TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação Parental

Por:   •  28/4/2020  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Alienação parental é a interferência psicológica provocada na criança ou adolescente por um dos seus cuidadores contra outro membro da família que também esteja responsável por sua guarda.

O genitor alienante busca excluir o outro genitor da vida da criança. Propositalmente, exclui o outro da convivência com a criança, na tomada de decisões com relação a ela sem consultar o outro, mostra não gostar toda vez que a criança demonstra agrado relacionado ao outro cuidador.

Controla o horário de visitas intensamente e organiza atividades para que a criança perca o deseja de ir com o outro genitor. Não permite a participação mais ativa do alienado sem estipulação prévia. Procura atacar a relação entre o filho e o genitor, constrói uma imagem errada do mesmo, escondendo ou quebrando os presentes dados para a criança, obriga a criança a escolher entre um dos genitores durante conflito, buscando convencer a criança de que o outro genitor é perigoso. Transforma a criança em espiã do ex-conjuge, comenta negativamente sobre presentes, passeios e lazer que o outro genitor proporciona Critica a competência profissional e a situação financeira do outro cuidador, emite falsas acusações de abuso sexual e uso de drogas.

A criança alienada começa a apresentar comportamento característico como sentimento constante de raiva e ódio contra o genitor alienado e sua família, recusa a visitar ou comunicar-se com o outro genitor, guarda sentimentos e crenças negativas sobre o outro, não condizentes com a realidade.

A Síndrome da Alienação Parental, por Gardner, é um distúrbio na qual o menor é manipulada pelo cuidador para que evite a relação com certo genitor. É um conjunto de sintomas que decorre dessa interferência, tais como depressão, ansiedade, pânico, abuso de substâncias, baixa auto-estima, relações prejudicadas na vida adulta, tentativas de suicídio, entre outros. O diagnóstico é justificado quando a criança tinha bom vínculo com o genitor alienado antes da separação do casal.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

CURSO DE PSICOLOGIA

RESENHA: ALIENAÇÃO PARENTAL E SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL

CAROLINA VOLOSKI HAMMES

Pelotas, 2018/2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com