TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencias Musicais

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

VIVÊNCIAS MUSICAIS

DISCENTE: Angela Cecília Lamas

6º PM PEDAGOGIA

1) A eurritmia é um método que se utiliza de exercícios rítmicos que auxiliavam?

Os trabalhos de reconhecimento das estruturas musicais, propondo a percepção rítma por meio da sensibilidade.

2) Segundo Gary; Mark, (1992) a felicidade do indivíduo está na crença grega de viver em um universo equilibrado, em que a música favorece a relação de equilíbrio entre a mente e o corpo. Qual o objetivo da educação para os gregos? E quais as disciplinas que incluíram em seu currículo?

Para os gregos, o objetivo da educação consistia em preparar cidadãos para participas da sociedade e usufruir de seus benefícios. Os gregos incluíram duas disciplinas em seu currículo: a música e a ginástica. No entanto, apenas a música era estendida em todos os níveis da educação grega. Enquanto que a ginástica era restrita a primeira fase da educação das crianças.

3) Como era visto a educação musical grega? O que Platão apud Monroe (1968) comenta sobre a relevância do professor como mediador do processo educativo musical?

A educação musical grega era vista em seu mais simples amplo conceito objetivando a purificação da alma (mente) do sujeito. Segundo Platão, os mestres da música "familiarizaram as almas dos meninos como o ritmo e harmonia, de modo que possam crescer em gentileza, em graça e em harmonia, e tornar-se úteis em palavras e em ações; porque a vida inteira do homem precisa de graça e harmonia.

4) Consoante à educação de Atenas, está compreendida três níveis: primário, secundário e terciário. A base do currículo Ateniense estava vinculada às nove musas, incluindo a poesia, o drama, a história, a oratória, as ciências e a música. Contudo, a música era a área que ocupava o maior tempo no processo educativo. A música era trabalhada por meio da execução da lira, como forma de acompanhar o recitar de um poema. Todavia, a música não era utilizada com caráter de formação técnica e sim de que forma?

A música era utilizada como elemento que agregasse valor a educação da criança, permitindo e impedindo a este a improvisação que favorece a construção de uma harmonia que expressasse o pensamento recitado.

5) Para a Escola Nova a ênfase está em manter a crença no poder da escola e em sua função de equalização social e assim promover uma nova maneira de interpretar a educação, pois a marginalização tida como cerne da pedagogia tradicional como um problema a ser resolvido pela escola. Para este movimento, os homens são essencialmente diferentes, não se repete, cada indivíduo é único. Dessa forma, como o escolanovismo concebe a educação? E qual a pedagogia utilizada pelo professor?

O escolanovismo concebe a educação como um instrumento de correção da marginalidade na medida em que contribui para a constituição de uma sociedade na qual não importamos diferenças de quaisquer tipos, mas que se aceitem e respeitem mutuamente na sua individualidade específica. O professor age como estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos, favorecendo o processo de aprendizado como decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre os professores.

6) Ao se trabalhar com a música na educação infantil, é fato perceber o prazer das crianças em acompanhá-las por meio da expressão corporal (palmas, sapateados, danças, entre outros), sendo, portanto a partir destes movimento, desta relação corpo e rítmo que a criança ao ouvir, cantar, imitar, dançar, constrói seus conhecimentos musicais, explorando e descobrindo os sons, ou seja, novas paisagens sonoras. O que o RCNEIs (1998) aborda sobre a música?

Segundo os RCNEIs (1998), a música constitui-se em linguagem e, portanto, essencial no processo de educação de crianças, visto que estes a constroem desde os primeiros anos de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com