TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Filme capitão Fantástico

Por:   •  27/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Identificando os reforçadores e punições, no processo cognitivo. Informem onde a Psicologia poderia atuar nos três contextos, oportunizando uma contribuição significativa para o desenvolvimento dos personagens acima citados.

Filme: Capitão Fantástico

O filme em questão narra a história de uma família, o pai Ben Cash e a mãe Leslie, decidem viver e criar seus 6 filhos em uma Floresta, distante da civilização, nesse contexto portanto a educação de seus filhos não é dada via escola; quando Leslie necessita ser hospitalizada por uma crise que a acomete de Transtorno Bipolar, e depois de 3 meses, ela comete suicídio.

Dessa forma obrigando Ben deixar seu ambiente isolado com sua família, para que possam comparecer ao enterro de sua esposa e mãe de seus filhos.

Com decorrer do filme é observado que, Ben sempre estimula e orienta seus filhos intelectualmente sobre diversas áreas, como: literatura, filosofia, música, caça, agricultura entre outros, também é observado a socialização entre a família e alto nível de afetividade entre eles.

Porém, é necessário pontuar algumas situações em que a psicologia contribuiria para essa narrativa. As crianças Cash, sendo privadas do convívio em uma Instituição educacional, mesmo que muitas das vezes o nível de aprendizado possa ser superior que algumas instituições de ensino, os privando da interação social, há não ser da família, Nesse sentido, Lev Vygotsky defende a importância das interações sociais para a formação dos indivíduos e afirma que é a interação social que promove, de fato, a humanização das pessoas. A tese Interacionista criada por Lev Vygotsky se fundamenta no contato integral do homem com o mundo exterior para alcançar êxito em seu aprendizado.

Outra problemática que a dinâmica do ensino domiciliar traz é que esse indivíduo, não estabelecendo vínculos com outros indivíduos além dos familiares, terá uma maior dificuldade em conviver e respeitar as diferenças do outro. Como bem se exemplifica nessa cena: A família vai até a cidade grande e se depara com grande número de obesos. Todos parecem assustados. Uma das crianças questiona: “o que tem de errado com eles?”. “Eles estão doentes?”, admira-se a outra. “Todos são tão gordos. Gordos como hipopótamos”.

O desenvolvimento da criança no contexto escolar para Piaget (1973) considerando que o conhecimento se dá através da construção cognitiva e socioemocional, como também na interação social, a escola tem um efetivo papel no desenvolvimento da criança. As emoções, portanto, constituem a fonte mais poderosa de autenticidade, orientação, energia humana e, se bem direcionadas, podem proporcionar uma sabedoria intuitiva, informação vital e potencialmente proveitosa no existir das pessoas. Nesse contexto, a escola é o espaço para a permissão e o desenvolvimento da competência. (GOLLEMAN, 1995).

Outro ponto do filme que podemos citar, é quando Ben e seu filho mais velho Bodevan, pernoitam em um camping, Bodevan que acabará de completar 18 anos, conhece uma jovem, na qual ele tem a experiencia do seu primeiro beijo, ao retornar ao camping são flagrados pela mãe da jovem, fazendo assim com que Bodevan, que tem pouco conhecimento desse tipo de interação social, sinta-se na necessidade de pedir a jovem em casamento, apenas pelo ato de tê-la beijado. Exemplificando mais uma vez como a falta de interação é prejudicial para o desenvolvimento não apenas cognitivo, como, demonstrando uma imaturidade emocional e afetiva. Nesse sentindo Vygotsky apud Oliveira (1992) aponta para a necessidade de levar em conta a base afetivo-volitiva para poder compreender o pensamento de alguém. A afetividade também explica o funcionamento mental, porque as emoções primárias presentes no indivíduo ao nascer, com o passar do tempo, se tornam refinadas à medida que a criança se insere no meio social e adquire conhecimento. O meio social em que o autor se refere, a escola, todos os filhos de Ben Cash foram privados, fazendo com que alternem os diálogos entre uma maturidade precoce, quando se trata de maturidade intelectual, e uma imaturidade emocional e de experiencia quase nula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com