TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação Parental

Por:   •  1/12/2017  •  Abstract  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia – 7º e 8º Período

Disciplina: Psicologia Forense e Jurídica

 

Questões sobre o Capítulo do Livro: Alienação Parental, uma interface do Direito e da Psicologia.

Questões:

  1. O que é, ou no que consiste a síndrome de alienação parental (SAP)? Só os pais podem praticar a alienação parental?

R: Ela é entendida como um ato de interferencia na formação Psicologica da criança ou adolescente, geralmente práticada pelos pais ou responsáveis do menor, atráves de informações que são induzidas de maneira negativa durante o desenvolvimento dessa criança.Durante uma separação entre casais ou famílias, pode ocorrer a disputa da custodía do menor, assim a alienação parental ocorre quando o responsável induz a criança informações para prejudicar a convivencia com o outro.

A SAP pode ser práticada por qualquer pessoa próxima a criança, alguem com vingulo afetivo, como tios, avós, primos, não necessáriamente o pai ou a mãe.

  1. Como, na prática, pode ser caracterizado um ato de alienação parental? A Lei exemplica? Quais são as condutas do alienador?

R: Segundo a Lei 12.318/2010, ocorre a Alienação Perental no momento da separação de conjugê ou responsáveis, que durante a mesma ocorre a disputa pela guarda do menor, assim a SAP é percebida através de conversas, discuções e atitudes. Como por exemplo, colocar impecilios para ver a criança, conversar difamando o pai ou mãe, atitudes relevantes fazendo com que os filhos fiquem contra a outra parte em questão, vale resaltar que somente caracteriza-se Sindrome quando é alimentada falsas informações para a criança.

Assim, através do acompamento psicologico e assistencia social, o menor apresenta caracteristicas de que esteja sofrendo psicologicamente com a rivalidade da disputa.

  1. Quais as consequências da alienação parental em razão da construção psíquica pessoal das crianças envolvidas em situação de SAP?

R: Sabemos que os pais são as primeiras experiências do mundo exterior para a criança, assim o menor busca um modelo de desenvolvimento, ou seja a familia tem a responsábilidade de manter a estabilidade emocional dessa criança garantindo os seus direitos fundamentais para que ela possa viver de forma digna, quando ocorre a SAP a criança se sente acuada e amedrontada com a situção podendo acarretar baixo desenvolvimento fisico, psicologico e até mesmo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com