TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo de Piaget sobre a origem do processo de aprendizagem da criança

Artigo: O estudo de Piaget sobre a origem do processo de aprendizagem da criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Artigo  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Piaget , tinha por curiosidade saber as origens do processo de formação do conhecimento de uma criança, ou seja, tentar explicar como se desenvolve a inteligência não só nas crianças, mas em todos os seres humanos

Tinha como principio ver a educação como um processo de construção de conhecimento

que o compromisso da escola é construir é superar os desafios, As respostas dos alunos, por mais absurdas que possam parecer, são importantes para compreender as operações intelectuais que estão em jogo. Além disso, os "construtivistas" defendem que só quando a pessoa tem capacidade de experimentar as ferramentas de que dispõe, às novas situações que encontra, é que ela progride. O erro implica, nesta perspectiva, qual a lógica de pensamento do aluno num dado momento da construção de seus esquemas conceituais. Compreendendo como o aluno raciocina sobre determinado conceito, o professor pode propor situações de intervenção significativas para a superação de tais assimilações incompletas ou incorretas.

Umas dos principais estágios de Piaget é o Sensório Motor; que é de 0-2 anos tem como aperfeiçoamento movimentos reflexo, ou seja, desenvolvendo a capacidade de distinguir palavras de imagens. O Pré Operacional; 2-7 anos, já aqui começa ter a capacidade de desenvolver o uso da linguagem com capacidade de pensar, que contribui núcleo do pensamento racional. Operacional Concreto; 7-11 anos, aqui já é capaz de resolver os problemas concretos de maneira lógica. Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-moto. Operacional Formal; 11 anos, aqui já tem a capacidade de resolver interesses de questões sociais, ou seja, tem conhecimento suficiente para expressar sua busca. ”Seu desenvolvimento posterior consistirá numa ampliação de conhecimentos tanto em extensão como em profundidade, mas não na aquisição de novos modos de funcionamento mental”.

Explica como se deve dar oportunidade ao aluno para desenvolver suas habilidades, ou seja, que todos são capazes de distinguir algo desenvolver sua linguagem, mostra que com o passar do tempo você pode e é capaz de desenvolver seus próprios conhecimentos. Esse processo permite que ele reverta o seu pensamento em outras maneiras de classificar os objetos.

O estudo de Piaget, da conta de que a compreensão do desenvolvimento humano equivale à compreensão de como se dá o processo de constituição do pensamento lógico-formal, matemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com