TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você conhece a LDB 9394/96?

Por:   •  14/11/2017  •  Dissertação  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 2

Você conhece a LDB 9394/96?

"A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) - LDB - é a lei orgânica e geral da educação brasileira. Como o próprio nome diz, dita as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional. Segundo o ex-ministro Paulo Renato Souza - que ao lado do então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a LDB que vigora até hoje - "o mais interessante da LDB é que ela foge do que é, infelizmente o mais comum na legislação brasileira: ser muito detalhista. A LDB não é detalhista, ela dá muita liberdade para as escolas, para os sistemas de ensino dos municípios e dos estados, fixando normas gerais. Acho que é realmente uma lei exemplar."

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/lei-diretrizes-bases-349321.shtml

Apesar de ter 17 anos muito do que trata a LDB continua a ser discutido e a ser reformulado.

Agora é com você:

Qual a importância desta lei e o que você acha que poderia ser incluído nela?

Elabore um texto com 15 linhas.

Atenção: se desejar utilizar uma citação, que seja curta, e não esqueça a fonte

RESPOSTA:

A Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação é importante para se ter garantido o acesso à educação gratuita e de qualidade para a população e também para valorizar todos os profissionais da educação.

Essa lei faz com que a população e todos os profissionais que ela abrange não fiquem ignorantes quanto aos seus direitos e deveres. Além disso ela padroniza a educação no país e fornece significado do que é a educação influenciando diretamente na formação escolar e acadêmica.

Também é importante para idealizar a formação do aluno e cidadão para o trabalho, enfatizando que o estudante tem que se preparar para um futuro profissional promissor.

Nesta lei gostaria de fosse acrescentado mais artigos que pudessem garantir mais direitos de alunos e professores a uma educação de qualidade pois achei que ela não possui artigos suficientes para isso. Também acrescentaria artigos onde garantissem mais direitos dos profissionais da educação principalmente no que diz respeito ao pessoal da parte administrativa e secretaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com