TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRENDIZAGEM SEGUNDO PIAGET

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

União das Faculdades de Mato Grosso - UNIFAMA[pic 1][pic 2][pic 3]

Graduação em Psicologia – Segundo Semestre

Maycol Alexander Silva

APRENDIZAGEM

SEGUNDO JEAN PIAGET

Guarantã do Norte-MT

Setembro 2018


União das Faculdades de Mato Grosso - UNIFAMA[pic 4][pic 5][pic 6]

Graduação em Psicologia – Segundo Semestre

Maycol Alexander Silva

APRENDIZAGEM

SEGUNDO JEAN PIAGET

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota avaliativa parcial na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, sob orientação do Prof. Marcos Cavalheiro.

Guarantã do Norte-MT

Setembro 2018


APRENDIZAGEM

Piaget queria descobrir como as pessoas aprendem tudo o que sabem sobre o mundo que as cerca. Como se avança do estado de desconhecimento para o estado de conhecimento. Ele desenvolveu a compreensão de que as pessoas têm a necessidade de aprender para poder se manter em equilíbrio, isto quer dizer que elas se sentem melhores quando compreendem o mundo que as cerca. Quando se deparam com algo que não compreendem, há um certo desconforto, ou seja, um desequilíbrio. Para voltar ao estado de equilíbrio, as opções são:

  • Negação (ignorar o conflito), fingir que aquela novidade não incomoda.
  • Tentar compreender o que foi mostrado. Neste caso, entram dois processos: assimilação e acomodação.  

ASSIMILAÇÃO

Quando uma estrutura cognitiva sofre uma modificação pela integração de um novo dado perceptual, motor ou conceitual, ocorre o processo cognitivo da assimilação. Isto quer dizer que quando a pessoa tem novas experiências, tende a ocorrer a adaptação desses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

Na linguagem de Piaget, segue o conceito de assimilação:

... uma integração à estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação. (PIAGET, 1996, p. 13)

No caso da criança, esta realiza constantemente tentativas de adaptar os novos estímulos às estruturas que ela possui até aquele momento. Por exemplo: imagine uma criança que nunca viu uma boneca. Quando ela vê a boneca, pode pensar que é uma pessoa, pois aparência da boneca é muito parecida com a de um humano. Esse processo de reconhecer a boneca como se fosse uma pessoa chama-se assimilação, pois ela compreende algo novo com base no conhecimento que já possui.

ACOMODAÇÃO

Para entender o processo de acomodação, podemos continuar no exemplo da boneca que segue sendo observada e a criança percebe que ela não reage quando tocada, não respira, tem uma textura diferente de pele e cabelo, sendo então um objeto que ela desconhece. Então o processo de acomodação se inicia, onde a criança precisa modificar seus conhecimentos prévios para dar conta das novas informações com as quais se depara, permitindo que se forme nela um novo esquema ou conceito: a boneca. Assim, a acomodação acontece quando a pessoa não consegue assimilar um novo estímulo, pela falta de uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com