TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE NOTAS E EPISTEMOLOGIA

Por:   •  7/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade de Fortaleza

Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Curso de Psicologia

Disciplina: Filosofia e Psicologia 1 ( H 005 )

Instruções:

  • Esta atividade vale 10,0 pontos – nota com atribuição de PESO 2, servindo tanto para a nota de AV 2 como para a AV 1;
  • A data de entrega inicial desta atividade será dia 28 de Abril e a data final desta atividade será dia 30 de Abril. Após estas datas, este trabalho não será mais considerado, devendo o aluno buscar orientações com o professor sobre a sua nova composição de notas AV 1 e AV 2;
  • O total de linhas para cada resposta: entre 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas / questão;
  • Divida as respostas em páginas separadas, mantendo a formatação original deste arquivo (texto em fonte Calibri, tamanho 12, texto Justificado).

Questão 1 -----------------------------------------------------------------------------------------------------

O pensamento filosófico grego pode ser considerado como um marco para a construção do pensamento ocidental, pois dele deriva uma série de evoluções de conhecimentos e métodos reflexivos. A filosofia grega iniciou seu caminho tomando como ponto de partida a natureza e as crenças espirituais da sua época; estas reflexões evoluíram para as questões sobre o ser humano, sua existência e seus pensamentos. Tomando como base esta ideia, desenvolva uma argumentação mostrando como a evolução do pensamento filosófico grego abriu espaço para o desenvolvimento de um pensamento voltado para a interioridade humana. (3 pontos)

A filosofia se iniciou na Grécia antiga, que era formada por pólis independentes, fato esse que contribuiu para o surgimento da mesma, visto que essa forma de organização ocasionou uma certa diminuição nos conflitos, tornando possível que o homem pudesse ter mais tempo livre para exercer sua racionalidade e elaborar suas teorias. Durante muito tempo, os gregos atribuíam os fenômenos naturais e sociais a elementos míticos. Entretanto, com o passar do tempo essa forma de explicação torna-se insuficiente por pautar-se em entidades superiores e não em um pensamento racional capaz de ser provado e contestado.

É na Jônia, em Mileto mais precisamente, que surge na concepção Aristotélica o primeiro filósofo: Tales de Mileto. Considerado o iniciador do pensamento filosófico científico, Tales possuía uma grande insatisfação com a explicação da realidade por meio de fenômenos sobrenaturais. A partir daí, surge a necessidade de explicar a natureza por meio de uma explicação racional. Nessa tentativa, surgem os filósofos naturalistas, que defendiam que as leis naturais eram as responsáveis por reger o universo, encontrando uma explicação da natureza na própria natureza. Essa transição do pensamento filosófico representou uma ruptura parcial com o pensamento mítico, visto que este continua existindo, porém não mais como forma de explicar o universo.

Apesar da grande relevância dos filósofos pré-socráticos para a formação da Filosofia como conhecemos atualmente, Sócrates é um grande marco para a mesma , sendo responsável pela inauguração da chamada Filosofia clássica. Diferentemente dos filósofos anteriores que tinham como foco o questionamento da natureza física, ele move esse foco em direção a natureza humana.

Essa mudança permitiu a abertura de um espaço para o desenvolvimento e  compreensão de um pensamento com enfoque na interioridade humana. A partir daí, o objeto de estudo da filosofia passa a não mais ser a origem do universo e tudo que há nele, e sim o interior da alma humana, onde estaria a verdadeira descoberta. A importância da interioridade para Sócrates se dá principalmente através do método da maiêutica, onde segundo o próprio, o homem “ dá a luz” a um conhecimento que já estava dentro dele por meio da dialética.

Questão 2 -----------------------------------------------------------------------------------------------------

O pensamento socrático traz como diferencial uma linha de raciocínio que aponta para o desenvolvimento de questionamentos partindo do próprio sujeito para o desenvolvimento de suas respostas, através do movimento conhecido como maiêutica. Explique o conceito da maiêutica socrática.  (2 pontos)

Sócrates se denominava um parteiro de ideias, e essa afirmação tem forte relação com o método da maiêutica, que pode ser traduzido como a “arte de realizar partos”.

Em sua juventude, o filósofo teria visitado o Oráculo de Delfos em Atenas. O momento mais impactante dessa visita para o filósofo teria sido o momento em que o oráculo teria afirmado que ele seria o homem mais sábio da Grécia. Ao se chocar com tal afirmação e buscando uma prova concreta do que escutou, ele passou a conversar com alguns habitantes de Atenas que se diziam conhecedores de determinados assuntos e percebeu que elas de fato, não possuíam o conhecimento que acreditavam.

Esse ocorrido teria feito o pensador perceber que ao fazer sucessivas perguntas ao interlocutor, a resposta final era a de que ele normalmente não conhecia nada. Além disso o filósofo percebeu que ao utilizar de ironia com os interlocutores, os instigava a arriscar respostas que estariam mais próximas da verdade.

A maiêutica envolve um questionamento do senso comum (doxa ) e a necessidade de superá-lo para atingir o conhecimento verdadeiro (episteme). Isso ocorre porque este primeiro, por muitas vezes serem derivados de nossos sentidos e experiências serem considerados imprecisos. Na concepção socrática, o conhecimento deve ser aperfeiçoado através da reflexão do próprio indivíduo, levando o mesmo a descobrir o sentido daquilo que busca.

O papel do filósofo, para o pensador, não é o de transmitir o conhecimento acabado, e sim o de orientar o outro indivíduo, através do método dialético a encontrar a verdade. A sucessão de questionamentos seguida da contestação dessas ideias, leva o indivíduo a reconhecer sua própria ignorância, possibilitando um caminho claro ao conhecimento verdadeiro.

Questão 3 -----------------------------------------------------------------------------------------------------

Os pensamentos filosóficos platônico e socrático se diferenciam tanto pelas formas evolutivas de suas ideias, bem como o modo com que olham para o mesmo objeto – o ser humano. Partindo desta premissa, responda: por qual motivo podemos dizer que é possível pensar uma epistemologia tanto para o pensamento platônico como para o pensamento socrático?  (2 pontos)

Sócrates destaca-se pelo enfoque nas questões sociais e a definição do objeto primeiro do conhecimento sendo a alma. Além disso, o pensador dá uma maior relevância ao que diferencia o ser humano dos animais: sua racionalidade. Essa análise da razão como peculiaridade e essência humana abriu caminho para a teorização sobre a consciência no campo da filosofia. Além de grandes contribuições como o método da maiêutica e a transferência do foco de questões míticas para as questões do ser humano, o mesmo definiu a virtude como o saber e a ignorância como causa dos maus comportamentos. O filósofo colocava os sentidos como ilusórios e que a única forma de obter o verdadeiro conhecimento seria pela superação do senso comum, ou seja, saber a essência além da aparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (217.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com