TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA 003

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 003

1.2 OBJETIVOS 003

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 004

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 005

2.1 METODOLOGIA 005

2.2 CRONOGRAMA 005

REFERÊNCIAS 006

ANEXOS 007

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por meio dos assuntos abordados em sala de aula até o instante momento da aplicação deste trabalho acadêmico, basiei-me nos ensinamentos referentes à inclusão social escolar, de modo que pude elencar alguns dos principais aspectos responsáveis pela individualidade “imposta” a muitos educandos em igual situação de desrespeito e cumplicidade de sua própria condição.

Estes aspectos puderam ser reconhecidos por base nos ensinamentos de autores como Paulo Freire, Emílio Figueira, Claudia Werneck e outros de igual relevância, que contribuíram para a formação da educação moderna, tendo em vista uma crescente rivalização de ideais no contexto social cultural, sendo este um grande interventor da causa educativa em todo o mundo, pois segundo Figueira (1995,):

"palavras são expressões verbais de imagens construídas pela mente. Às vezes, o uso de certos termos, muito difundido e aparentemente inocentes, reforça preconceitos. Além dessas falas, temos observado, o medo da mudança com a certeza do fracasso e medo da diferença onde se sentem ameaçados, os que provocam afastamento, o estigma e consequentemente o preconceito. O professor desconhece quem é este sujeito, suas possibilidades, seu desejos, suas dificuldades e limitações".

Sendo assim, é com estes preceitos que tomo partido na resolução das duvidas e outras indagações semelhantes ao que rege a inclusão social escolar, tendo como objetivo elencar, analisar, e apresentar da melhor maneira possível os fatores e seus vetores causadores das mazelas estudantis contemporâneas.

1.2 OBJETIVOS

Com o desenvolvimento deste trabalho, primeiramente busco almejar um real panorama do quão grave está o desnível entre os grupos de educandos, relativizando ainda as causas e em que proporção esses males da interação juvenil afeta o desenvolvimento acadêmico, pois cabe salientar ainda que segundo a ONU, alguns fatores ainda interferem na inclusão, como a ignorância, negligência, superstição e o medo. Conforme Wernek (1997), estes fatores são mantidos certamente pela desinformação a respeito das deficiências e inclusão.

Em segundo plano, discorrerei sobre quais são os aspectos de maior impacto no universo escolar, transparecendo a origem do problema e como decorre do ponto de vista do afetado, do causador e do analisador.

Em uma singela tentativa, a terceira objetivação deste escrito será apresentar supostas formas de coibir e/ou inibir quais quer focos de exclusão individual ou em grupo, dessa maneira, promovendo teoricamente alternativas para uma melhor dissolução deste agravante problema social. Assim sendo:

Kunc (1992), fala sobre inclusão: "o principio fundamental da educação inclusiva é a valorização da diversidade e da comunidade humana. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo".

1.3 FUNDAMENTAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com