TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento verbal o mando

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Passos, M. L. R. F. (2003). A análise funcional do comportamento verbal em Verbal Behavior (1957) de B. F. Skinner. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2(V), 195-213.

Skinner, B. F. (1957). Verbal Behavior. New York: Appleton-Century-Crofts.

COMPOTAMENTO VERBAL

Conforme Skinner (1957):“Os homens agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação” (p.1) Enquanto a seleção natural atua nos aspectos filogenéticos da espécie humana, o condicionamento operante atua no nível ontogenético. Já as práticas culturais dizem respeito à evolução da cultura decorrente dos agrupamentos de indivíduos.  A seleção natural, o condicionamento operante e as práticas culturais, são as principais contingências responsáveis pelo desenvolvimento dos operantes verbais. Estas contingências atuam sobre os organismos humanos de forma entrelaçada, fortalecendo, então, a ocorrência do comportamento verbal (Passos, 2003).

            A compreensão destes três níveis de influências, que atuam juntas, sobre os operantes verbais, contribui para o entendimento das relações que se estabelecem na comunidade verbal. Sendo assim, este artigo  tem como objetivo definir e caracterizar os principais operantes verbais e suas variáveis de controle.

Para Skinner (1981/1984), as culturas se transformam porque alguma prática originalmente surgida no comportamento de um indivíduo, torna o grupo mais capaz de resolver seus problemas. Assim como ocorre com as outras práticas culturais, é no efeito sobre a vida do grupo, mais do que sobre a do indivíduo, que devemos buscar as razões pelas quais o comportamento verbal é conservado.

A investigação da aquisição da linguagem não é orientada pelo exame do que ocorre na interioridade do sujeito, mas, ao contrário, deve ser fiel à busca de determinantes do comportamento na exterioridade, pela ação do ambiente sobre o organismo, pelo exame das contingências de reforçamento "planejadas" pela comunidade verbal. É por isso que o papel do ouvinte precisa ser levado em conta:

Falantes não são iniciadores. Nem na evolução de um ambiente verbal, nem no condicionamento de falantes e ouvintes, a fala vem primeiro. Para existir um falante é necessário que antes exista um ouvinte. (...) se os ouvintes são responsáveis pelo comportamento dos falantes, precisamos atentar mais de perto para o que eles fazem.” (Skinner, 1988/l99l, p. 54)

        A comunidade verbal instala os repertórios verbais a partir dos processos de reforçamento, discriminação, generalização, diferenciação, etc. Não são necessários novos mecanismos, além daqueles já estudados na modelagem e manutenção do repertório de operantes dos organismos em geral, para a explicação da aquisição da linguagem.

Reforço do comportamento verbal

O Mando

        Suplicar, pedir, ordenar, aconselhar ou advertir, são comportamentos verbais que estão sobre controle de estados de privação ou estimulação aversiva que assim especificam sua consequência. Nas palavras de Skinner  (1957), o mando é classificado como um operante verbal cuja característica principal é especificar uma consequência e está sob controle de uma operação estabelecedora, ou seja são seguidos de uma conseqüência reforçadora que reduz essa privação específica ou elimina a estimulação aversiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com