TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética. Ética Profissional - filme “Amor sem escalas”

Por:   •  4/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................4

Ética e administração......................................................................................5

Ética Profissional - filme “Amor sem escalas”...............................................7

Sinopse do filme..............................................................................................7

Questões sobre ética profissional....................................................................8

Relatório do filme.........................................................................................10

Ética profissional em Administração............................................................12

Considerações Finais....................................................................................14

Referências Bibliográficas............................................................................15

INTRODUÇÃO

Ética

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são anti-éticos. Há necessidade de ética porque há o outro ser humano, sem a ética podemos nos tornar indivíduos, corruptos, de carácter mal. Além de colocarmos diversas vezes nosso emprego em perigo. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo. Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos, buscando sempre identificar desvios de condutas que possam atrapalhar a consecução dos objetivos aplicando as punições cabíveis. Porém, ser ético é ver uma situação que pode ser corrigida e fazê-lo, não só apenas criticar e atacar. Aconselhar e ajudar pessoas que possam ter desvios de comportamento para o que pode prejudicar a organização e trazê-los para um ambiente saudável e ético. Ser ético e conseguir transmitir isso as pessoas torna-nos melhores pessoas e cidadãos.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Etapa - 1

Com base nos textos indicados, utilizaremos nesta etapa uma empresa como exemplo da falta de Ética em uma grande organização.

A Bartira Móveis é uma empresa no ramo de fabricação e distribuição de móveis planejados para escritórios e uso doméstico. Sua sede localiza-se no Rio Grande do Sul. Por ser uma empresa de grande porte, possui mais de 1500 funcionários divididos em diversos setores tais como: administrativos, planejamento e produção.

No setor de distribuição, temos como responsável pela contratação de fretes, o Sr. Paulo. O trabalho dele é muito simples, porém de grande importância para a organização: orçar e contratar caminhoneiros para transportarem toda a mercadoria produzida de norte a sul do país.

Paulo trabalha na organização a 10 anos e por isso conhece todos os tramites internos de contratação e pagamentos do seu setor. Por ser o único responsável por esta função, ele percebeu que é fácil burlar os processos de seu setor e lucrar de forma ilícita.

Paulo possui uma carteira de caminhoneiros que fazem a rota de entrega mensal de mercadorias para a empresa. Estes caminhoneiros são contratados e pagos por percurso realizado, por exemplo: Saída do Rio Grande do Sul com destino a Tocantins. O que é levado em consideração para a contratação do caminhoneiro é o menor valor cobrado, garantia de entrega e cumprimento do prazo dados por este para realizar a viagem proposta. Assim como em um leilão, surgem várias ofertas para que Paulo possa escolher a mais vantajosa para a empresa. Nesse processo surgem também propostas para que alguns caminhoneiros sejam contratados com maior freqüência pela empresa.

Para que alguns caminhoneiros “mais chegados” possam estar sempre escalados para as viagens de entrega de mercadorias da Bartira Móveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com