TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E APRENDIZAGEM JEAN PIAGET

Por:   •  9/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Epistemologia Genética de Jean Piaget e a Aprendizagem

A pesquisa em questão trata-se de um estudo sobre as principais convicções da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e suas implicações à educação. Tendo como objetivo entender de que forma essa teoria pode contribuir na aprendizagem dos indivíduos e na formação destes enquanto seres autônomos na produção do seu próprio conhecimento. Destacando o entendimento de como nasce a inteligência na criança e demonstrando que segundo a teoria piagetiana, a inteligência não é inata, tampouco, empírica, aos seres humanos, mas sim, entendida como algo que se constrói e se modifica na interação sujeito-objeto em seu processo de adaptação ao meio.

Visando, ainda, observar como ocorre o processo gradativo, no qual a criança vai utilizando sua inteligência, a princípio sensório-motora (baseada em reflexos) até chegar a construção da inteligência lógica, onde esta já consegue pensar de forma abstrata sem necessidade da presença de elementos concretos.

Sobre os procedimentos metodológicos, desenvolvemos no presente trabalho um projeto de pesquisa bibliográfica para melhor conhecimento sobre o tema trabalhado, partindo de conceitos, pensamentos e estudos do pesquisador Jean William Fritz Piaget e a Teoria da Epistemologia Genética, e em seguida, nos reunimos de modo presencial e virtual para debatermos de que forma abordaríamos os respectivos assuntos.

A pesquisa bibliográfica foi organizada a partir das principais ideias da teoria em estudo: Construção do conhecimento; Processos do desenvolvimento cognitivo (equilibração, esquemas, assimilação e acomodação); Estágios do desenvolvimento (Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal) e Desenvolvimento da moral. Ressaltando as contribuições dessa teoria para o processo ensino-aprendizagem.

Portanto, podemos observar a partir de suas ideias principais, que a Epistemologia Genética permite uma compreensão biológica e psicológica do desenvolvimento mental da criança, em seu afinco para conhecer como o organismo dos seres humanos se comporta ao receber uma nova informação e ao tentar organizar e interpretar essa informação em sua estrutura cognitiva para que ela possa ser devidamente aprendida, tornando-se um novo conhecimento, por meio do interesse e ação do sujeito que conhece com o elemento a ser conhecido.

Concluímos que as pesquisas desenvolvidas por Piaget nos possibilitam conhecer a forma como este teórico entende o desenvolvimento mental do indivíduo e como suas contribuições acerca da gênese do conhecimento pode conceder aos educadores, em geral, um repensar da sua prática educacional afim de intervir ponderadamente e disponibilizar possibilidades para que o sujeito construa conhecimento através da sua inteligência, ação e interação com o meio ao qual está inserido, respeitando, todavia, seus níveis de maturação cognitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com