TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme O Capital

Exames: Resenha Do Filme O Capital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  15.309 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme “O Capital”

Exploração, conhecimento, análise e crítica são os principais objetivos de Costa Gavras ao gravar o filme “O Capital”, Durante todos os minutos do vídeo é mostrado como funcionam as “leis” do capitalismo contemporâneo de forma clara e objetiva.

De uma sutileza incrível o cineasta retrata a realidade de uma forma excelente, suas criticas delicadas e palpáveis fazem do filme um dos melhores a retratar o capitalismo desumano e incrivelmente desigual que é.

Em linhas gerais o filme conta a história de um banco (Phenix) e sua dinâmica interna. Logo nos primeiros minutos é mostrado o presidente deste Phenix tendo que deixar seu cargo por problemas de saúde, ele logo indica um de seus confidentes para ficar no seu lugar no Phenix, mesmo com todas as dificuldades ele assume a presidência.

Sabendo como funcionavas as atividades no banco ele logo percebeu que era um cargo temporário e começou a agir contra seus possíveis inimigos, construindo bases e enfrentando antes de ser “atacado” pelos acionistas ou até mesmo pelo próprio capitalismo. Esperto ele logo percebe a “mata fechada” que estava entrando e então começa a fazer alianças mostrando “de perto” as armadilhas que o próprio sistema coloca.

Astuto e muito bem embasado, o novo presidente do Phenix se embriaga cada vez mais na fonte do capitalismo desumano, sendo usado pelo sucesso e pela ambição de querer sempre mais, onde a moral e a ética é esquecida no fundo das gavetas lotadas de planos para conseguir cada vez mais dinheiro, que é o que move o capitalismo, o lucro. O dinheiro meche cada dia mais com suas atitudes e sua esposa começa a desaprovar a idéia, tentando mostrar a ele sua essência, mas a principio não funciona.

Não podemos esquecer que mesmo o filme se passando na frança os norte americanos fazem uma grande participação mostrando o antagonismo entre acumulação e sociedade e que no fim de tudo ambos querem o mesmo objetivo, o lucro, independente de dos meios utilizados para chegar a esse fim. Podemos dizer que a autoconfiança do presidente do Phenix foi tão longe que o fez cair, mostrando as facetas de uma capitalismo selvagem.

O filme é uma ótima maneira de ver quem manda, como manda e porque manda. Vemos também cenas “hiper reais” do que apenas ouvimos falar em artigos e livros acadêmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com