TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANOREXIA NERVOSA

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.227 Palavras (25 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

BELO HORIZONTE

2014

 [pic 3][pic 4]

Fig: Distorção da imagem visual

Fonte: http://data.whicdn.com/images/26947055/tumblr_lsqalobjdh1qfr8j1o1_500_large.gif

ANOREXIA NERVOSA

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário UNA como requisito parcial para aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido I.

Orientadora Profa.

BELO HORIZONTE

2014

RESUMO[pic 5]

O presente trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica, pretende mostrar as consequências físicas e psicológicas que a anorexia pode promover para o desenvolvimento em adolescentes do sexo feminino, bem como identificar atualmente à continuidade do comportamento anoréxico, destacando-se os tratamentos psicológicos cognitivo-comportamental existentes para o atendimento.

PALAVRAS-CHAVE: Anorexia, transtorno psicológico e gênero feminino

[pic 6]

SUMÁRIO

 1. INTRODUÇÃO................................................................................................5

 2. METODOLOGIA.............................................................................................6

 3. BASE HISTÓRICA DA ANOREXIA NERVOSA............................................7

 4. CONCEITO...................................................................................................10

 5. SINTOMAS...................................................................................................11

        5.1 Sintomas físicos..............................................................................11

        5.2 Sintomas Psicológicos...................................................................11

 6. FATORES PSICOLÓGICOS........................................................................13

 7. INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA SOCIEDADE...............................................16

8. ENCAMINHAMENTO E TRATAMENTO......................................................19

9. TIPOS DE TERAPIA.....................................................................................21

10. POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS...........................................................23

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................25

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................26

1. INTRODUÇÃO

A sociedade costuma criar, imaginar, construir, uma definição de um corpo e imagem perfeitos, de acordo com os preceitos apresentados no contexto em que convivem. É crescente nos tempos atuais dentre muitos indivíduos a busca de alcançar o ideal estético. A perspectiva de equilibrarem padrões de comportamento, aparência e imagem, expressões corporais, podem tornar-se extremadas, fugindo a realidade e normalidade, contrariando fatores relevantes e determinantes da sociedade, comprometendo inclusive, suas condições sociais e fisiológicas, que por sua vez impactam e causam reações adversas com a alteração da imagem corporal que apresentam.

Estas alterações, segundo alguns estudiosos, estão relacionadas a vários fatores, onde deles provém uma contribuição diretamente interligadas, proporcionando um avanço crescente de transformações de imagem (busca de estereotipo perfeito), e em evidência, tem-se os transtornos alimentares, dentre esses: a anorexia nervosa.

Como será apresentado ao longo do trabalho, na anorexia nervosa, existe uma grande preocupação com a forma física, principalmente com a perda de peso. Mesmo extremamente magras as pacientes tem a percepção de estarem gordas ou desproporcionais, chamando esta situação de distorção da imagem.

Desta forma, por meio de trabalhos de autores que contribuem com estudos do assunto, este trabalho, buscará abordar um tema relevante de pouca atenção política ate o momento, a anorexia na adolescência.

O tema proposto enfoca com interesse os aspectos contextuais da anorexia nervosa, resguardando a atenção para os distúrbios psicológicos, físicos e sociais, acometendo principalmente adolescentes do sexo feminino.

Pesquisar e adquirir conhecimento são de grande relevância para formar uma opinião e esclarecer a respeito de sintomas dos quadros psicológicos, hormonais, sociais, e de conduta que se submetem as pacientes vitimadas pela anorexia nervosa.

2. METODOLOGIA

Este trabalho foi elaborado a partir de revisão bibliográfica de literaturas referente aos transtornos psicológicos que contribuem para o desenvolvimento da anorexia nervosa e como a psicologia pode atuar no tratamento das adolescentes anoréxicas. Os artigos analisados foram pesquisados em banco de dados reconhecidos cientificamente (Scielo e bvs-psi) e em livros que abordam assuntos relacionados com o tema proposto.

Contribuiu também para o desenvolvimento deste trabalho a discussão interdisciplinar com grupo de alunos e com todos os professores do 1º modulo do curso de Psicologia. A interdisciplinaridade é um paradigma que leva em conta uma tomada de posição frente ao problema do conhecimento pelas pessoas envolvidas num processo educativo e que reconhece a complexidade dos problemas a serem enfrentados, propondo soluções para que a humanidade possa se expressar em sua plenitude (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA, 2010).

Ainda segundo o Centro Universitário Una (2010) a interdisciplinaridade requer uma relação de reciprocidade, interação, mutualidade e diálogo em torno de uma intenção comum pelos participantes do projeto; cooperação entre as disciplinas ou área distintas de uma mesma ciência para que possam enriquecer-se mutuamente; aplicação prática da teoria para a sedimentação dos conteúdos aprendidos; abertura a todas as formas de saber que possam contribuir com o projeto, mantendo-se o foco científico sobre o projeto estudado; substituição da concepção fragmentária do conhecimento por uma concepção mais abrangente, complexa e que abarque vários ângulos em que o tema do projeto possa ser estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (170.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com