TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO HOSPITALAR

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA[pic 1]

GRUPO SER EDUCACIONAL

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

TRABALHO ACADÊMICO

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO HOSPITALAR

Analice do Socorro Queiroz Prestes

Elaine Cristina de Souza Cardoso

Solange Paz de Lira Souza

Ananindeua - PA

Agosto/2021

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

GRUPO SER EDUCACIONAL

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

TRABALHO ACADÊMICO

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO HOSPITALAR

Analice do Socorro Queiroz Prestes – 04074879

Elaine Cristina de Souza Cardoso – 04068333

Solange Paz de Lira Souza – 26142013

Trabalho Acadêmico apresentado a disciplina Avaliação Psicológica, Professora Jéssica Modinne como requisito para nota da primeira avaliação da turma 4NNA na disciplina.

Turno: Noturno, 4º Semestre.

Ananindeua - PA

Agosto/2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO HOSPITALAR
  3. PSICOLOGIA HOSPITALAR

IV.         CONCLUSÃO

 V.        REFERÊNCIA (S) BIBLIOGRÁFICA (S)

INTRODUÇÃO

Em síntese descrever a avaliação psicológica dentro de o ambiente hospitalar requer muito compromisso e responsabilidade, pois está se tratando com vidas e se pode pontuar que o papel do psicólogo dentro desta área é orientar e analisar nas minúcias se o paciente está apto a perpassar por alguns procedimentos. Dentro deste contexto se pode dizer que a psicologia da saúde assume grande importância em tempos atuais pela sua busca constante e dedicação na compreensão dos fenômenos que estão ligados à saúde e ao adoecimento humano. Reconhece que o ser humano está em permanente mudança a partir de vários fatores quer sejam orgânicos, ambientais e/ou psicossociais, tendo enfatizado cada vez mais seu papel ativo no processo de saúde-doença (Capitão, Scortegagna & Baptista, 2005). Sendo assim a aplicação dos instrumentos e avaliação psicológica não é dar rótulo, mas sim em descrever o aspecto da vida de uma pessoa, a avaliação psicológica no contexto hospitalar é de muita importância para fundamentar tanto o papel do medico quanto do psicólogo dentro do ambiente hospitalar levando em consideração a subjetividade de tal paciente. 

        

  1. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO HOSPITALAR

A psicologia no campo na saúde vem se constituindo como uma das formas de se compreender o adoecimento e as maneiras pelas quais o homem pode manter-se saudável. Em um campo não uniforme de teorias e técnicas, cujas contribuições são oriundas de diferentes áreas ou especialidades, a psicologia na saúde vem ganhando espaço e importância em âmbitos multi e interdisciplinares para a compreensão dos vários fenômenos relacionados à saúde e ao adoecimento, bem como vem propondo intervenções para a melhoria e manutenção do bem-estar humano

Segundo Richmond (1979), a psicologia na saúde surge na década de 70 com o objetivo de responder as novas exigências apresentadas no campo da saúde. Um dos principais desafios até então era a superação do modelo biomédico centrado na doença, já que o comportamento humano se revelava como uma das causas de morbidade e mortalidade A avaliação psicológica em ambientes médicos pode ser considerada como uma adequada ferramenta na apropriação de decisões a respeito do diagnóstico diferencial, tipo de tratamento necessário e prognóstico. A detecção precoce de problemas comportamentais e/ou distúrbios psicológicos/psiquiátricos em pacientes inseridos em ambientes médicos pode significar um grande diferencial com relação ao tipo e qualidade do atendimento oferecido ao paciente, bem como diminuição do sofrimento e de custos operacionais institucionais, sendo que a avaliação psicológica não necessariamente deve estar ligada somente a pacientes hospitalizados, mas também a diversos espaços e especialidades em saúde, tais como clínicas particulares de especialidades ou centros de saúde (Stout & Cook, 1999). Levando-se em consideração a complexidade dos ambientes médicos, a avaliação psicológica deve ser alicerçada em um corpo de conhecimento acumulado por intermédio do binômio prática/pesquisa, por isso a importância do contínuo desenvolvimento de pesquisas para a criação de protocolos específicos de avaliação psicológica em diferentes nichos nos vários ambientes de saúde (Baptista & Dias, 2003; Belar, 1997). Pesquisas em psicologia da saúde e medicina comportamental, principalmente as internacionais, vêm crescendo exponencialmente nas últimas três décadas (Montgomery, 2004). 

A avaliação psicológica está baseada no método científico e a aplicação de instrumentos psicológicos é uma parte apenas, porém importante, de todo um processo. Noronha (1999) relata a avaliação psicológica como um processo que pode (ou não), incluir testes padronizados como um dos recursos para atingir seus objetivos. Nela estão envolvidos a coleta das informações, os instrumentos e as diversas formas de medidas para que se possa chegar a uma conclusão. Ou seja, o processo de avaliação psicológica pode incluir diferentes procedimentos de medidas, identificarem dimensões específicas do sujeito, do seu ambiente e da relação entre eles. Os testes psicológicos, como lembram Anastasi e Urbina (2000), podem ser considerados essencialmente como uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento. Eles não medem diretamente as capacidades e funções, mas amostras que devem representar adequadamente o fenômeno estudado.

Apesar da confusão entre avaliação psicológica e aplicação de instrumentos, existente na população leiga e mesmo entre alguns profissionais, a avaliação deve sempre manter um compromisso ético e humanitário, que leva obrigatoriamente a compreender as técnicas utilizadas, suas funções, vantagens e limitações. O seu objetivo não é o de dar um simples rótulo, mas, sim, descrever, por meio de técnicas reconhecidas e de uma linguagem apropriada, a melhor compreensão de alguns aspectos da vida de uma pessoa, ou de um grupo, sendo assim, quando se refere à psicologia na saúde, a expressão engloba a vivência de uma pessoa também no seu processo de adoecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (323.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com