TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Portfólio - Psicologia da Educação

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Walter da Silva Buarque

RA: 8090608

Atividade de Portfólio

   2º Ciclo de Aprendizagem à distância

Walter da Silva Buarque

RA: 8090608

Atividade de Portfólio

   2º Ciclo de Aprendizagem à distância

Trabalho apresentado para a disciplina Psicologia da Educação, pelo Curso de Graduação EaD em Pedagogia para não licenciados, do Centro Universitário Claretiano, ministrada pela professora Lilian Paula Dagobbi Bérgamo.

POSSIBILIDADES

LIMITES

Behaviorismo

Associacionismo: (ocorre para que duas ou mais ideias educionais ocorram de forma aproximadas com frequência suficiente, se tornando tão associadas que; ainda que apenas uma dessas ideias seja lembrada, a outra passa a ser recordada em conjunto por associação, pelo aluno ou por toda classe).

O reflexo condicionado é essencial no processo de aprendizagem; pois, tem sua vital importância nos estímulos de produzir respostas automáticas em determinados meios. Porém, esse comportamento pode trazer a estagnação do mensionado processo, por não introduzir o educando a situações de estímulos diferentes, fazendo com que no decorrer do tempo os reflexos condicionados desapareçam.

Psicanálise

Aparelho Psíquico: (constituído por um conjunto de impulsos instintivos, que motivam as relações do educando com o mundo e a sociedade. Tendo como funções básicas a conciência, a percepção, a memória, o pensamento e os sentimentos, garantindo que um indivíduo possa atuar em harmonia com os padrões sociais vigentes).

Nesse processo fica claro que os pensamentos inconcientes é que determinam, em maior parte, todas as ações do indivíduo na sociedade, como por exemplo, o entendimento do vínculo afetivo entre aluno e professor; daí fica o alerta que é do conhecimento geral, todo e qualquer relacionamento humano, é inevitável que em algum momento haja situações e momentos positivos e negativos.

Gestalt

Percepção Humana: (forma de comportamento; no qual o indivíduo através de seus instintos e sensações, ainda que diante de obstaculos e ilusões, consegue raciocinar com todos os elementos dinâmicos necessários ao mesmo tempo, contribuindo para a melhoria da aprendizagem escolar).

Em um processo harmônico entre o educar e o aprender, o cérebro tende a ser dinâmico trabalhando com todos os seus elementos funcionando ao mesmo tempo, porém, há que se permanecer atento, pois existem determinadas situações em que são exigidas sensações individuais, ajudando na organização de um objetivo principal.

Humanismo

Empaticamente: (se refere à construção de clima favorável à aprendizagem; através da liberdade de pensamentos e livre expressão, estimulando o aluno a se manter sempre motivado a aprender).

No processo de aprendizagem e educação, muitas vezes o educador é colocado como um ser superior e central no sistema, porém, através da humanização deve-se entender que todos são iguais e que na realidade, o professor deve estimular e facilitar o processo de aprendizagem, traçando juntamente com o aluno uma metodologia adequada para cada realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com