TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia

Por:   •  22/10/2019  •  Bibliografia  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

A antropologia médica pode ser compreendida como a aplicação da antropologia ao estudo das práticas de manutenção e recuperação da saúde em diferentes culturas ou etnias; e estudos recentes demonstram a grande influência que exercem os universos social e cultural sobre a adoção de comportamentos de prevenção ou de risco e sobre a utilização dos serviços de saúde.

Atualmente muitos estudiosos acreditam que não se pode separar as noções e práticas de saúde dos outros aspectos da cultura dos indivíduos. É um conceito que remete ao reconhecimento de que os processos de saúde e doença são interligados com aspectos sociais, culturais e históricos. Também é um conceito que ressalta que os sujeitos exercem agência sobre suas próprias vidas, percebendo e agindo segundo sua experiência na vida coletiva. Por exemplo, uma pessoa acorda com dor de cabeça forte, mas não sabe se é ressaca ou gripe ou outra coisa, a partir disso ela toma uma aspirina e fica em repouso. Quando não melhorar, começa examinar os sintomas novamente, procura a colaboração de outro, seja a família, balconista da farmácia ou profissional da saúde. Examina-se, junto com os outros, o que não foi percebido, procurando interpretar esta dor de cabeça que não vai embora.

Vista assim, a doença não é uma categoria estática, mas um processo de construção sociocultural. Ela não é um momento único e sim um processo que envolve negociações entre os vários atores envolvidos, a escolha de terapia, a avaliação sobre sua eficácia, enfim, um ciclo que repete até que a doença seja percebida como curada.

O modelo biomédico vem atuando lado a lado com um sistema cultural de saúde que inclui especialistas não reconhecidos pela biomedicina, como por exemplo, benzedeiras, curandeiros, xamãs, pajés, pastores, padres, pais de santo, dentre outros, cujas terapêuticas de cura são produtos de variados tipos de atividades que têm raízes em práticas milenares de diferentes tradições filosóficas, teóricas, mágicas e de misticismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com