TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estácio Nota Digital

Por:   •  17/10/2020  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Faculdade Estácio

Curso: DIREITO

Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

Professora: Brigida Figueiredo

Aluno: Antonio Wilton / Mat. 202010019609

Trabalho: Episódio 4 da 1ª temporada de House

1,0 - Conforme  o  que  você  e  seu  (sua)  colega  compreendem  sobre  o  que  é  certo,  errado, justo  e  injusto,  entre  outros,  qual  seria  o  posicionamento  de  vocês  sobre  a  atitude  do médico em relação aos bebês? Como vocês percebem a atitude do médico?

Na sociedade atual, a forma de atuar e agir, vem na velocidade que temos a informação. O próprio personagem (Dr. House) tem atitudes fora dos morais e costumes numa sociedade. Em outros episódios da série, coloca-se na posição de DEUS com relação a muitos outros (o tratamento dado a DEUS é referente apenas aos que acreditam na divindade). Essa forma de pensar vem a reforçar o que seria o “biopoder”, atitude em que dinâmicas sociais são atropelados pela disciplina e a política legal. No artigo: House M.D.: o monitoramento da vida, do crime e da doença na era da sua visualidade técnica, a autora Ivana Bentes classifica o médico como autoridade e o paciente, o segundo plano. Chega a desqualificar o paciente por não ter conhecimento na área médica que poderia opinar sobre o que é melhor. Em ambas as situações estão corretas quando você sai do campo da ética. Considerando o saber notável do doutor, ele está correto na forma de agir para salvar, se não todos, pelos menos alguns.

No campo da ética, vem o que foi dito no inicio. A ação de tomar decisões está acompanhada na velocidade de informações que temos. Hoje a sociedade é impaciente com algo que demanda tempo. As respostas devem vir logo...

Sendo eu, o médico que iria decidir, tomaria a atitude dos demais, que não concordavam com o Dr. House. Preferia agir na ética.

2.  Sabemos  que  os  valores  éticos  são  desenvolvidos  de  forma  diferente  conforme  às sociedades  nas  quais  fazem  parte.  Assim,  como  seria  possível  para  o  médico  ter  uma postura ética de modo a não violar ou agredir os valores dos pais das crianças?

O profissional, não necessariamente o médico (opinião própria), quando age de forma insensível, apresenta uma maior capacidade de resolução de problemas. O fato do profissional agir a “qualquer preço” é que o RISCO de ocorrer vítimas pode ser maior. Essa análise é difícil de ser tratada. Posso exemplificar: A forma de educar e criar uma criança não é uma receita de bolo, cada qual é cada qual. Um velho ditado (principalmente para quem é mãe deve ter ouvido muito) é: “errei na tentativa de acertar”. Os pais não estão no seu emocional equilibrado, o médico (profissional, qualificado) agindo com a razão tem uma melhor solução para a situação.

3.   É   possível   identificar   no   episódio   valores   morais   e   valores   éticos   de   alguns personagens? Justifique e exemplifique.

Em praticamente todos os confrontos dados pelo Dr. House, e os demais médicos. A chefe do setor em pactuar com o Dr. House age como ele. A atitude da médica não ter a coragem para informar aos pais da criança sobre a morte e querendo transferir a responsabilidade para o Dr. House são exemplos de querer ser isento do que ocorreu (óbito da criança).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com