TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade preparada para reunião de Pais (Psicologia Escolar)

Por:   •  15/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Intervenção com os pais

Disciplina–Estratégias Específicas de Intervenção Psicológica

Estágio – Intervenção Psicológica nas Escolas

1. IDENTIFICAÇÃO:

Estagiários: Henrique de Lima Moreira C68892-4 e Victória Assis Monte C49IIE4

Professor(a) orientador(a): Marisa Irene Siqueira Castanho

Interessado: Escola Estadual – Senador Vergueiro

9º Atividade : ENCONTRO COM OS PAIS DOS ALUNOS

  • Justificativa

Ao propor a participação dos estagiários na reunião de pais, será efetuado uma apresentação sobre o Psicólogo Escolar na instituição e relatar a respeito das dificuldades encontradas nos alunos em poder socializar uns com os outros. Isto posto, nos pronunciaremos sobre as dinâmicas que serão executadas praticadas com os alunos. Além disso, discutir e refletir sobre o papel social da escola e da família e a problemáticas que são atravessadas nesse período. Assim como pontuam as Referências Técnicas de Atuação do Psicólogo pelo CFP/CREPOP (2013, p.56) “Com pais, familiares ou responsáveis, a (o) psicóloga (o) pode refletir sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem”.

  • Objetivos

O objetivo desse encontro é os pais/responsáveis compreenderem a importância de estarem participando no desenvolvimento escolar dos alunos,Pois de acordo com Becher (1984) “pais que estão envolvidos na escolaridade dos filhos desenvolvem uma atitude mais positiva com relação a escola e com relação a si mesmos, se tomam mais ativos na sua comunidade e tendem a melhorar seu relacionamento com os filhos. (...) Além do mais, com o envolvimento dos pais na escola os conflitos da escola com os familiares tendem a se reduzir, melhorando ainda mais o ambiente escolar.

  • Participantes

Pais dos alunos do 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio.

  • Técnicas e Recursos

Bombons de chocolate ou balas e fita crepe. Serão utilizadas observações e conversas com os pais/responsáveis.

  • Procedimentos

Os pais serão divididos em dois sub grupos. O grupo A ficará responsável por ajudar, o grupo B ficará com os braços amarrados para trás com fita crepe, e tentando abrir a embalagem do bombom/bala sem utilizar os braços. Ao término da dinâmica, fazer uma reflexão referente sobre os pedidos de ajuda e as pessoas que estão em nosso caminho prontos para nos ajudar e às vezes recusamos.

Além de ser realizado a apresentação das dinâmicas, irá ser relatado aos pais/responsáveis a importância de estarem presentes na fase escolar dos seus filhos.

REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2013. 58p.

Leitura do eixo 2,3 e 4

Schultz, R.C.C.Colaboração entre pais e escola: educação abrangente. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v2n2/v2n2a09.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com