TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Filme Querô

Por:   •  22/6/2022  •  Resenha  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 6

  1. Faça uma linha da vida destacando eventos que considerar importantes na trajetória do adolescente protagonista.

O filme Querô trata da história de vida de Jerônimo, uma criança cuja mãe era prostituta e teve seu filho na casa de prostituição onde trabalhava. Ambos são expulsos da casa de prostituição quando a criança nasce.  Piedade mãe de Jerônimo sai do local com o bebê, vai para um bar, retorna a casa de prostituição alcoolizada e deixa a criança na porta, por não conseguir lidar com a situação ela bebe um litro de querosene e é encontrada morta, motivo pelo qual Jerônimo passa a ser chamado por Violeta de Querô.

A criança é criada pela dona da casa de prostituição Violeta, em um ambiente de risco, violência e abuso. Sem grandes perspectivas de vida ele cresce e se torna adolescente que comete vários pequenos furtos até o momento em que é preso e levado à FEBEM. Local onde potencializa sua raiva e desesperança com relação ao mundo e suas vivências que até ali só haviam reforçado seus traumas e frustrações, lá ele se envolve em uma confusão, fere um dos detentos e vai para solitária, nesse momento ele relembra os momentos de sua vida e lamenta sua mãe ter o deixado para viver essa vida de dor e sofrimento. Ao sair da solitária ele se torna um alvo dos amigos do detento que foi ferido, e é ameaçado de estupro. Sr. Edgar que é o diretor da FEBEM favorece o grupo de detentos para que consigam consumar a violência sexual contra ele, o colocando na cela deles, Querô fica extremamente ferido e é levado à enfermaria, ao se recuperar e sair de lá é designado para os trabalhos de limpeza da prisão, lavando banheiros e auxiliando no processo de limpeza.

Em determinado momento Sr. Edgar comunica que o local será visitado pelas autoridades e que eles deveriam se comportar e não relatar o que realmente acontecia ali, caso contrário eles sofreriam com as consequências.  Querô ao ser entrevistado na visita sobre o que espera quando sair dali, afirma que deseja portar uma arma, a qual lhe proporcionaria poder, fator este que se justiça pelo aprendizado em suas relações anteriores à sua prisão, nas quais ele era ensinado que quem tinha uma arma tinha mais poder e poderia ter mais dinheiro que os outros.  

Logo após essa entrevista ele se envolve novamente em um conflito, porém com o diretor da FEBEM, que resulta em seu assassinato pelas mãos de Querô, logo ocorre uma rebelião e todos fogem de lá inclusive Querô.  Ao sair ele busca por refúgio em uma casa de prostituição com Naná, um rapaz que ele conhecia de lá, porém Naná diz que o ajudará mediante uma troca, ele o daria o que comer se Querô tivesse relações sexuais com ele. Querô relembra do momento em que foi abusado na prisão e perde o controle agredindo Naná.

Ao sair de lá ele vai para um local onde recebe os cuidados de Gina e é convidado a ir a igreja, ele começa a se sentir pertencente aquele ambiente e luta para ser novamente Jerônimo ao conhecer Lica. Apesar disso a vida lhe reserva um encontro com Sabará que o ameaça, e pede para que ele lhe pague um valor mensal, nesse momento Querô desiste de Jerônimo e vai em busca de uma arma para se livrar dessa situação, o que culmina em um tiroteio no qual Sabará morre e Querô fica gravemente ferido.

  1. Discuta os fatores de risco para a conduta infracional que aparecem no filme com base no artigo: “GALLO, A.E.WILLIAMS, L.C.A. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicologia: Teoria e prática, 7 (I), 81-95, 2005”.

 Obs: Lembrem-se de observar as normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. O trabalho poderá ser feito em dupla. O filme está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uTJQtLvcfXQ&has_verified=1. Essa atividade será em duplas valerá 3 pontos

No filme Querô se apresenta como um adolescente que comete infrações, possui comportamento impulsivo, agressivo, depressivo, apresenta ainda comportamentos hostis persistentes provenientes dos direitos básicos violados como o de aparentemente não ter tido acesso à educação, afeto, uma família estruturada e ainda possibilidade de criar vínculos com adultos de referência, além de ter sido exposto a violência física e psicológica.

Com relação aos fatores de risco para conduta infracional a qual é dividida em dois fatores: o de natureza biológica e o de natureza ambiental. No caso de Querô é possível observar que o de natureza ambiental traz diversas influências para colaborar com a sua conduta infracional, todo conjunto de situações vivenciadas por ele o levaram a vida pela qual ele se encontrava naquele momento, aparentemente ele percebia aquele contexto como normal e ou adequado considerando as influências sociais as quais ele estava submetido.

Os fatores que exercem um papel fundamental em condutas agressivas é o ambiental, não se pode afirmar com certeza que Querô havia algum fator biológico envolvido, apesar de ser relevante destacar o aparente uso de álcool e cigarro de Piedade sua mãe, e ainda deve se levar em consideração as condições pelas quais ele foi gerado e como foi a sua gestação, isso poderia colaborar para uma atitude mais agressiva ou agitada.

 Contudo o que se percebe é que o fator que mais exerce influência em sua modulação, aprendizagem e desenvolvimento inadequado é o ambiental sofridas por ele como: a punição extrema; estressores relacionados à pobreza, problemas e estressores familiares. Ao que se refere à violência na família, Querô foi um adolescente que se considerava alguém sozinho, com poucos ou nulos vínculos afetivos, fator que colabora com o envolvimento em infrações, ainda  tinha com Violeta uma relação inconsistente, ineficiente, negligente, conflituosa e incoerente, aquela que poderia representar o papel de adulto referência possuía também condutas inadequadas como as práticas de violência física, psicológica, e seria possível supor sexual devido ao ambiente pelo qual ele estava exposto (Prostíbulo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (273.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com