TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Brinquedoteca Psicologia da Educação e Aprendizagem

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.654 Visualizações

Página 1 de 2

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi

Atividade Prática – Brinquedoteca

Psicologia da educação e aprendizagem

Janete Norina Wandscher¹

Glaé Corrêa Machado²

Acadêmico: Janete Norina Wandscher    Turma: FLC1491 Matrícula: 1740918

Disciplina: Pedagogia; Pedagogia na Educação Infantil

A data da aplicação e/ou observação: 10/06/2022

O tema escolhido: Circuito da criatividade

A relação entre os conceitos vistos na teoria (roteiro da Atividade) com a prática (Desenvolvimento/Socialização):

Ao analisar a teoria com a prática, constatou-se que o processo de ensino e aprendizagem Educação Infantil, tal como acontece no Ensino Fundamental, requer o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas pautadas na ludicidade, uma vez que através do lúdico, o sujeito – seja ele criança, jovem ou adulto – aprende com muito mais facilidade os conteúdos ensinados. Além disso, a atividades lúdicas favorecem, de maneira integrada, o desenvolvimento integral do sujeito, ou seja, intelectualmente, socialmente e emocionalmente.

A partir desta brinquedoteca se comprova que a pedagogia no âmbito da Educação Infantil deve ser observada e entendida por parte dos professores a partir de um olhar mais sensível e vinculado ao que é ser criança ao que é o brincar e como isso influencia no desenvolvimento dela enquanto sujeito e na sua formação enquanto cidadão.

Se os objetivos os foram alcançados (justificando a resposta):

Os objetivos foram alcançados, todos os alunos da Educação Infantil envolvidos nas brincadeiras através do circuito de criatividade se divertiram muito, enquanto desenhavam, olhavam os livros, brincavam com as massinhas de modelar e com os bambolês. Neste processo lúdico, desenvolveram a motricidade fina, a criatividade, a imaginação, aspectos relacionados a relações sociais, emocionais, psicomotores e cognitivos. 

E considerações finais: aspectos positivos e negativos da prática:

Os aspectos positivos dizem respeito à importância atribuída à ludicidade no campo da Educação Infantil o brincar compreende uma maneira divertida e eficaz de aprender, novos conhecimentos. Além disso, representa uma ferramenta fundamental ao professor, para estimular a socialização, a participação ativa, a criatividade e a imaginação dos sujeitos.

Não observei aspectos negativos nesta atividade,  pois todos os objetivos foram alcançados.

Através da proposta de desenvolver um circuito de criatividade buscou-se trabalhar a motricidade fina, a criatividade, a imaginação, aspectos relacionados a relações sociais, emocionais, psicomotores e cognitivos. 

Podemos observar que o aprender pode ser algo divertido e muito prazeroso, e a escola pode ser um ambiente que não apenas ensina, mas também proporciona momentos de alegria e interação com diferentes pessoas, que o trabalho em equipe é uma maneira eficaz de atingir um determinado objetivo e que cada pessoa tem diferentes habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com