades sociais, moradia, trabalho, educação, apoio comunitário, lazer e bem estar psicológico. A medicina e as ciências do movimento vem aperfeiçoando-se na experimentação da atividade física, como procedimento eficaz tanto na prevenção quanto no tratamento e reabilitação das pessoas com transtornos mentais. A participação em um programa de exercício regular é uma modalidade de intervenção efetiva para reduzir e prevenir um número de declínios funcionais associados à doença. Quanto aos fatores psicológicos, os maiores benefícios citados na literatura incluem aumento da autoestima, da percepção de controle, da eficácia e da percepção da imagem corporal, combate ao distress e redução de estados de depressão e ansiedade.

A atividade física traz benefícios orgânicos ao indivíduo, tendo também ação benéfica sobre a sua saúde mental quando usada de maneira correta, pois se utilizada de maneira incorreta e excessiva torna-se prejudicial. Para alguns indivíduos a atividade física pode tornar-se uma obsessão, resultando numa exagerada preocupação com exercícios e treinamento podendo interferir nas relações pessoais e ocupacionais. Já, para atletas de elite, o excesso de treinamento pode levar à síndrome de "overtraining", que pode ser observada pela presença da queda de rendimento, distúrbio do sono, redução da libido e do apetite, alterações de humor como apatia, irritabilidade e depressão.

O exercício regular moderado pode ser considerado como relevante no tratamento da depressão e ansiedade, melhorando o bem-estar mental da população em geral, conforme verificado em diversas pesquisas. A influência da atividade física para um estilo de vida saudável é considerada como um fator benéfico relacionado à capacidade para o trabalho, bem-estar, saúde mental e qualidade de vida.

CONCLUSÃO

 O resultado positivo da atividade física na modificação do estilo de vida de pessoas com doença crônica foi constatado em múltiplos estudos.

É ressaltada a necessidade de que a atividade física seja programada e adaptada a esta população para uma intervenção efetiva, pois as pessoas com transtorno mental grave podem desenvolver doença crônica associada ao comportamento sedentário, como a diabete e as doenças cardiovasculares. Os autores afirmam ainda que o exercício pode também ajudar na elevação da autoestima e redução do isolamento social. A aderência da pessoa com transtorno mental grave à pratica da atividade física parece comparável ao da população em geral, atualmente considerada como um dos mais valiosos componentes do tratamento de várias doenças, crônicas ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com