TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adolescência Na Era Digital

Por:   •  15/4/2023  •  Resenha  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PSICOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO II

Adolescência na era digital

Porto Alegre 09-2021

A ADOLESCÊNCIA NA ERA DIGITAL

As rápidas mudanças de vida que acompanham a tecnologia causam grande impacto às novas gerações; era digital veio revolucionar o mundo, otimizando os fluxos de informações produzindo novas tecnologias, transformando o modo de viver de todos, principalmente dos adolescentes. Este trabalho tem como objetivo trazer alguns conceitos sobre adolescência e a era tecnológica. A partir disto, tendo como finalidade   compreender quais são os desafios que os adolescentes dessa era se deparam, e destacando alguns temas importantes vivenciados nesta nova era digital: Violência e Cyberbullying, iminência da 4º revolução industrial, as novas competências exigidas pelo mercado de trabalho, namoros virtuais, e dificuldades de comunicação familiar.

Segundo a UNICEF (2011), no mundo ocidental, com base em diversos fatores, variando de acordo com as características regionais,  a faixa etária legalmente definida para a adolescência é de 10 a 24 anos. A Organização Mundial de Saúde, (MS-2010) caracterizou a adolescência como o período da vida que tem início aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente ( (Lei n. 8.069, 1990), do ECA,  considera a adolescência o período entre 12 à 18 anos, sendo referência em todos os âmbitos de direitos desde 1990.

A palavra “Adolescência” deriva do latim “adolescerei” que significa crescer na maturidade, citado por Ferreira & Nelas, (2006).  E para AIRES (1986), o conceito de   adolescência surgiu no século XVIII, motivado pelo darwinismo, que   descreveu a puberdade como um período cheio de turbulências, mudanças inesperadas nas emoções e impulsos repentinos devido ao surgimento do desejo sexual.

Segundo Macedo, Petersen e Koller, (2017), a adolescência pode ser definida como um estágio de desenvolvimento marcado por fortes mudanças físicas, cognitivas e socioemocionais.  As transformações vividas por cada adolescente são entrecruzadas pela cultura, pela sociedade e pelo período histórico em que vive o adolescente, pois não se trata de uma questão de escolha, mas do ciclo de vida necessário para a transformação do cérebro de uma criança em um cérebro de adulto.

Contudo, estes questionamentos nos trazem também um olhar atento para esta nova geração de jovens, que também estão enfrentando grandes batalhas internas devido à pandemia do Covid 19.  Se caracterizando, assim, por desafios de adaptação, de convívio e de desenvolvimento considerando que os hábitos de convívio social foram substituídos pelo mundo virtual.

         A tecnologia por oferecer espaço de expressão e descoberta atrai a atenção dos jovens, se tornando em um aliado no processo de aprendizagem. Chamada também da era da informação, de grande progresso tecnológico, veio revolucionar o mundo trazido pela Quarta revolução industrial:  Klaus Schwab, explica:

Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes. (SCHWAB, 2016, p. 11).

Convém salientar que neste novo momento, as produções em massa, são feitas on line, nas fábricas inteligentes onde a produção e o controle são onipresentes. a automação vem alterando as habilidades desejadas pelas empresas no recrutamento e seleção de pessoas. Brito (2017) observou em sua pesquisa, uma perspectiva otimista quanto às oportunidades profissionais nas áreas tecnológica, biológica e química, pois ainda que muitas funções de trabalho sejam substituídas sempre haverá valorização das habilidades humanas. Por outro lado, muitas profissões que não exijam conhecimento técnico tendem a se tornarem desnecessárias (BRITO, 2017).

  Para ajudar nesse despertar profissional, a revista Forbes, em 2019, publicou uma previsão de 10 competências que poderão ser as mais buscadas nos jovens profissionais durante a era digital, entre elas está o pensamento crítico principalmente por conta da necessidade de distinguir autenticidade em meio a tantas notícias falsas, as populares Fake News,  O assunto que têm se tornado frequente nas escolas,  (ou notícias falsas em bom português), e o cancelamento virtual (que também pode ser visto como uma espécie de linchamento virtual). Antes do advento da tecnologia digital, o bullying já fazia parte do ambiente escolar, diferentemente do bullying, as notícias falsas e os cancelamentos virtuais são fenômenos contemporâneos, veiculados principalmente nas redes sociais.

Ademais, outra competência apontada como importante pela Forbes (2019) é a fácil adaptação, pois os jovens precisam estar preparados para as mudanças que começam a acontecer imediatamente após a retenção do conhecimento. Há necessidade de novos caminhos para se realizar uma mesma tarefa e sendo assim é essencial que se tenha essa abertura para novas experiências.

E a cada dia, os aparelhos digitais se tornam companheiros constantes dos adolescentes. Os considerados normais parecem distraídos, principalmente, se comparados aos de 20 anos atrás e dessa forma ficando difícil distinguir entre um jovem tímido e um deprimido. Esta fase é caracterizada pela fragilidade e curiosidade que, devido à vontade de tudo experimentar para mostrar coisas novas, pode levar a comportamentos de risco, é importante que o jovem seja orientado, que em situações como essas, ele deve procurar ajuda dos pais ou de um adulto de sua confiança, para construir um ambiente seguro para seu filho é fundamental mostrar acolhimento e conversar abertamente sobre os riscos e desafios do mundo virtual.

Entre os desafios, podemos citar as ameaças à integridade psicológica do adolescente, que afetam sua maturação como um ser humano individualizado e sua formação como um futuro adulto autônomo. Estas ameaças podem afetar o desenvolvimento cognitivo bem como a vida destes adolescentes. Vamos ver nos próximos parágrafos, algumas destas situações.

Primeiramente, o artigo “Cyberbullying: do virtual ao psicológico”, escrito por Fernando Cesar de Castro Schreiber e Maria Cristina Antunes, ambos estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná, escrito com o objetivo de instigar pesquisas e projetos sobre o tema, traz uma explicação sobre o que é o Cyberbullying que assim como o Bullying é o ato de difamar e/ou expor alguém através das tecnologias digitais, que de acordo com a Unicef (é realizado por meio das tecnologias digitais. Isso pode acontecer em todas mídias sociais, pois é um comportamento repetitivo destinado a intimidar, irritar ou humilhar a vítima, tendo como exemplos: espalhar mentiras nas redes sociais ou compartilhar fotos embaraçosas de alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (141.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com