TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adoção e desenvolvimento infantil

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Impactos da adoção no desenvolvimento da criança

Crianças adotadas, em comparação a seus pares, apresentam com maior frequência adversidade e riscos nos primeiros tempos de vida, situando- se no nível de complicações ao nascimento e de experiências de perda de família biológica (BAPTISTA, SOARES E HENRIQUES 2013). Nos últimos anos, clínicos e investidores alertam sobre os efeitos negativos destas experiências no desenvolvimento infantil. Em contra partida, a literatura tem informado- nos a ocorrência de mudanças positivas em áreas diversas do desenvolvimento( físico, cognitivo, sócio- emocional e problemas de comportamento), após a integração numa família adotiva.

Desenvolvimento físico: vários estudos encontrados na literatura documentam os efeitos negativos da institucionalização no desenvolvimento físico da criança, sendo este o problema mais frequentemente observado em crianças institucionalizadas e recentemente adotadas. Ao ser retirada do ambiente de privação de cuidados, nota-se uma acentuada e imediata recuperação.

Desenvolvimento cognitivo: o desenvolvimento cognitivo é alvo de estudo há mais de sessenta anos. Alguns estudos realizados entre as décadas de 30 e 50 documentam déficits cognitivos e atrasos na linguagem. Estudos mais recentes corroboram os resultados dos estudos mais antigos, havendo evidências que crianças que tiveram previamente institucionalizadas tendem a apresentar atrasos no desenvolvimento cognitivo, seguindo- se de ganhos consideráveis meses depois.

Desenvolvimento sócio- emocional: estudos apontam a ocorrência de comportamentos atípicos em crianças que foram adotadas e cuja história de cuidados anterior a adoção é marcada em acolhimento institucional.

Problemas de comportamento: estudos recentes concluíram que crianças provenientes de institucionalização revelavam mais problemas de externalização e atenção do que pares nunca institucionalizados é que sempre viveram com a família biológica.

Dado o exposto, percebe- se os impactos negativos da institucionalização nas diversas áreas do desenvolvimento infantil. Percebe- se também como o processo de adoção torna- se indispensável para o desenvolvimento físico, cognitivo, sócio- emocional e comportamental dessas crianças institucionalizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com